2º Ed. Seminário: Discutindo O 25 De Julho – O Que Eu Tenho a Ver Com Isso? 26, 27, 28 de Julho de 2018

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, no Auditório Térreo do Campus II-ICH, DA Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizada a segunda edição do Seminário “Discutindo O 25 De Julho – O Que Eu Tenho a Ver Com Isso?”, organizado pelo Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD), que tem por função gerenciar as vagas ocupadas por cotistas ou direcionadas a estes, como também promover atividades educativas e informativas em parceria com o Núcleo de Gênero (NUGEN), que  desenvolve atividades relacionadas ao gerenciamento das questões relacionadas aos conflitos e integração entre multigêneros na Universidade. Ambos os núcleos fazem parte da estrutura da Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID), da UFPel.

No seu segundo ano consecutivo o evento contou com as presenças ilustres das palestrantes Ana Paula, Ledeci Coutinho, Lisiane Lemos Kaastrup, Sirley Amaro e Thaíse Mendes Farias, que apresentaram à população acadêmica e comunidade em geral assuntos relacionados à mulher negra, como  Educação, Empreendedorismo, Tecnologia, Ativismo, Violência Doméstica, Saúde Mental e Ícones Negros. Foi destacada a importância da presença de mulheres negras na Universidade e conscientizou-se os alunos sobre as dificuldades que elas encontram no dia a dia, resultantes dos preconceitos raciais e de gênero.

O Seminário foi de grande importância e pode incentivar várias mulheres em relação ao empoderamento, resistência e persistência, não só pelas palestras e o momento cultural que contou com a apresentação da CIA Filhos de Tereza e o desfile com as roupas africanas do projeto Kanimambo, mas também por ter dado a oportunidade de fala às mulheres negras que puderam se identificar umas com as outras. O Evento pôde ser acompanhado presencialmente e através da transmissão ao vivo que ocorreu via Rede Social: “Outras Vozes”.

O NUAAD gostaria de enfatizar a importância da parceria com o NUGEN para a realização do Evento. Os dois Núcleos cuidam de assuntos relacionados às minorias na Universidade e visam acolher estes grupos. Além disso, é preciso agradecer ao ICH por ter oferecido seu espaço por três dias para sediar o Seminário, ao Café 35 e a SECULT pelos patrocínios cedidos e a todas as pessoas e setores da Universidade Federal de Pelotas que ajudaram de alguma forma na organização do Evento.