Voltar para Eventos

Eventos 2017

Jornada das Humanidades 2017 – 24 de Outubro de 2017

A professora da UFPel Dra. Rosemar Lemos, representando o NUAAD, foi convidada para participar do Seminário de Humanidades organizado pelo NEABI do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Sul – IFRS – Campus Canoas no dia 24 de outubro de 2017, onde ministrou a palestra “Políticas de Ações Afirmativas nas Universidades Federais”, pertencente …

I Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’lééko: Enfrentamento à Violência Racial, de Gênero e Sexualidade em diálogo com o CRPRS – 17 e 18 de Outubro de 2017

NUAAD – Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade UFPel se fez presente no dia 17 de outubro na I Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas É’lééko. Através dessa parceria, foram feitas identidade visual e cobertura fotográfica.Agradecemos a oportunidade do Grupo E’lééko vendo que o objetivo do evento foi cumprido com êxito. Sobre o Evento: Em um momento de …

“Ações Afirmativas: Por quê? Para Quem?” – 25 de Agosto de 2017

A Professora Dra. Rosemar Lemos no dia 25 de agosto palestrou sobre o tema: “Ações Afirmativas: Por quê? Para Quem?” para mais de 200 pessoas discorrendo sobre as ações que a UFPel vem realizando enquanto NUAAD. Além disso, na mesma data foi desenvolvido o Projeto de Extensão “Viagem ao Futuro” sob o protagonismo dos membros do Grupo Design, …

Discutindo O 25 De Julho – O Que Eu Tenho a Ver Com Isso? – 24 de Julho de 2017

Percebe-se o quanto é necessário o empoderamento das mulheres que vivem na cidade de Pelotas, incluindo estudantes das universidades/faculdades e a população local. A partir desta demanda o NUAAD propôs este evento com o objetivo de informar e/ou conscientizar seus participantes, a fim de que conscientes e unidXs seja possível a busca de ações que …

Palestra: A Inserção do Negro na Engenharia e no Mercado de Trabalho – 15 de Maio de 2017

O Grupo de Estudo do CENG: Exatas Diversidades Afro Indígena Brasileiras – ProEDAI, realizou no dia 15 de Maio a palestra: A Inserção do Negro na Engenharia e no Mercado de Trabalho, o palestrante do evento foi o professor Roberlaine Ribeiro Jorge, Diretor do Campus Alegrete da UNIPAMPA. Este evento faz parte do Projeto de Ensino …

Palestra de Acolhida aos Alunos Cotistas – UFPEL – 26 de Abril de 2017

O NUAAD realizou no dia 26 de Abril de 2017 uma palestra de Acolhida aos Alunos Cotistas da UFpel ministrada por Frei David (Formação Superior em Filosofia e Teologia- ITF) no Auditório do Centro de Artes. Há mais de 20 anos, Frei David dedica-se a trabalhos populares, sobretudo na área da educação para carentes e …

Reunião com Frei David – 25 de Abril de 2017

O NUAAD realizou  no dia 25 de abril de 2017 uma reunião conduzida por Frei Davi (Formação Superior em Filosofia e Teologia- ITF) no prédio da antiga AABB. As pautas discutidas foram: QUILOMBOLAS DESAFIOS PARA OTIMIZAR O ESTUDO NA UNIVERSIDADE; QUILOMBOLA E O SUCESSO PÓS UNIVERSIDADE; QUILOMBOLA: A MISSÃO DE AMPLIAR O NÚMERO DE QUILOMBOLAS VITORIOSOS. Fotos: …

Palestra: Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil – 21 de Março de 2017

O NUAAD realizou no dia 21 de Março a palestra: Preconceito Racial e Igualdade Jurídica no Brasil, ministrada por Eunice Aparecida de Jesus Prudente (USP) e Marielda Barcellos Medeiros (Ativista do Movimento Negro e Mestre em Educação). O evento ocorreu no Salão de Atos da Faculdade Federal de Direito de Pelotas . As palestrantes abordaram …

Seminário “As Cotas Raciais e Seus Sujeitos de Direito” – 11 Março de 2017

Seminário “As Cotas Raciais e Seus Sujeitos de Direito” – 11 Março de 2017 Neste evento foi discutido o conceito jurídico de “pardo” e o alcance jurídico da autodeclaração para cotas raciais além do método utilizado na Hetoroidentificação para banir as fraudes e a “afro conveniência”. Por Gleidson Renato Martins Dias, Especialista em Direito Público – …