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  • Confira a lista de telefones atualizados da FAMED

    Acesse a lista atualizada de telefones e ramais da Faculdade de Medicina/UFPel:

    Neste site, vá ao menu e clique em contatos ou confira na tabela abaixo.

    Setor Local Telefone Ramal
    Direção Faculdade de Medicina/Prédio da Direção 33101800 1800
    Secretaria da Direção Faculdade de Medicina/Prédio da Direção 33101801 1801
    Almoxarifado Faculdade de Medicina /Almoxarifado 33101803 1803
    Colegiados Faculdade de Medicina/Prédio da Direção 33101804 1804
    Colegiados Faculdade de Medicina/Prédio da Direção 33101805 1805
    DANK Faculdade de Medicina/Diretório Acad. 33101806 1806
    Biblioteca Faculdade de Medicina 33101807 1807
    Pediatria / Recepção Faculdade de Medicina 33101816 1816
     Pediatria / Assistente Social Faculdade de Medicina 33101817 1817
    Ginecologia / Recepção Faculdade de Medicina 33101818 1818
    Ginecologia / Secretaria Faculdade de Medicina 33101819 1819
     Ambulatório Otorrino e Oftalmo / Recepção Faculdade de Medicina 33101820 1820
    Apoio – Salas de Aula / Anfiteatro Faculdade de Medicina 33101821 1821
    Otorrino e Oftalmo / Sala de Professores Faculdade de Medicina 33101822 1822
     Departamento de Saúde Mental/Secretaria Acadêmica Faculdade de Medicina 33101824 1824
    Departamento de Saúde Mental / Recepção Faculdade de Medicina 33101825 1825
    Departamento de Medicina Social Faculdade de Medicina 33101814 1814
    Departamento de Medicina Social Faculdade de Medicina 33101815 1815
    Departamento de Medicina Social Faculdade de Medicina 33101826 1826
    Departamento de Medicina Social Faculdade de Medicina 33101827 1827
    Raio X / Fisiatria Faculdade de Medicina 33101828 1828
    Portaria Faculdade de Medicina/Portaria 33101830 1830
     Ambulatório / Recepção Faculdade de Medicina 32844900 5221
     Ambulatório / Recepção Faculdade de Medicina 32844900 5222
     Ambulatório / Farmácia Faculdade de Medicina 32844900 5223
    Ambulatório / Administração Faculdade de Medicina 32844900 5225
    Ambulatório / Neurodesenvolvimento Faculdade de Medicina 32844900 5226
     SAE / Recepção Faculdade de Medicina 32844900 5224
     SAE / Enfermagem Faculdade de Medicina 32844900 5228
    SAE / Assistência Social Faculdade de Medicina 32844900 5229
    Oncologia / Radiologia Faculdade de Medicina 32844900 5227
    FAMED / Serviço Escola de Psicologia (SEP) Amilcar Gigante 32843286 3286
    FAMED / Ambulatório de Cuidados Paliativos Antiga Laneira 32843282 3282
    UBS Areal Leste / Atendimento Av. Domingos de Almeida, 4265 32844334 4334
    UBS Areal Leste / Sala dos Orientadores Av. Domingos de Almeida, 4265 32844335 4335
    UBS Centro Social Urbano (CSU) / Atendimento Rua Guararapes, 50 A 32844336 4336
    UBS Vila Municipal / Atendimento Rua Luciano Galete, 600 32844338 4338

  • Parceria com o curso de História resgata documentos históricos da FAMED

    Na última segunda-feira, dia 12 de julho, através de uma parceria com o curso de História foram resgatados documentos históricos da Faculdade de Medicina que se encontravam em local inadequado para sua guarda e em péssimas condições de armazenamento.

    A Professora Lorena Almeida Gill, Coordenadora do Curso de História e do Núcleo de Documentação Histórica, do Instituto de Ciências Humanas, juntamente com as alunas do curso de História: Ariane Regina Bueno, Gabrielle Gotuzzo, Larissa Azevedo e Gabrielle Nogueira, realizaram a seleção da documentação que após catalogação e escaneamento será salvaguardada pelo Núcleo e passará a fazer parte do acervo histórico daquele Instituto, de forma que fique disponível para consulta da comunidade da UFPel, bem como da comunidade externa.

    A documentação também servirá para pesquisa de dados a serem utilizados para as comemorações dos 60 anos da nossa Faculdade, no ano de 2023.

    Agradecemos a disponibilidade da Professora e suas alunas na conservação da memória histórica da nossa LEIGA.

