Funcionamento e Ingresso
O Curso de Ciências Sociais com habilitações em Bacharelado está lotado no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas.
O Curso de Ciências Sociais Bacharelado foi criado pela Portaria nº 08, de 20 de julho de 1990, do Conselho Universitário, tendo sido reconhecido através da portaria nº 212 de 11 de fevereiro de 1999, do Ministério da Educação.
Turno de funcionamento: Noturno
Duração do curso: oito (8) semestres.
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
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PAVE 2023/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/1 | 17 | 3 | 4 | 3 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 35 |
Contextualização
O Curso de Ciências Sociais Bacharelado visa à formação de pesquisadores que poderão atuar tanto na área acadêmica (na docência e no desenvolvimento de projetos de pesquisa social) como no setor público ou privado, na elaboração, planejamento, supervisão, implantação, execução, acompanhamento e/ou avaliação de projetos de pesquisa ou de intervenção na área social. Neste sentido, através da mobilização de suas habilidades e competências teóricas e metodológicas, o profissional das ciências sociais (Sociologia, Ciência Política e Antropologia) contribui para a compreensão e interpretação da realidade social, para o debate teórico e o diálogo intra e interdisciplinar, bem como para a reflexão e o debate público a respeito dos problemas sociais.
A Profissão de Sociólogo e as condições necessárias ao seu exercício, habilitação e competências são previstos e regulamentados pela Lei nº 6.888, de 10 de dezembro de 1980, e pelo Decreto nº 89.531, de 05 de abril de 1984.
Objetivos
O curso de Ciências Sociais visa à formação de cientistas sociais em nível de bacharelado procurando:
a) Garantir o pleno desenvolvimento do cientista social, seu aprimoramento como pessoa, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
b) Estimular a conformação de um imaginário social comprometido com os ideais democráticos da justiça e da solidariedade sociais e com a prática política que consagre o Estado de Direito, a democracia e as Políticas Sociais;
c) Criar uma dinâmica de formação profissional de qualidade crescente, fundada na indissociável relação do ensino, pesquisa e extensão;
d) Traduzir os conhecimentos sobre as pessoas, a sociedade, a economia, a história, as práticas sociais e culturais, em condutas de indagação, análise, problematização para a resolução dos problemas atuais;
e) Fornecer os meios necessários à consecução destes objetivos através de sua efetiva formação teórica e uma sólida qualificação para a pesquisa.
Perfil do Egresso
Como egresso do curso de ciências sociais da Universidade Federal de Pelotas, o futuro profissional deverá possuir: – Capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país; – Disposição para refletir sobre a realidade brasileira; – Compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política; – Afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade. Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.
Competências e habilidades
O curso deverá desenvolver:
- capacidade de analisar e interpretar a realidade social, política e cultural do país;
- disposição para refletir sobre a realidade brasileira;
- compreensão de conhecimentos teóricos e técnicos relacionados ao processo de investigação social e política;
- afinidade com a atividade de pesquisa social e disposição para investigar e apontar alternativas que visem transformações que resultem em melhorias nas condições de vida da sociedade.
Será desejável que o aluno desenvolva ainda: dinamismo, capacidade de questionamento, autonomia, gosto por desafios e resolução de problemas, objetividade, capacidade de trabalho em equipe e habilidade no uso de tecnologias de informação e de comunicação.
Procedimentos e metodologias de ensino
O Currículo do Curso de Ciências Sociais – habilitação bacharelado foi organizado na perspectiva de proporcionar integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão. A proposta terá o desafio de romper com práticas tradicionais de ensino – aprendizagem e, então, formar cidadãos críticos.
Trabalhar com afinco para que tal objetivo seja não só perseguido mas também exequível, já traduz a própria essência que justifica a criação de um CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Há, não obstante, outros aspectos mais específicos a considerar, não menos importantes, dadas as peculiaridades e necessidades do meio social em que está inserida a Universidade Federal de Pelotas, a saber, a exigência constitucional de cursos noturnos.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
O processo avaliativo do Curso de Graduação em Ciências Sociais é qualitativo e contínuo, desenvolvendo-se a partir do diálogo e da reflexão que se estabelece, principalmente, no Colegiado do Curso ou em suas instâncias específicas e no cotidiano das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Considerando as competências e habilidades a serem constituídas, a avaliação dos alunos deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos futuros cientistas sociais, permitindo-lhes identificar o acerto das escolhas adotadas e a correção de percurso quando for necessário. Deverão ser periódicas e sistemáticas, com procedimentos diversos, incluindo conteúdos desenvolvidos, procedimentos metodológicos e instrumentos de avaliação que conduzam ao perfil do egresso contido na proposta do curso.
