Direito e Emancipação : Por uma Interpretação Libertária da Norma/ 2018 – 23 de Maio

O evento que aconteceu na quarta-feira, 23 de Maio, falou sobre o “dia depois da abolição da escravatura”

Realizado no prédio do Direito da Ufpel, o evento ministrado por três palestrantes Advogados. Dr. Fábio Gonçalves, Dra. Rosângela Minho e Dr. Antônio Carlos Rosa, contou com apresentação musical feita pela Profª e chefe do NUAAD Rosemar Lemos e com o estudante da UFPel e artista autônomo, Mateus Cardoso, que trouxeram um repertório com músicas que evidenciam o negro e sua origem. Ao decorrer do evento, houve roda de conversa e mostra do filme (Navio Negreiro) além de uma troca de conhecimentos sobre as causas negras. Em relato, o aluno do 1º ano do curso de Direito da Universidade, Lourivaldo Jr. disse que “ mesmo o aluno negro, tendo esfolado os joelhos para ter alcançado o curso tão desejado na universidade, é exigido mais comprometimento e dedicação que os demais assim sendo que deve ser o melhor dentre os melhores no âmbito da sala de aula.” A palestra trouxe uma reflexão sobre a Lei Áurea, a inserção do negro na contemporaneidade e as estratégias para o enfrentamento do racismo. O auditório recebeu alunos de vários cursos nos horários de 18h até as 22h, com entrega de certificados.