     

  • Matéria do Diário Popular aborda debate sobre o número de leitos do novo HE UFPel

    “Direção do hospital propõe porte médio com até 250 vagas, já a FAMED defende luta por grande porte, que era a proposta original”

    A matéria destaca que quase dez anos depois de lançado o primeiro edital de licitação para construção do novo Hospital-Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), o tema ainda gera discussão. E dos três blocos previstos, dois seguem no papel. O número de leitos permanece no centro do debate. A direção do HE defende uma estrutura com até 250 vagas. O Conselho Departamental da Faculdade de Medicina – instância máxima das deliberações da Famed – decidiu por maioria que seguirá lutando pela ideia original: um hospital de grande porte, com mais de 300 leitos.

    A professora Julieta Fripp, atual diretora da FAMED e ex-diretora-geral do HE UFPel, ao conversar com o Diário Popular repassou vasto histórico sobre o assunto e lembrou que em reunião com representantes da Ebserh, em julho de 2014, ficou acertado que o bloco 1 – destinado às internações – teria 364 leitos.

    “Não podemos matar o que já tínhamos. Juntos temos mais de um milhão de habitantes e o Hospital Escola é referência em vários serviços, como na Oncologia” destacou Julieta.

    Confira a matéria na íntegra na página do Diário Popular acessando https://www.diariopopular.com.br/geral/numero-de-leitos-do-novo-he-ufpel-ainda-gera-debates-162630/

    Hospital é referência em serviços como os de Oncologia e de HIV-Aids (Foto: Carlos Queiroz – DP)

    Bloco 3. É a única das três estruturas anunciadas em 2011 já em funcionamento (Foto: Carlos Queiroz – DP)

     

  • LUTO

    A Leiga está de luto. Hoje perdemos um membro da nossa família. Dolorosamente informamos o falecimento do nosso aluno Victor Castro.
    Uma pessoa iluminada, sempre com sorriso no rosto, um médico com grande futuro. Nos deixou cedo demais!
    Fica a dor. Fica o luto. Fica a saudade. Fica a promessa de cuidarmos uns dos outros.
    Nossos sinceros sentimentos à família.

  • Nota de Pesar – Aluno Victor William de Souza e Castro

    É com pesar que a Faculdade de Medicina e o Hospital Escola da UFPel comunicam o falecimento do doutorando Victor William de Souza e Castro.

    A comunidade acadêmica da Universidade manifesta os sentimentos à família e amigos neste momento de profunda tristeza.

  • Nota de repúdio ao racismo sofrido por profissional da saúde em Pelotas

    O Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas se une a todos os coletivos e instituições para, a partir dessa união, repudiar veementemente a atitude de um homem branco que agrediu com insultos racistas uma mulher negra, trabalhadora de saúde, que estava na linha de frente arriscando a sua vida para imunizar e salvar outras vidas. A agressão inaceitável ocorreu no dia de hoje, 09 de julho de 2021, no Centro de Eventos da cidade de Pelotas/RS. Exigimos providências imediatas e contundentes das autoridades competentes.

     

    Pelotas, 09 de julho de 2021.

     

  • Colação de Grau de Terapia Ocupacional

    Nesta sexta feira, 09/07, foi realizada mais uma Colação de Grau do curso de Terapia Ocupacional com cerimônia on-line através do sistema Webconf da UFPel.

    A direção da FAMED parabeniza as formandas e deseja muito sucesso na sua nova jornada.

  • Resultado da Enquete sobre o Teste do Progresso

    A gestão Nossa Voz – Famed encerrou dia 05 de julho de 2021 a votação da enquete sobre o Teste do Progresso realizada com o corpo discente do curso de Medicina UFPel. Houve a participação de 304 alunos, correspondente a 58,13% do total de matriculados, sendo a grande maioria dos votantes favoráveis a realização do Teste (94,4% ), correspondendo a um total de 287. No formulário também era perguntado: “Você já ouviu falar do teste do progresso?”, para essa pergunta, 52,3% dos alunos responderam SIM, correspondendo a 159 votos válidos. O semestre que mais destacou-se na adesão a enquete foi o 1º Semestre, somando 65 votos e representando 21,5%.

    O Teste do Progresso é uma importante ferramenta de avaliação da aprendizagem e vem evocando debate dentro no curso de medicina FAMED-UFPel sobre a sua realização. Ressaltamos que após uma campanha de adesão a enquete realizada, foi possível atingir a marca próxima de 60% de participação dos alunos, um número significativo e representativo do exercício do direito democrático ao voto e faz parte dos valores que mais defendemos e disseminamos em nossa gestão. Portanto, nós do Grupo GT Discente da gestão Nossa Voz, agradecemos a todos os alunos pela participação, reforçamos a importância de  todos os estudantes que realizem o Teste do Progresso e nos comprometemos com sua realização, bem como em trazer informações atualizadas a respeito do teste e sua importância.