Ressalta-se que o curso atende a proposta pedagógica da UFPel, que envolve currículos enxugados, maior tempo para leitura, maior carga horária de pesquisa cuja consequência é um processo de ensino-aprendizado construtivo e não repetitivo, e, portanto, um aluno crítico e racional com maiores possibilidades de enfrentar o mercado de trabalho.
O sistema de avaliação dos alunos desenvolve-se, fundamentalmente, através de seminários temáticos ou bibliográficos, fichas de leitura e resenhas, trabalhos de pesquisa de campo, elaboração de artigos e realização de provas escritas individuais ou em grupos.
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
Desde 2015, o Projeto de Ensino intitulado “Construção do Conhecimento, Metodologia e Prática Profissional nas Ciências Sociais” que tem como foco a melhoria da qualidade do ensino e da formação profissional dos Cientistas Sociais nos cursos de bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais da UFPel, vem proporcionando uma maior formação teórico-metodológica, a preparação para a docência e, para a atuação do egresso no mercado de trabalho.
Nessa proposta, atualmente estão vinculadas seis bolsas de monitoria, contemplando três discentes da licenciatura e três do bacharelado, cinco professores efetivos, e mais um bolsista do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que atua como colaborador do projeto. Essa experiência em curso aponta para a possibilidade de institucionalização de um programa de tutoria e de apoio acadêmico aos alunos de graduação, sendo este fomentado pelos próprios alunos da pós-graduação e ex-alunos oriundos dos Cursos de Ciências Sociais vinculados aos Cursos de Mestrado em Sociologia e Ciência Política, conjuntamente com os PNPDs dos Programas de Pós-Graduação, como forma de promover tal interação.
Além deste projeto, existe um conjunto de eventos acadêmicos e científicos que estão sendo organizados de forma integrada, com o aval dos Programas de Pós-Graduação, Coordenação de Colegiados e Departamentos vinculados ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel, como o Encontro Internacional de Ciências Sociais (EICS), Semanas Acadêmicas, Seminários e Jornadas.
Acompanhamento de Egressos
Para o acompanhamento dos egressos, a ideia é lançar em 2016 um Portal de Egressos dos alunos dos Cursos de Ciências Sociais da UFPel, momento em que o curso de Bacharelado completa 25 anos e a Licenciatura 20 anos de existência. O objetivo é manter um vínculo contínuo com nossos ex-alunos, saber de seus sucessos e dificuldades, e acompanhar os profissionais que formamos em seu ingresso no mercado de trabalho. Assim, poderemos melhorar nossos cursos de graduação e pós-graduação a cada ano, e direcionar nossos projetos de formação continuada às necessidades dos profissionais de cada área. Manter aberto este canal de comunicação é uma forma de continuar esta relação que começou nas salas de aula, estimulando o convívio universitário e a troca permanente de informações entre egressos, alunos e a universidade. Estar cadastrado ao portal trará alguns benefícios para os profissionais da área, pois a aprendizagem é um processo contínuo, que não acaba com a graduação e/ou pós-graduação. O portal de egressos dos Cursos em Ciências Sociais da UFPel com a sua atualização periódica é mais uma ferramenta para ajudá-los nessa caminhada.
