UFPel concederá título de Doutora Honoris Causa à mestra griô Sirley Amaro

Com grande orgulho, a Universidade Federal de Pelotas concederá, de forma póstuma, o título de Doutora Honoris Causa à mestra griô Sirley Amaro!

A cerimônia terá lugar no Salão de Atos da Bibliotheca Pública Pelotense (Praça Coronel Pedro Osório, 103 – Pelotas, RS).

Sirlei da Silva Amaro nasceu em Pelotas em 12 de janeiro de 1936. Trabalhou em escola, já deu aulas de costura na Casa de Meninas em Pelotas e participa constantemente das organizações de festividades na comunidade. Participou e ainda participa do Grupo Odara de representatividade negra e da Ação Griô, além de fazer um curso de informática no Centro de Extensão e Atenção à Terceira Idade e fazer coral no Talentos da Maturidade.

Filha de um pai cozinheiro e folião e de uma mãe que inventava pomadas e unguentos com ervas e temperos, teve uma infância muito rica, no qual viveu intensamente os conhecimentos transmitidos por seus pais, e a sua cidade natal. Tornou-se costureira e mais tarde recebeu a honra de virar Mestre Griô pelo conhecimento tradicional adquirido.

Fontes: Museu da Pessoa, Instagram Oficial UFPel

Publicado por em 22/11/2022, nas categorias Eventos, UFPel.