Mini-curso: Explorando metodologias criativas nas ciências sociais

O Mini-curso: Explorando metodologias criativas nas ciências sociais faz parte das atividades do PPG Sociologia e do Calendário de Integração do IFISP da UFPel, e será voltado para os discentes de graduação e pós-graduação interessados na temática, e será ministrado pelo Prof. Andrey Sgoria (Universidade de Siena). Ocorrerá no dia 01 de fevereiro (quarta-feira) das 16h às 18h, na sala 206 do IFISP. Interessados enviar e-mail com nome completo até dia 31 de janeiro de 2023 para: esleite20@gmail.com.

O que: Mini-curso – Explorando metodologias criativas nas ciências sociais
Ministrante: Prof. Andrey Sgoria, Universidade de Siena
Quando: 01 de fevereiro de 2023, quarta-feira, das 16h às 18h
Onde: Sala 206 do IFISP – Rua Alberto Rosa, 154
Inscrições: através do e-mail esleite20@gmail.com, até 31/01/2023

Ementa: O mini-curso pretende explorar as técnicas  e metodologias etnográficas experimentais e emergentes fundindo artesanato, criatividade, mídia digital, fotografia e etnografia sensorial e encorajando o uso da escrita etnográfica no ensino, teoria e prática. O mini-curso pretende inspirar novas formas criativas, artísticas e literárias, na produção metodológica no campo das ciências sociais explorando  novas performances, histórias, etnografias e teorias que se alinham ao desejo de produzir um trabalho socialmente relevante, oportuno e rigoroso sobre o mundo em que vivemos e trabalhamos. Hoje, as ciências sociais utilizam de diferentes recursos, articuladas através da imaginação e da criatividade como práticas, tais como: etnografia acústica e política do som, histórias em quadrinhos e animação, walking interviews, imagens e filmes em movimento, etnografia literária e documentário criativo, bem como experiências com teatro e performance. As metodologias que serão discutidas assenta em abordagens teóricas que partem do pressuposto de que o conhecimento socio-antropologico surge não da observação distanciada, mas de conversas e trocas muito diversas entre pessoas que interagem em diferentes áreas de emaranhamento.