Semana da Consciência Negra de Arroio Grande – Edição: MARISTELA CORRÊA- 09, 10 e 12 de Novembro, 2018.

Acad. Geiselaine Dias, Lourivaldo Jr. Isadora Caleiro, Marcela Lima e Servidor Damasio Rodrigues

O município de Arroio Grande recebeu a 1ª  Semana da Consciência Negra, no mês de Novembro, evento que abordou temas como  educação, cultura, saúde e segurança da comunidade negra arroio-grandense. Foram realizadas palestras, apresentações culturais, oficinas didático-pedagógicas e uma mostra de cinema, em diferentes espaços. Este evento foi organizado e coordenado pela Secretaria da Cultura de Arroio Grande, Grupo Design, Escola e Arte/UFPel, Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade/UFPel, além de cidadãos e cidadãs arroio-grandenses. A sociedade de Arroio Grande teve a oportunidade de discutir temas importantes do universo da população negra, em palestras e oficinas, pelas quais espera-se inspirar muitos jovens que futuramente estarão ingressando nas universidades da região. As cotas raciais e sociais, um direito que muitos não exercem devido ao desconhecimento, foram amplamente abordadas pelos palestrantes, que procuraram divulgar e esclarecer dúvidas sobre os sistemas de cotas nas universidades públicas.

No primeiro dia de evento 09/11/2018, o foco foi direcionado para as oficinas de arte-educação na praça em frente ao Centro de Cultura. Compareceu um grande número de pessoas, que aproveitaram as diversas temáticas oferecidas: Maquiagem, tranças, desenho, dança e apresentações culturais.

A beleza negra foi ressaltada através das atrações do segundo dia da Semana da Consciência Negra, que aconteceu no sábado 10/11/2018. Neste dia, ocorreu o Concurso Diva Negra – 2018, com desfile no lado externo do Centro de Cultura, na quadra que teve o trânsito interrompido, a partir das 17 horas, com apresentação especial da bateria da Escola de Samba “Samba no Pé”. Também foram reverenciados  os antepassados negros, pois todo sacrifício que passaram proporcionou estar fazendo em 2018 essa atividade. Foi homenageada a Professora Maristela Corrêa, que está envolvida na causa negra há muito tempo. A Professora se emocionou muito e a Profª Drª Rosemar, chefe do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade acabou se pronunciando em seu lugar, falando o quanto essa senhora guerreira servia de exemplo para os demais negros que ali naquele auditório se encontravam.

No terceiro e último dia de evento ocorreram palestras com o ex-promotor de justiça de Arroio Grande e personalidade da comunidade negra, o advogado Wilson Farias, que narrou suas experiências na cidade, além da psicóloga Thaíse Mendes Farias, tratando do tema da saúde dos negros, e mesas-redondas sobre a história do negro na cidade de Arroio Grande, saúde física e mental da população negra e sobre a experiência da aplicação da lei 10.639/03 nas escolas do município.

Enfim, foram dias de grandes atrações e valorização da identidade dos negros de Arroio Grande, resgatando principalmente a contribuição de personalidades históricas desta cidade, como a homenageada, a ilustríssima professora Maristela Corrêa.

Para ter acesso as fotos clique sobre o link abaixo:

Semana da Consciência Negra de Arroio Grande