Início do conteúdo
Licenciatura em Ciências Sociais

 

Funcionamento e Ingresso

O Curso de Ciências Sociais Licenciatura foi criado pela Portaria nº 008, de 05 de julho de 1995, do Conselho Universitário, tendo sido reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 52 de 26 de maio de 2006.

Turno de funcionamento: Noturno
Duração do Curso: oito (8) semestres.

A0 L1 L2 L5 L6 L9 L10 L13 L14 L30 Total
PAVE 2023/1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 9
SISU 2023/1 17 3 4 3 4 1 1 1 1 35
Contextualização

O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.

Objetivos
a. GERAL: 
Formar professores de ciências sociais para a educação básica com base no desenvolvimento da capacidade crítica e investigativa, da autonomia intelectual, do compromisso social, estimulando esses professores a intervirem de forma qualificada na melhoria da ensino básico e da vida escolar, com base numa educação para a cidadania.
b. ESPECÍFICOS:

– Garantir o pleno desenvolvimento do educando, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

– Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça, com respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as políticas sociais que combatem as desigualdades e a discriminação sexual, racial e social;

– Desenvolver o senso de responsabilidade perante o social e o comprometimento com uma relação de respeito e convivência que rejeita toda a forma de preconceito, discriminação e exclusão e está orientada no sentido da superação das desigualdades sociais e na construção de uma sociedade solidária;

– Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação teoria-prática;

– Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais em condutas de indagação, problematizarão, análise e protagonismo diante de situações novas, problemas ou questões da vida pessoal, social, política e cultural, acionando-se os conhecimentos construídos para a resolução de problemas.

Perfil do Egresso

O Curso de Ciências Sociais Licenciatura visa à formação de professores da educação básica e de pesquisadores na área de ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) capacitados a produzir, refletir, criticar, transmitir e debater os conhecimentos, temas e problemas referentes a este campo disciplinar. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, os professores e pesquisadores das ciências sociais contribuem para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais. O campo privilegiado de atuação profissional dos licenciados em ciências sociais são as escolas da rede pública e privada de ensino básico e todas aquelas instituições ligadas às atividades educacionais.

Competências e habilidades

Diante destas considerações o curso deverá desenvolver: a) capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; b) disposição para refletir sobre a problemática educacional brasileira; c) interesse em discutir o papel político pedagógico do educador na sociedade; d) compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo social e político e ao processo ensino-aprendizagem; e) afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar temáticas relacionadas à prática pedagógica.

Procedimentos e metodologias de ensino

A sociedade contemporânea caracteriza-se pelo irreversível e acelerado avanço da revolução científico-tecnológica e pela globalização das comunicações, da educação, da cultura e de todos os outros setores da vida humana. No entanto, ao lado desse avanço acelerado, observamos, em países como o nosso, a exclusão social de vastas parcelas da população que são empurradas para a periferia da ordem social. A escola, necessariamente, tem que se constituir num espaço de questionamento dessa ordem social, de tal forma que o aluno seja capaz de identificar os desafios colocados pela realidade e possa enfrentá-los através de uma formação humana e profissional na qual o domínio do conhecimento, articulado com criatividade e iniciativa, permita-lhe integrar-se e intervir na sociedade de forma eficiente e qualificada. Sabe-se, no entanto, que não poderá haver ensino de qualidade ou inovação pedagógica que tenha sucesso sem uma adequada formação de professores. Esta formação não poderá ser apenas inicial, mas também formação permanente e continuada para que os educadores, junto a seus alunos, construam uma educação que dialogue com os dilemas da sociedade do nosso tempo. Somente a existência de professores preparados e comprometidos com o contexto social poderá dar sustentação – a médio e longo prazos – à melhoria da qualidade na educação básica, o que implica instaurar e fortalecer processos de mudança, revendo os modelos de formação docente. Nesse sentido, o Curso de Licenciatura em Ciências Sociais será organizado na perspectiva de desenvolver-se centrado na realidade escolar, oferecendo atividades não só de ensino, como de pesquisa e extensão, de educação continuada, em processo concomitante, que procurem conhecer e responder às demandas da sociedade.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Artigo 1º – A avaliação consiste em um processo permanente e contínuo de acompanhamento e monitoramento das atividades realizadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais e tem como finalidade promover o desenvolvimento das qualificações e competências na formação dos cientistas sociais – bacharéis e licenciados, estimulando a reflexão crítica sobre o perfil desejável e o papel dos mesmos nas sociedades contemporâneas.
Artigo 2º – A avaliação tem como objetivo promover o debate sistemático e o diagnóstico detalhado, coletivamente construído, a respeito dos princípios e finalidades, dos objetivos e dos recursos pedagógicos implementados na formação dos cientistas sociais.
Parágrafo único – Na qualidade de atividade permanente, a avaliação deverá contribuir para o planejamento e para a definição de ações e políticas a serem implementadas no âmbito do Curso de Ciências Sociais.
Artigo 3º – A avaliação terá como princípios fundamentais a reflexão crítica e a participação democrática, aberta e plural de todos os segmentos envolvidos no processo de formação dos cientistas sociais, alicerçando-se no diálogo e na cooperação entre os mesmos e no respeito às diferenças. Neste sentido, entende-se que a avaliação é parte constitutiva do processo de formação dos cientistas sociais, pesquisadores e licenciados.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

Desde 2015,  o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.

