O Curso de Filosofia – Licenciatura em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento sócio-econômico-cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção unitária e articulada do saber, para promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica.
A criação do Curso de Bacharelado em Filosofia, com vigência a partir do primeiro semestre de 2006, vem reforçar as metas acima mencionadas. O objetivo principal do curso é formar pesquisadores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma atitude investigativa e crítica, através do desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular, que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. É necessário salientar, nesse sentido, o empenho do Curso de Filosofia em participar da elaboração e implementação do PAVE – Programa de Avaliação da Vida Escolar (CES-UFPel), no qual a filosofia pode contribuir para a construção de conhecimentos significativos e para a reflexão acerca das questões éticas de nossa época.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:
– O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
– A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
– Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação (outros aspectos, ver item 12 deste Projeto);
– O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
– A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
Duração do curso: 8 semestres
A0 | L1 | L2 | L5 | L6 | L9 | L10 | L13 | L14 | L30 | Total | |
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PAVE 2023/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 | |
SISU 2023/1 | 19 | 4 | 4 | 4 | 4 | 1 | 1 | 1 | 1 | 39 |
O Curso de Filosofia – Licenciatura (Plena, no princípio) em Filosofia – foi criado em agosto de 1984, começando a funcionar em março de 1985, com uma matrícula de 40 (quarenta) alunos e duração do curso prevista para oito semestres.
A criação do Curso de Filosofia articulou-se ao fato de que a UFPel (Universidade Federal de Pelotas) apresentava uma diversidade de cursos de graduação, todos eles inseridos no âmbito comunitário, contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. Com o Curso de Filosofia visava-se proporcionar uma concepção articulada dos saberes, de modo a promover uma compreensão mais profunda da problemática do Homem e de sua inserção na realidade histórica, bem como possibilitar que a Filosofia também pudesse colaborar com o desenvolvimento do pensamento epistemológico das diferentes áreas do conhecimento humano, com ênfase na pesquisa em ética e filosofia política.
Com as transformações ocorridas nos últimos anos no Brasil e no mundo, é necessário construir um novo projeto pedagógico e uma nova matriz curricular que permitam uma intervenção e uma reflexão crítica sobre a realidade cultural em que a universidade, os alunos e os professores estão inseridos. Se a construção dos Cursos é processual, as necessidades formativas dos estudantes, as perspectivas teóricas e metodológicas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem, as pedagogias do próprio ensino de Filosofia nas escolas, uma conquista recente do período pós-ditadura, desempenham papel decisivo na reconstrução desse projeto pedagógico aqui materializado.
Também, é importante salientar que as necessidades formativas dos licenciandos em Filosofia foi intensamente debatida no PIBID – Programa de Bolsas de Iniciação à Docência/CAPES, na área de Filosofia –, que conta com coordenadores e bolsistas permanentemente desde o ano de 2010. O contato renovado com o convívio escolar fez surgir a necessidade, sobretudo, de se articular as disciplinas específicas da formação em Filosofia com a prática pedagógica de maneira mais eficiente, de modo a estimular e produzir, entre outras coisas, os materiais mais adequados que possam auxiliar os futuros professores em sua tarefa docente, além de fomentar metodologias do ensino de filosofia que estejam adequadas às demandas atuais.
Em consonância com os eixos norteadores do Projeto Pedagógico vigente da UFPel, e com o Parecer CNE/CES 492/2001, o qual instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Filosofia, com a Resolução CNE/CP 01/2002, a qual estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores e ainda, segundo a Resolução CNE/CP 02/2002, a qual institui a duração e a carga horária dos cursos de Licenciatura, o Projeto Pedagógico do Curso de Filosofia tem como princípios:
O compromisso do curso com os interesses coletivos, com a promoção integral da cidadania e com o respeito à pessoa, na tradição de defesa e fomento dos direitos humanos;
A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em que a produção do conhecimento esteja ligada ao agir autônomo e político;
Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação – cabe mencionar que, além do MESTRADO em Filosofia, o Programa agora possui DOUTORADO autorizado pela CAPES;
O caráter multidirecional e interativo do processo de ensino e aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento das práticas de investigação, o acolhimento da diversidade e o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
A compreensão da figura do professor como fundamental na aplicação de metodologias e de recursos inovadores na relação de ensino e aprendizagem, inclusive das novas tecnologias de informação e de comunicação.
