Posição da FAMED em relação à audiência Pública sobre o futuro do Hospital Escola da Universidade

No último sábado, 12/03, a FAMED recebeu através do e-mail institucional da Direção, um convite para participar de Audiência Pública sobre o futuro do Hospital Escola da Universidade que se realizaria na segunda-feira, 14/03.

A diretora da FAMED profa. Julieta Fripp não pôde estar presente devido a já possuir atividades no ambulatório de Cuidados Paliativos da Cuidativa Famed, onde atua como médica paliativista, atendendo pacientes juntamente com estudantes de medicina em estágio curricular, não sendo possível suspender tal compromisso em função do tempo exíguo, do convite até a audiência, para realocação de tais atividades.

Pela importância da matéria a diretora Julieta enviou um documento para ser lido na referida audiência com as considerações da Famed relativas ao futuro HE Ufpel/Ebserh. Destacou que:

“A Famed UFPel, composta pelos cursos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional, após debate interno, deliberou através do Conselho Departamental em reunião dia 23 de junho de 2021, manifestação favorável a manutenção do Novo Hospital Escola como Grande Porte (cerca de 360 leitos) conforme processo SEI/UFPEL 23.110.015886/2021-87”

“Em linhas gerais, a defesa, na nossa comunidade Famed, é de manter o Novo Hospital Escola com maior porte, com pelo menos 360 leitos previstos em projeto anterior aprovado em 2016. Mesmo com restrição de tamanho (30.000m2) para execução dos projetos arquitetônicos e complementares, entendemos ser necessário ampliar o olhar para as necessidades apontadas, no sentido de não comprometer a essência de um hospital universitário, que preza por uma formação em cenário prático compatível com as especialidades e peculiaridades de todos os cursos que se inserem no cenário hospitalar. Temos absoluta certeza que o maior quantitativo de leitos irá beneficiar diretamente toda a população de Pelotas e Região.”

Leia o documento na íntegra clicando AQUI .

Publicado em 17/03/2022, na categoria Notícias.