Acompanhamento de Egressos

Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.

Matriz Curricular

1º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910087ANTROPOLOGIA I Obrigatória460
06560066CIÊNCIA POLÍTICA IObrigatória460
10060104GEOGRAFIAObrigatória230
06560069PRÁTICA DE ENSINO IObrigatória460
06560065SOCIOLOGIA IObrigatória460
17350232TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICAObrigatória460
2º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910091ANTROPOLOGIA IIObrigatória460
06560002CIÊNCIA POLÍTICA IIObrigatória460
17360022FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
10900075HISTÓRIAObrigatória230
06560095PRÁTICA DE ENSINO IIObrigatória460
06560029SOCIOLOGIA II
06560065 - SOCIOLOGIA I
Obrigatória460
3º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910088ANTROPOLOGIA IIIObrigatória460
06560006CIÊNCIA POLÍTICA IIIObrigatória460
17360021FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃOObrigatória460
06560096PRÁTICA DE ENSINO III
06560095 - PRÁTICA DE ENSINO II
Obrigatória690
06560005SOCIOLOGIA III
06560029 - SOCIOLOGIA II
Obrigatória460
4º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910089ANTROPOLOGIA IVObrigatória460
06560008CIÊNCIA POLÍTICA IVObrigatória460
17350230EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS (EBOPP)Obrigatória460
06560097PRÁTICA DE ENSINO IVObrigatória690
06560009SOCIOLOGIA IV
06560005 - SOCIOLOGIA III
Obrigatória460
5º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
10910090ANTROPOLOGIA VObrigatória460
06560027CIÊNCIA POLÍTICA VObrigatória460
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Obrigatória460
06560098PRÁTICA DE ENSINO VObrigatória8120
06560030SOCIOLOGIA V
06560009 - SOCIOLOGIA IV
Obrigatória460
6º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560044EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAISObrigatória460
17350092ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
17350029 - TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
17360022 - FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
17360021 - FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
17350028 - EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS
06560069 - PRÁTICA DE ENSINO I
06560095 - PRÁTICA DE ENSINO II
06560096 - PRÁTICA DE ENSINO III
06560097 - PRÁTICA DE ENSINO IV
06560098 - PRÁTICA DE ENSINO V
Obrigatória8120
06560094SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃOObrigatória460
7º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350093ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II
17350092 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS I
Obrigatória12180
06560075METODOLOGIA I
06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Obrigatória460
8º Semestre
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
17350024ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS III
17350093 - ESTÁGIO EM CIÊNCIAS SOCIAIS II
Obrigatória136
COMPLEMENTARES
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560130Atividades ComplementaresAtividade complementar200
OPTATIVAS
CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
06560045ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICASOptativa460
10910027ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃOOptativa460
10910029ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IOptativa460
10910025ANTROPOLOGIA POLÍTICAOptativa460
06560091A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVREOptativa460
06560049COMPORTAMENTO ELEITORALOptativa460
06560050CULTURA POLÍTICAOptativa460
10910052ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTASOptativa460
06560067ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA IOptativa460
06560087ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICAOptativa460
10910003ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IOptativa460
10910011ETNOLOGIA AMERÍNDIA IOptativa460
06730028FILOSOFIAOptativa460
06560100INSTITUIÇÕES POLÍTICASOptativa460
10910069LEITURAS ETNOGRÁFICAS IOptativa460
06730045MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTAOptativa460
06560080MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIAOptativa460
10910053OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIAOptativa460
06560101PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASILOptativa460
06560081PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIROOptativa460
06560082POLÍTICA COMPARADAOptativa460
06560012POLÍTICA SOCIALOptativa460
06730046PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEUOptativa460
06560093PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOSOptativa460
06560089RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAISOptativa460
06560046REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICASOptativa460
06560099SISTEMA POLÍTICO BRASILEIROOptativa460
06560086SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃOOptativa460
06560090SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃOOptativa460
06560092SOCIOLOGIA DO TRABALHOOptativa460
06560088SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTEOptativa460
06560052TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICAOptativa460
06560054TEORIAS DA DEMOCRACIAOptativa460
06560042TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADESOptativa460
06560068TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES II
06560042 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES
Optativa460

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

Projeto Pedagógico do Curso (PPC)  – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.

Projeto Pedagógico Licenciatura em Ciências Sociais 2010

Projeto Pedagógico Licenciatura em Ciências Sociais 2016

Coordenação

Colegiado e NDE

 

Acesse o site dos cursos de Ciências Sociais!

Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.

Publicado por Gabriela Chaves em 22/05/2023.