Matriz Curricular
1º Semestre | ||||
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Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910087 | ANTROPOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06560066 | CIÊNCIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730028 | FILOSOFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10060104 | GEOGRAFIA | Obrigatória | 2 | 30 |
10900075 | HISTÓRIA | Obrigatória | 2 | 30 |
06560065 | SOCIOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910091 | ANTROPOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06560002 | CIÊNCIA POLÍTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06560044 | EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
06560093 | PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS CIENTÍFICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
06560029 | SOCIOLOGIA II 06560065 - SOCIOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910088 | ANTROPOLOGIA III | Obrigatória | 4 | 60 |
06560006 | CIÊNCIA POLÍTICA III | Obrigatória | 4 | 60 |
11100062 | ESTATÍSTICA I | Obrigatória | 2 | 30 |
06560075 | METODOLOGIA I 06560044 - EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
06560005 | SOCIOLOGIA III 06560029 - SOCIOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910089 | ANTROPOLOGIA IV | Obrigatória | 4 | 60 |
06560008 | CIÊNCIA POLÍTICA IV | Obrigatória | 4 | 60 |
11100063 | ESTATÍSTICA II 11100062 - ESTATÍSTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06560076 | METODOLOGIA II 06560075 - METODOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06560009 | SOCIOLOGIA IV 06560005 - SOCIOLOGIA III | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
10910090 | ANTROPOLOGIA V | Obrigatória | 4 | 60 |
06560027 | CIÊNCIA POLÍTICA V | Obrigatória | 4 | 60 |
06560077 | METODOLOGIA III 06560076 - METODOLOGIA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06560030 | SOCIOLOGIA V 06560009 - SOCIOLOGIA IV | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560078 | METODOLOGIA IV 06560077 - METODOLOGIA III | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560083 | ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I 06560078 - METODOLOGIA IV | Obrigatória | 10 | 150 |
06560085 | ORIENTAÇÃO DE MONOGRAFIA | Obrigatória | 2 | 30 |
8º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560084 | ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II 06560083 - ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I | Obrigatória | 10 | 150 |
COMPLEMENTARES | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560150 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 210 | |
OPTATIVAS | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06560045 | ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS | Optativa | 4 | 60 |
10910027 | ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
10910029 | ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO I | Optativa | 4 | 60 |
10910025 | ANTROPOLOGIA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06560091 | A SOCIOLOGIA DE HENRI LEFEBVRE | Optativa | 4 | 60 |
06560049 | COMPORTAMENTO ELEITORAL | Optativa | 4 | 60 |
06560050 | CULTURA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
10910052 | ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTAS | Optativa | 4 | 60 |
06560067 | ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA I | Optativa | 4 | 60 |
06560079 | ESTUDOS DE CIÊNCIA POLÍTICA II | Optativa | 4 | 60 |
06560087 | ETNOGRAFIA SOCIOLÓGICA Todas Disciplinas até o 3 semestre | Optativa | 4 | 60 |
10910003 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA I | Optativa | 4 | 60 |
10910011 | ETNOLOGIA AMERÍNDIA I | Optativa | 4 | 60 |
10910069 | LEITURAS ETNOGRÁFICAS I | Optativa | 4 | 60 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
06730045 | MICHEL FOUCAULT E SUA PERSPECTIVA TEÓRICA ESTRUTURALISTA E PÓS-ESTRUTURALISTA Todas Disciplinas até o 6 semestre | Optativa | 4 | 60 |
06560080 | MOVIMENTOS SOCIAIS E CIDADANIA | Optativa | 4 | 60 |
10910053 | OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIA | Optativa | 4 | 60 |
06560081 | PENSAMENTO POLÍTICO BRASILEIRO | Optativa | 4 | 60 |
06560082 | POLÍTICA COMPARADA | Optativa | 4 | 60 |
06560012 | POLÍTICA SOCIAL | Optativa | 4 | 60 |
06730046 | PÓS-MOD, PÓS-ESTRUT, PÓS-MARX, PÓS-FUND: UM DEB. TEÓRICO EUROPEU | Optativa | 4 | 60 |
06560089 | RAÇA E GÊNERO NAS CIÊNCIAS SOCIAIS | Optativa | 4 | 60 |
06560046 | REGIMES E IDEOLOGIAS POLÍTICAS | Optativa | 4 | 60 |
06560086 | SOCIOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO Todas Disciplinas até o 3 semestre | Optativa | 4 | 60 |
06560090 | SOCIOLOGIA DA GLOBALIZAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
06560092 | SOCIOLOGIA DO TRABALHO | Optativa | 4 | 60 |
06560088 | SOCIOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE | Optativa | 4 | 60 |
06560052 | TEORIA DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06560054 | TEORIAS DA DEMOCRACIA | Optativa | 4 | 60 |
06560042 | TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES 06560065 - SOCIOLOGIA I 06560029 - SOCIOLOGIA II | Optativa | 4 | 60 |
06560068 | TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES II 06560042 - TRABALHO, SOCIEDADE E DESIGUALDADES | Optativa | 4 | 60 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC)
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.
Coordenação
- Coordenador de Curso de GraduaçãoFRANCISCO DOS SANTOS KIELING
- Coordenadora de Curso de Graduação SubstitutaVERA LUCIA DOS SANTOS SCHWARZ
SEI_UFPel – 2286871 – Portaria Interna – Colegiado Ciências Sociais
SEI_UFPel – 2286876 – Portaria Interna – NDE Ciências Sociais
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