O objetivo principal do curso é formar professores de filosofia, capacitados a enfrentar com sucesso os desafios de sua futura vida profissional. Visa-se, com isso, a uma ação pedagógica, intelectual e cultural coerentes, aliadas ao desenvolvimento da capacidade de compreender, analisar e interpretar as principais questões filosóficas, assim como poder desenvolver a capacidade dos acadêmicos e acadêmicas de refletir sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
Especificamente o Curso visa:
– Propiciar conhecimento teórico geral sobre a Filosofia, sua história, períodos principais, escolas, tendências e respectivos expoentes (conhecer ‘sobre’ filosofia);
– Caracterizar e aprofundar o conhecimento em torno dos problemas filosóficos fundamentais, pertencentes ao mundo prático e cotidiano e as perspectivas possíveis de interpretação (capacidade de aplicar a metodologia filosófica aos mais diversos temas);
– Capacitar o formando, por meio de conhecimentos metodológicos, a atuar como professor e pesquisador na área da filosofia (e, consequentemente, desenvolvendo a capacidade de ensinar Filosofia);
– Refletir sobre a Filosofia (inclusive suas metodologias) do Ensino de Filosofia;
– Estimular a participação dos (as) estudantes em projetos de pesquisa, de ensino e de extensão;
– Contribuir para a capacitação dos estudantes na leitura de textos em língua estrangeira.
Do ponto de vista da formação filosófica, em geral, é esperado, pelos professores que compõem o Departamento de Filosofia, que os licenciados em Filosofia obtenham sólida formação em História da Filosofia, que lhes possibilite desenvolver a capacidade de compreender, analisar e interpretar os principais temas, questões e sistemas filosóficos, e de refletir criticamente acerca da realidade sociocultural em que se inserem.
Do ponto de vista educativo e pedagógico, é esperado que os licenciados em Filosofia adquiram, durante sua formação na graduação, a capacidade de refletir sobre sua própria a experiência como docente, criando-lhes condições de investigar quais são os recursos necessários para enfrentar o desafio de suscitar nos jovens e adultos o interesse pela educação, de um modo geral, e particularmente sobre a Filosofia.
Ressalte-se que, os licenciados deverão conhecer, ao longo do curso, a situação e a organização das escolas, o que deverá ser feito nas atividades práticas de ensino – incluindo a formação orientada nas ‘Oficinas de Ensino’, em suas participações diretas ou indiretas nas atividades desenvolvidas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e nos estágios obrigatórios –, permitindo-lhes poder compreender e dar respostas às contradições que encontrarão nos ambientes das escolas.
Espera-se que cada licenciado em Filosofia desenvolva as seguintes competências e habilidades:
– Capacidade de realizar a análise, interpretação e comentário dos principais textos filosóficos, com o rigor e a clareza da metodologia da pesquisa filosófica;
– Desenvolver a capacidade de formular problemas filosóficos e buscar respostas a eles nas diversas áreas de conhecimento, mantendo aberto o diálogo com as diversas tendências filosóficas atuais;
– Capacidade para estabelecer o diálogo entre as diversas correntes filosóficas;
– Capacidade de articulação das questões filosóficas com a esfera da ciência, da arte, da política e da cultura;
– Competência para a transposição didática dos conteúdos curriculares mais importantes e significativos da filosofia;
– Capacidade de integrar a reflexão e a praxis filosófica com o fomento da cidadania, da ética e dos direitos humanos;
– Reconhecer a importância das questões acerca do sentido da existência humana e do enraizamento da filosofia no meio social, histórico e cultural;
– Desenvolver a capacidade de crítica da própria atividade docente, procurando sempre acrescentar outras habilidades e competências àquelas que já possui;
– Deixar estimular-se pela permanente formação continuada.
A formação proporcionada pelo Curso de Licenciatura em Filosofia abrangerá três dimensões:
a) formação específica;
b) formação livre e;
c) formação complementar.
Integração entre o ensino de graduação e pós-graduação. O Programa de Pós-graduação em Filosofia, em funcionamento desde o ano de 2008, tem como área de concentração Ética e Filosofia Política e, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão oferece aos discentes possibilidades de integração das mesmas com sua formação na graduação – cabe mencionar que, além do MESTRADO em Filosofia, o Programa agora possui DOUTORADO autorizado pela CAPES.
