Coplan faz primeira reunião. Orçamento Participativo na pauta
O Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (Coplan) da UFPel fez sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (25), na Secretaria dos Conselhos Superiores, no Anglo. O momento histórico teve a presença, além dos conselheiros e dos seus suplentes, do reitor Pedro Curi Hallal, do vice-reitor Luís Amaral e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres.
O Comitê foi eleito em pleito realizado na semana passada e que teve ampla participação da comunidade. Na agenda do primeiro encontro, a dinâmica de funcionamento do órgão e uma primeira pauta enviada pela Gestão Central da Universidade, um Orçamento Participativo para 2020.
Em sua fala no começo da reunião, o reitor sublinhou a importância do momento, lembrando que o Coplan foi um dos pontos mais importantes durante a campanha eleitoral para a Reitoria. Ressaltou a necessidade de a Instituição ter um conselho para discutir seu futuro e que a ideia do Coplan surgiu do meio estudantil.
Hallal frisou também o fato de o Conselho ter uma composição mais equilibrada entre as categorias. Disse que é um órgão de assessoramento, para ter suas conclusões, pareceres e recomendações submetidos à Gestão ou aos Conselhos Superiores.
O reitor festejou a grande participação da comunidade na eleição da semana passada. “O Coplan começa a trabalhar com o amparo da grande votação da base”, observou Hallal. Ele afirmou que o Conselho não é da Gestão, ressaltando a autonomia do órgão.
Manifestaram-se também o vice-reitor e o pró-reitor de Planejamento, sobre o trabalho que estava iniciando. Após rodada de apresentações, os conselheiros conversaram sobre o funcionamento do órgão e sobre a proposta de Orçamento Participativo enviada pela Reitoria, que prevê a destinação de até R$ 1,2 milhões, recursos a serem alocados e executados no exercício de 2020.
Sobre o Coplan
O Coplan é uma instância consultiva e propositiva que tem por objetivo refletir e planejar o futuro da UFPel. Sua função é emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da Universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade. Além do grupo eleito, comporão o Coplan, ainda, um organizador e um membro externo à UFPel. O funcionamento do Conselho prevê a possibilidade de serem constituídos grupos de trabalho que debaterão temas específicos e emitirão pareceres.
Os encaminhamentos ao Coplan podem envolver investimentos em obras e estrutura física, alocação de recursos orçamentários, questões que envolvam duas ou mais unidades, gestão sobre espaço físico, apreciações sobre PDI e PDUs, planos de ação administrativos de interesse da comunidade e outras questões de planejamento, desenvolvimento e administração da UFPel.
Composição
Categoria Discente
Titular: Assucena Saldanha Maia Silvano (ICH)
Suplente: Gustavo Fonseca da Cunha (ICH)
Titular: Victor Hugo Santos de Oliveira (CENG)
Suplente: Larsson Fernandes dos Santos (CENG)
Categoria Docente
Titular: Eleonora Campos da Motta Santos (CEARTE)
Suplente: Marina Peres Bainy (FAMED)
Titular: Virgínia Mello Alves (IFM)
Suplente: Fábio Vergara Cerqueira (ICH)
Categoria Técnico-Administrativos em Educação
Titular: Anderson Simões Uria (PROGEP)
Suplente: Taís Ullrich Fonseca (GR)
Titular: Tânia Luiza Stigger Vieira (HE)
Suplente: Mariana Schardosim Tavares (GR)
Representações das Zonas
Zona Balsa-Porto
Titular: Tatiana Porto de Souza (discente, FAT)
Suplente: Liciane Oliveira da Rosa (discente, CENG)
Zona Capão do Leão
Titular: Denise dos Santos Colares de Oliveira (docente, CCQFA)
Suplente: Giovana Duzzo Gamaro (docente, CCQFA)
Zona Centro-Sul
Titular: César Dalmolin Bergoli (docente, FO)
Suplente: Luciano Ávila dos Santos (TAE, GR)
Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/04/25/coplan-faz-primeira-reuniao-orcamento-participativo-na-pauta/