EAD >

Nota de Repúdio: ataques virtuais na aula inaugural da Especialização em Filosofia

O Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas, em consonância com seus valores e compromissos éticos, vem a público manifestar sua mais veemente repulsa à lamentável invasão virtual ocorrida durante a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia a Distância, cujo tema era “Entre os meus interesses e os interesses do mundo: os propósitos do ensino escolar”, realizada no dia 21 de março de 2024, por volta das 19h30.

Este ato deplorável se caracterizou pela interferência nas mensagens contendo emojis de reprovação, xingamentos, linguagem de baixo calão e outras formas de violações dos direitos humanos.

É imprescindível destacar que tais ações não apenas violam os princípios fundamentais de respeito mútuo e convivência pacífica, mas também representam uma séria ameaça ao ambiente acadêmico e ao livre exercício do pensamento e da expressão. A universidade é um espaço de diálogo, debate e aprendizado, e a intolerância e a agressão não têm lugar em nosso meio.

Expressamos nossa solidariedade aos participantes afetados por esse lamentável episódio e reafirmamos nosso comprometimento com os princípios da liberdade de expressão, da diversidade e da tolerância, valores essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Apesar disso, o evento foi um sucesso.

Publicado por em 22/03/2024, nas categorias EAD, Filosofia, Notas, Pós-Graduação, UFPel.