Início do conteúdo
Institucional

Memória Institucional

O Instituto de Sociologia e Política foi criado em 1958, sob inspiração da Unesco, constituindo-se como um órgão autônomo da Faculdade de Direito de Pelotas, então vinculada à UFRGS. Nesse período, o atual IFISP era uma unidade destinada à promoção de cursos, seminários e debates sobre temas sociais. Quando a UFPel foi criada, em 1969, foi uma das unidades fundadoras, ao lado de faculdades, como as de Agronomia, Odontologia, Direito e Medicina, que existiam anteriormente no município como unidades independentes ou vinculadas à UFRGS.

Ao longo da década de 1970, com o recrudescimento da ditadura militar e a desconfiança com o perigo representado pelas Ciências Sociais, o IFISP foi desativado e só voltou a funcionar em 1983, com a intensificação do processo de redemocratização do país. Nessa nova fase, organizado sob a forma do Departamento de Sociologia e Política, além de desenvolver atividades de pesquisa e de extensão que compunham sua tradição, passou a atuar como instituto básico de ensino, oferecendo essas disciplinas aos mais diversos cursos da UFPel, em especial o de Direito. Em 1985, o IFISP passou a desenvolver atividades de ensino de pós-graduação ao criar seu primeiro curso próprio, o de Especialização em Política (hoje de Sociologia e Política). Seis anos depois, em 1991, foi criado o primeiro curso de graduação, o Bacharelado em Ciências Sociais, ampliado em 1994 para a Licenciatura em Ciências Sociais. Em 2005, a CAPES autorizou a instalação do Mestrado em Ciências Sociais, hoje extinto.

Um marco importante na história da IFISP ocorreu em 2008, quando recebeu a adesão do Departamento de Filosofia e todas as suas atividades, ou seja, os cursos de graduação em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) e de Mestrado em Filosofia.

Em 2010 foi aprovado pela CAPES os Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política, que em 2011 iniciaram suas atividades com suas primeiras turmas de Mestrado.

Em 2014 foi aprovado o Doutorado em Filosofia pelo Conselho Científico da CAPES. As atividades do Doutorado em Filosofia da UFPel iniciaram em agosto de 2015. Em 2015 o PPG em Ciência Política obteve recomendação da CAPES para o funcionamento do curso de Doutorado, cuja primeira turma iniciou as atividades com cinco alunos em 2016. Em 2016 o PPG Sociologia conquistou o conceito 4, credenciando-o para abertura do curso de Doutorado, o qual foi aprovado em setembro de 2018 e passando a funcionar em março de 2019.

Em 2019 o IFISP recebeu a adesão do curso de graduação em Relações Internacionais, devido à afinidade epistemológica e teórica das Relações Internacionais com os demais cursos desta unidade.

Dessa forma, hoje o IFISP conta com dois Departamentos, dois Programas de Pós-Graduação e cinco Cursos de Graduação presenciais, além de um curso de Especialização lato-sensu a distância e um curso de Graduação semi-presencial, vinculado ao programa Universidade Aberta do Brasil. 

Departamentos

Departamento de Filosofia – DFIL
Departamento de Sociologia e Política – DESP

Cursos de Graduação

Licenciatura em Filosofia
Bacharelado em Filosofia
Licenciatura em Ciências Sociais
Bacharelado em Ciências Sociais
Bacharelado em Relações Internacionais
Licenciatura em Filosofia a Distância (UAB)

Cursos de Pós-Graduação

Mestrado em Filosofia
Doutorado em Filosofia
Mestrado em Sociologia
Doutorado em Sociologia
Mestrado em Ciência Política
Doutorado em Ciência Política
Especialização em Ensino em Filosofia a Distância lat0-sensu

Gestão

ifisp@ufpel.edu.br

Núcleo Administrativo

EndereçoRua Coronel Alberto Rosa, 154
Centro
96010-770 - Pelotas, RS

nadm.ifisp@ufpel.edu.br

Página gerada com informações do COBALTO - Sistema Integrado de Gestão. Dados obtidos do sistema são atualizados a cada 5 minutos.

Publicado por Gabriela Chaves em 13/11/2022.