No dia 24 de julho a professora Rita de Cássia de Souza Soares Ramos do Departamento de Educação Matemática e Coordenadora do Laboratório Multilinguagens apresentou no Ciclo de Palestras em comemoração aos 55 anos do IFM a palestra “Laboratório Multilinguagens: projetos de ensino, pesquisa e extensão”, A palestra foi transmitida ao vivo e pode ser acessada no canal do IFM no YouTube (aqui).
Além dos projetos, foi apresentada a história do Laboratório Multilinguagens, desde sua criação em 2012 na Coordenadoria das Licenciaturas até os dias atuais.
De 29 a 31 de julho no Campus Capão do Leão está acontecendo a Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática Diurno, do qual conta com diversas palestras, oficinas, mesas redondas e coffee break, propondo a socialização sobre diferentes projetos existentes na UFPel e áreas da matemática.
Na tarde do dia 29 o Laboratório Multilinguagens teve o prazer de apresentar nossas atividades, projetos de ensino, extensão e pesquisa, além da aplicação de uma oficina com o jogo Troca.
O Laboratório Multilinguagens, juntamente com o Curso de Licenciatura em Matemática a Distância e a Secretaria Municipal de Educação de Gramado, promoveu o primeiro encontro do Curso Descomplicando a Matemática, em 13 de julho, no polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil em Gramado.
A demanda para este curso nasceu da necessidade de trabalhar os descritores de Matemática nos quais os alunos precisam de maior apoio, assim, professores da UFPel, estudantes do CLMD e professores da rede municipal de Gramado uniram forças para criar práticas que façam os estudantes da rede aprender Matemática de forma significativa e prazerosa. O primeiro encontro versou sobre operações nos diferentes conjuntos numéricos.
Os próximos encontros serão sobre Frações e sobre Geometria, nos dias 13 de julho e 24 de agosto, e os demais dias são na modalidade semipresencial, com apoio do e-projetos da UFPel.
Durante a Jornada Pedagógica SMED 2024 no dia 08 de março em Rio Grande, o LAM fez sua participação com uma introdução sobre a Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud e a importância de jogos didáticos para o ensino, os professores convidados foram apresentados aos jogos 15 em linha, stop, depressa e bem, cara a cara, role e arranje e avançando com o resto.
No dia 05 de abril foram realizadas oficinas relacionadas a alfabetização, produções textuais, jogos e materiais didáticos como o tangram, fecha a caixa, gráfico dos nomes e verdade ou mentira com a participação de professores de 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Canguçu. Também foi feito um questionário sobre as principais dificuldades encontradas pelos professores ao exercerem sua profissão.
A convite da Secretaria Municipal do Capão do Leão, o Laboratório Multilinguagens desenvolveu uma oficina de formação para professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Foi uma tarde de muitas aprendizagens e trocas de experiência.
A banca de seleção do edital LAM 01/2024 referente à bolsa de extensão vem a público divulgar o resultado final das etapas previstas na seleção.
Nome | Histórico (3,0) | Currículo (3,0) | Entrevista (4,0) | Total | Resultado |
Hynaiara Vieira Botelho | 8,5 | 4,7 | 10 | 8,0 | Classificada |
Dion Gustavo Oxley Leite | 6,44 | 0,0 | 9,5 | 5,7 | Suplente |
Lara Dilelio Alves | 5,32 | 2,7 | 0 | 2,4 | Suplente |