IFSUL DE PELOTAS INAUGURA SALA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E DIVERSIDADE 12/09/2018

Pelas Acads. Marcela Lima e Isadora Caleiro

Aconteceu na tarde de quarta-feira (12 de setembro de 2018), a inauguração da Sala dos Núcleos de Ações Afirmativas  do IFSul da cidade Pelotas, na qual foram instalados o NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade), NEABI (Núcleo de Estudos Afro e Indígenas) e o NAPNE (Núcleo de Apoio a Necessidades Especiais).

Uma iniciativa que busca aproximar alunos e servidores das relações étnico-raciais e das questões de gênero e acessibilidade, oportunizando um espaço de diálogos, pesquisa, oficinas e dinâmicas, dando voz às demandas de inserção desses alunos e compreensão de raça, gênero e diversidade nas suas necessidades particulares e no âmbito  escolar. A professora responsável pela elaboração da sala Renata Porcellis (técnica em ações educacionais e pesquisadora em gênero e identidade) falou sobre a necessidade que o Instituto tinha em poder contar com uma sala que pudesse acolher essas questões, a qual todos os alunos tivessem acesso.

A aluna do curso integrado de comunicação visual, Natalia Fagundes, de 18 anos, relatou que “A sala ainda não tem muita visibilidade, mas eu, como mulher LGBT negra, vou ajudar para que esse lugar de aceitação e lutas, sirva para muitas pessoas que procuram um espaço para se identificar, o IF está de parabéns por essa iniciativa”

Programações estão sendo organizadas com temáticas de interesse dos alunos e das suas diversas necessidades. Tereza Cristina B. Duarte, professora de Artes Visuais, é a responsável pelo NEABI, sendo uma das únicas professoras negras da IFSul Pelotas, entende louvável, depois de tanto tempo, o Campus ser contemplado com esse espaço, no qual se poderá levantar questões de raça e gênero em um trabalho colaborativo com os alunos, professores e servidores da instituição. A demanda partiu dos alunos (grêmio estudantil) e logo depois os professores foram aderindo à luta,  além de poderem colocar essas questões no âmbito acadêmico, nas aulas, nos debates na sala.

Vários alunos, professores e convidados prestigiaram a inauguração, além da representação do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPel – Chefia e bolsistas.  No evento houve música, salgados, doçuras e muita conversa produtiva, além da performance de Jackson Paes da Silva – Drag Ravena.

A Chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade da UFPEL, Prof. Rosemar Lemos e as bolsistas Marcela Lima e Isadora Caleiro prestigiaram a iniciativa daquela Instituição de Ensino Superior.