II Semana Acadêmica Integrada Filosofia

Nos dias 04 a 08 de novembro de 2019 realizar-se-á a segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia (SAIF),a qual visa dar continuidade à integração e interlocução das diferentes modalidades de curso oferecidas pelo Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (IFISP), bem como, pelo Departamento de Filosofia (DEPFIL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

A segunda edição da Semana Acadêmica Integrada da Filosofia da UFPel tem como temática “Filosofia, educação e democracia”. Este tema visa oportunizar o debate que vem sendo realizado atualmente em torno do ensino de filosofia nas Escolas, bem como, situar o ensino de Filosofia nas Universidades, a partir das novas propostas de modificação do Ensino Superior Público. Afinal, para que serve a Filosofia na Escola? Qual a importância da presença de cursos de Filosofia em Universidades Públicas? Como a Filosofia pode (se é que pode) auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade democrática? Por que a educação é um tema relevante quando falamos em democracia?

Tendo esses questionamentos como ponto de partida para novas discussões, convidamos a todos/as docentes dos cursos de Filosofia da UFPEL a prestigiar e participar de nosso evento, bem como, na divulgação do referido evento, para os discentes e demais Instituições de Ensino Superior. Neste ano, buscamos ampliar a participação de estudantes, com sessões de comunicações e também por meio de oficinas e minicursos. Dessa forma, reiteramos o convite à participação de todos/as para a construção de diálogos colaborativos.

Informações sobre inscrições, programação e demais atividades estão divulgadas no site do evento: wp.ufpel.edu.br/saif.

Publicado por em 25/09/2019, na categoria Arquivo.