1º Semestre | ||||
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Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730322 | ANÁLISE E REDAÇÃO DE TEXTOS FILOSÓFICOS | Obrigatória | 7 | 105 |
06560037 | FUNDAMENTOS DE SOCIOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
17360022 | FUND. SÓCIO-HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
06730042 | História da Filosofia Antiga | Obrigatória | 6 | 90 |
06730003 | INTRODUÇÃO À FILOSOFIA | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
17360021 | FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
06730138 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MEDIEVAL | Obrigatória | 6 | 90 |
06730002 | LÓGICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730323 | OFICINA DE ENSINO I: FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730048 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA ANTIGA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730055 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730005 | LÓGICA II 06730002 - LÓGICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730324 | OFICINA DE ENSINO II: O ENSINO DE FILOSOFIA POLÍTICA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730056 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MEDIEVAL | Obrigatória | 4 | 60 |
17350029 | TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
17350028 | EDUCAÇÃO BRASILEIRA:ORGANIZ. E POLÍT.PÚBLICAS | Obrigatória | 4 | 60 |
06730088 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730325 | OFICINA DE ENSINO III:O ENSINO DE LÓGICA E TEORIA DO CONHECIMENTO | Obrigatória | 6 | 90 |
06730090 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA MODERNA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730007 | TEORIA DO CONHECIMENTO I | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730091 | HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 6 | 90 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Obrigatória | 4 | 60 |
06730326 | OFICINA DE ENSINO IV: O ENSINO DE ÉTICA E ESTÉTICA | Obrigatória | 5 | 75 |
06730093 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA | Obrigatória | 4 | 60 |
06730009 | TEORIA DO CONHECIMENTO II | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730327 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA I: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DA PRÁTICA DE ENSINO | Obrigatória | 8 | 120 |
06730010 | ÉTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730014 | FILOSOFIA GERAL: PROBLEMAS METAFÍSICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
06730064 | FILOSOFIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
06730328 | OFICINA DE ENSINO V: O ENSINO DE METAFÍSICA | Obrigatória | 4 | 60 |
7º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730329 | DIDÁTICA DE FILOSOFIA | Obrigatória | 6 | 90 |
06730330 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA II: REGÊNCIA DE CLASSE 06730327 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA I: FUNDAMENTAÇÃO E METODOLOGIA DA PRÁTICA DE ENSINO | Obrigatória | 12 | 180 |
06730011 | ÉTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
06730141 | FILOSOFIA POLÍTICA II | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730332 | ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA III: SÍNTESE DO PROCESSO FORMATIVO 06730330 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FILOSOFIA II: REGÊNCIA DE CLASSE | Obrigatória | 7 | 105 |
06730331 | FILOSOFIA, CULTURA E SUSTENTABILIDADE | Obrigatória | 6 | 90 |
06730333 | FILOSOFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA | Obrigatória | 6 | 90 |
COMPLEMENTARES | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730334 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 14 | 210 |
OPTATIVAS | ||||
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
06730255 | SEMINÁRIO DE ESTÉTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730206 | SEMINÁRIO DE ÉTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730249 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA II | Optativa | 4 | 60 |
06730154 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM | Optativa | 4 | 60 |
06730173 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA DA RELIGIÃO | Optativa | 4 | 60 |
06730060 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO | Optativa | 4 | 60 |
06730059 | SEMINÁRIO DE FILOSOFIA POLÍTICA | Optativa | 4 | 60 |
06730179 | SEMINÁRIO DE TEMAS DE FILOSOFIA GERAL | Optativa | 4 | 60 |
Projeto Pedagógico do Curso (PPC) – Define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o Regimento Geral da UFPel, o PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais.
PPC Licenciatura em Filosofia 2024
Aprovado no processo 23110.030673/2023-47, com vigência a partir de 2024/1
- Coordenador de Curso de GraduaçãoJULIANO SANTOS DO CARMO
Art.122 do Regimento Geral da Universidade Federal de Pelotas – O colegiado de curso é o órgão de coordenação didática que tem por finalidade superintender o ensino, no âmbito de cada curso.
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