Iniciou no dia 24 de abril, às 9 horas da manhã, na sala 309 do Campus Anglo, a “Oficina de produção artesanal e com dobraduras de brinquedos e personagens do folclore”. A oficina atende professoras da rede de ensino básico e acadêmicos da UFPEL. Os encontros são quinzenais, sendo que o próximo será no dia 08/05/19.
Convidamos os suplentes abaixo a comparecerem na oficina do dia 08 de maio:
Os nomes da lista abaixo são os que estão com a inscrição confirmada para a Oficina de Produção Artesanal e com Dobraduras de Brinquedos e Personagens do Folclore, no dia 24 de abril, das 9:00 às 11:00, na sala 309, do prédio Campus Anglo.
Adriane da Silva Roxo
Beatriz Rutz
Carolina Nogueira da Rosa
Cinara Brum dos Santos
Diego Domingos Goulart
Emanuelle de Farias Xavier
Estela Macedo Costa
Helenize Veleda
Juline Lucas
Lilian Oliveira Garcia
Maiza de Souza Ferreira
Mateus Valadão de Souza
Rita Santos
Sílvia Nunes
Tamara Dias Nunes
Tércya Barbosa
Tuane Medina
Vitoria Hammes Munsberg
Viviane Oliveira Garcia
Zely Carrion
O Projeto de Extensão Oficina Multilinguagens informa que estão abertas até 22 de abril as inscrições para a Oficinas de Produção Artesanal e com Dobraduras de Brinquedos e Personagens do Folclore, que será ministrado pela professora Rose Adriana Andrade de Miranda.
A oficina tem duração de 40 horas e ocorrerão a partir de 24/04/2019, de 15 em 15 dias, às quartas-feiras, no turno da manhã (das 9:00 às 11:00), na sala 309 do Campus Anglo.
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
O público-alvo é professoras da rede e alunos da pedagogia.
No dia 27 de março a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM/LIFE) fez a inauguração do seu novo espaço, que está situado no Campus Anglo, Rua Gomes Carneiro, 01,na sala 309. A solenidade contou com presença da diretora do Centro de Letras e Comunicação (CLC), do diretor da Faculdade de Educação, da coordenadora do curso de Pedagogia, da representante da PREC, da tutora do PET GAPE, do coordenador do PIBID Matemática UFPEL, do Coordenador UAB/UFPEL, representando a PRE e a UAB, e dos acadêmicos e docentes parceiros nos projetos do LAM. Durante a inauguração ocorreu uma mostra das produções e atividades desenvolvidas pela equipe do LAM e seus parceiros.
No dia 18 de março a equipe do LAM (Laboratório Multilinguagens) e GEEMAI (Grupo de estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais) promoveu a oficina sobre Teoria dos Campos Conceituais e Multiplicação de frações, para os ingressantes do Curso de Licenciatura em Matemática Noturno. Esta ação faz parte do projeto de Extensão Oficinas Multilinguagens e é parceira do Projeto de Ensino Acolhida Matemática UFPel 2019.
Foi realizado no dia 13 de novembro a mostra do Laboratório Multilinguagens (LAM) na XIX Semana Acadêmica dos Cursos De Licenciatura em Matemática, com o objetivo de mostrar os jogos desenvolvidos pela equipe do LAM. A equipe é composta pela coordenadora professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos e pelos bolsistas e colaboradores.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “PALAVRAS E FRAÇÕES: ANÁLISE SEGUNDO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS”, produzido por Lúcia Renata dos Santos Silveira em conjunto com as colegas Andressa Lixieski Manske, Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Duarte Falcão, Letiane Ludwig Mielke, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo a análise da abordagem do estudo de frações de forma mais dinâmica e lúdica, para a construção do aprendizado, trabalhando os conceitos, através do jogo denominado palavras e frações.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” O PIFF GEOMÉTRICO COMO FORMA DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS EM SALA DE AULA: UM RELATO COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR”, produzido por Andressa Lixieski Manske em conjunto com os colegas Geraldo Oliveira da Silva, Mônica Falcão Duarte, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Andréia Sell Quandt, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo analisar a utilização de um jogo, piff geométrico, no ensino e aprendizagem do conteúdo de geometria espacial através de um relato de intervenção pedagógica. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi ” SOMA DE FRAÇÕES E TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS”, produzido por Mônica Duarte Falcão em conjunto com as colegas Geraldo Oliveira da Silva, Andressa Lixieski Manske, Lúcia Renata dos Santos Silveira, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo analisar às estratégias utilizadas por professores quanto a resolução de situações envolvendo estruturas multiplicativas. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
Realizou-se nos dias 22 à 26 de outubro a 4° Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE, promovida pela Universidade Federal do Pelotas – UFPEL. Neste evento a equipe do Laboratório Multilinguagens (LAM) se fez presente compartilhando suas produções, uma dessas produções foi “ROLETA DAS FRAÇÕES: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA TRABALHAR OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DAS FRAÇÕES”, produzido por Geraldo Oliveira da Silva em conjunto com as colegas Mônica Duarte Falcão, Andressa Lixieski Manske, Lúcia Renata dos Santos Silveira, Patrícia Guterres Borges, sob orientação da professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos. O trabalho tinha por objetivo trabalhar frações através de jogos. O público alvo foi a comunidade acadêmica da UFPEL.
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