  • Câmara Municipal de Pelotas convida para Audiência Pública sobre a prevenção e controle do câncer

    A Câmara Municipal de Pelotas realizará Audiência Pública sobre a prevenção e controle do câncer, com o tema “Quem tem Câncer não pode esperar”.

    O encontro acontecerá em ambiente virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo e também pela TV Câmara Pelotas, nos canais 16 da NET e 21.2 do sinal aberto digital.

    Data: 29/06/2021 (terça-feira)

    Horário: 19h

  • Jornal SINAPSE Informa: O que preciso saber sobre o Teste de progresso?

    Iniciamos, com um tema que muitos provavelmente nunca haviam ouvido falar, contudo recentemente está sendo amplamente comentado e divulgado por causa do surgimento de uma pauta importante: a adesão da FAMED-UFPel ao teste de progresso.

    Mas afinal, o que seria este “teste de progresso”?
    Surgido nos Estados Unidos na década de 1970, o teste de progresso (TP), desde então, vêm se expandindo pelo mundo e principalmente no Brasil, incentivado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e demais entidades médicas como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e algumas comissões de residência médica. Dessa forma, atualmente o TP está presente em mais de 30% das escolas médicas do país, com expectativas de abranger 100%.
    O teste de progresso é uma avaliação longitudinal de conhecimento do estudante que objetiva promover uma reflexão dos conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, bem como permitir à instituição a realização de um diagnóstico curricular, evidenciando possíveis deficiências.
    A prova normalmente é composta por 120 questões de múltipla escolha, avaliando o conhecimento cognitivo, o raciocínio e a reflexão sobre ciências básicas, ciências clínicas (Saúde coletiva, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e clínica médica), além de conhecimentos sobre ética médica. Aplicada igualmente a todos os semestres o teste possui a intenção de visualizar a crescente evolução do acadêmico, realizando uma análise do seu desempenho, não sendo classificatória ou seletiva.

    • Vantagens da realização do Teste de Progresso:
    – Permitir uma autoavaliação e reflexão sobre o desempenho acadêmico, identificando lacunas durante o processo de formação, possibilitando o reforço e resgate deste conteúdo;
    – Revisão de tópicos importantes para a prática médica;
    – Evidenciar ao acadêmico o processo evolutivo de ensino-aprendizado;
    – Há correlações da realização do TP com uma melhor performance nas primeiras fases das provas de residência médica;[1]
    – A participação do TP contabiliza pontos nas seleções de Residência Médica de vários programas;
    – Identificação de dificuldades pedagógicas e curriculares, orientando estratégias de aprendizado;
    – Refletir sobre a educação médica na Faculdade em relação às demais instituições de ensino superior.
    – Desenvolvimento de políticas de desenvolvimento institucional baseadas nos resultados do TP.

    • Desvantagens da realização do Teste de Progresso:
    – Limitação financeira;
    – Dependente de uma boa organização logística;
    – Necessidade de uma ampla participação dos acadêmicos para os resultados serem válidos;
    – Déficits em conteúdos abordados durante a graduação;

    Além do exposto, o TP se alinha ao indicador do Ministério da Educação (MEC) – Processo de autoavaliação institucional. Desta forma, o teste de progresso abrange de forma completa a educação médica e é uma ferramenta valiosa para a análise situacional do curso em diferentes aspectos.
    Nesse sentido, seguindo a proposta trazida em campanha, a gestão NOSSA VOZ propôs a iniciativa de retomar com a amplo debate com a comunidade estudantil, procurando diálogo e constante evolução da qualidade da FAMED, para isso formularam o seguinte questionário de modo a analisar o real interesse, sendo trivial a participação da maior quantidade de pessoas exercendo a própria voz dentro da faculdade: https://forms.gle/5bksZWgb5zSkJQAn7

    Equipe SINAPSE- Henrique Meneghetti e Vinicius Queiroz
    Logo mais iremos trazer entrevistas e debates para aprofundar este e demais temas relevantes para a comunidade acadêmica. Fiquem ligados e caso possuam sugestões nos contate pelo Instagram @sinapsenoticias ou e-mail: sinapsemedufpel@gmail.com

    [1] HAMAMOTO FILHO, Pedro Tadao et al. The Correlation Between Students’ Progress Testing Scores and Their Performance in a Residency Selection Process. Medical Science Educator, v. 29, n. 4, p. 1071-1075, 2019.
    [2] BALDIM, Thuany Lacerda; ARCURI, Mariana Beatriz; VICENTE, Claudia Aparecida Oliveira. O teste de progresso sob a visão do discente. Revista da Faculdade de Medicina de Teresópolis, v. 2, n. 1, p. 41-54, 2018.