O Curso de Filosofia – Licenciatura em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. É necessário salientar, nesse sentido, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implementação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:
– O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
– A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
– Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação (outros aspectos, ver item 12 deste Projeto);
– O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
– A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
Duração do curso: 8 semestres
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
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PAVE 2023/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/1 | 13 | 2 | 3 | 2 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 27 |
O Curso de Filosofia – inicialmente Licenciatura ‘Plena’ em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, veio reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso sempre foi formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, fez-se necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos, no caso, no âmbito do Bacharelado em Filosofia. Apesar de na última avaliação do ENADE, tanto a nota do Curso, quanto seu CPC tenha sido quatro (4), quer-se sempre melhorar e aprimorar as relações de ensino e aprendizagem voltadas a excelência, sobretudo, na pesquisa na área de Filosofia. Também, faz-se necessário relembrar, aqui, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implantação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Filosofia tem como princípios:
- O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
- A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
- Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES, e que inicia suas turmas em 2015/1.
- O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
- A compreensão da figura do professor/pesquisador como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
O objetivo principal do curso é formar pesquisadores na área de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, o desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, no âmbito intelectual que caracteriza a formação na área, e poder discutir, também, aspectos da realidade a partir delas.
Especificamente o cursos visa:
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer sobre filosofia);
– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);
– Capacitar o formando através dos conhecimentos metodológicos a atuar como pesquisador na área da filosofia;
– Contribuir para a capacitação na leitura de textos em língua estrangeira, compatíveis com as escolas principais da Filosofia.
O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga.O aluno de Bacharelado em Filosofia, na perspectiva de seus formadores, os professores do Departamento de Filosofia da UFpel, deverá obter uma sólida formação de História da Filosofia, que lhe possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se insere.
O egresso deverá desenvolver com competência a pesquisa filosófica, a partir do rigor da análise e da interpretação dos textos filosóficos relevantes, e ter a capacidade de refletir sobre a própria prática investigativa, podendo e devendo contribuir não apenas em sua própria área de atuação, mas, também, no debate trans e interdisciplinar com as demais áreas do conhecimento com as quais a Filosofia dialoga.
Pretende-se que os bacharéis em Filosofia, uma vez formados, possam agregar as seguintes habilidades e competências:
– Capacidade para desenvolver a análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;
– Desenvolvimento da capacidade de formular problemas filosóficos e de buscar respostas a eles nas diversas áreas da Filosofia, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais;
– Capacitação para estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas;
– Capacidade de articulação das questões filosóficas com as diferentes esferas da ciência, da arte, da política e da cultura;
– Capacidade de integrar a reflexão e a praxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;
– Reconhecimento da importância das questões acerca do sentido da existência humana e do enraizamento da filosofia no meio social, histórico e cultural.
A formação proporcionada pelo Curso de Bacharelado em Filosofia abrangerá três dimensões:
a) formação específica;
b) formação complementar e;
c) formação livre.
Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação, tanto em nível de MESTRADO, quanto de DOUTORADO, aprovado pela CAPES, e que inicia suas turmas em 2015/1.
1º Semestre | ||||
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Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730322 | ANÁLISE E REDAÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOS | Obrigatória | 7 | 105 |
06560037 | FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730335 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730003 | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730336 | EPISTEMOLOGIA E SOCIEDADE | Obrigatória | 4 | 60 |
06730138 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | Obrigatória | 6 | 90 |
06730002 | LÓGICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730048 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA ANTIGA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730057 | FILOSOFIA DA RELIGIÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
06730055 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730005 | LÓGICA II 06730002 - LÓGICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730056 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MEDIEVAL | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730337 | FILOSOFIA E TECNOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730088 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730090 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MODERNA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730007 | TEORIA DO CONHECIMENTO I | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730037 | FILOSOFIA DA CIÊNCIA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730091 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
06730093 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730009 | TEORIA DO CONHECIMENTO II | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730010 | ÉTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730020 | FILOSOFIA DA LINGUAGEM | Obrigatória | 4 | 60 |
06730338 | FILOSOFIA DA MENTE | Obrigatória | 2 | 30 |
06730014 | FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
06730064 | FILOSOFIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730340 | BIOÉTICA E DIREITOS HUMANOS | Obrigatória | 4 | 60 |
06730011 | ÉTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06730141 | FILOSOFIA POLÍTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06730339 | TRABALHO DE CONCLUSÃO I | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730039 | ESTÉTICA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730341 | ÉTICA III | Obrigatória | 4 | 60 |
06730331 | FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE | Obrigatória | 6 | 90 |
06730342 | TRABALHO DE CONCLUSÃO II | Obrigatória | 2 | 30 |
COMPLEMENTARES | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730344 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 210 | |
OPTATIVAS | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
20000784 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - ESPANHOL | Optativa | 2 | 30 |
20000024 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL - FRANCÊS | Optativa | 4 | 60 |
20000031 | LÍNGUA ESTRANGEIRA INSTRUMENTAL I - INGLÊS | Optativa | 4 | 60 |
06730255 | SEMINÁRIO DE ESTÉTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730206 | SEMINÁRIO DE ÉTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730247 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA | Optativa | 4 | 60 |
06730154 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM | Optativa | 4 | 60 |
06730173 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO | Optativa | 4 | 60 |
06730060 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
06730059 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730179 | SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL | Optativa | 4 | 60 |
06730343 | TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | Optativa | 2 | 30 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.
- Coordenador de Curso de GraduaçãoJULIANO SANTOS DO CARMO
Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.
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