John Wick 4 quebra recorde de bilheteria da franquia

Filme alcançou primeiro lugar em todos os mercados de lançamento e já acumula 95% de aprovação no Rotten Tomatoes

John Wick 4: Baba Yaga dá continuidade a saga em novo capítulo frenético da franquia estrelada por Keanu Reeves. – Foto: Reprodução/Lionsgate

Por Larissa Bruno / Em Pauta

Quase uma década após o lançamento do primeiro filme da saga, a estreia de John Wick 4: Baba Yaga, no dia 22 de março, ocupou o primeiro lugar nos 71 mercados onde foi inaugurado. O longa-metragem, que dá sequência a história do lendário assassino de aluguel estrelado por Keanu Reeves, recebeu 95% de aprovação no site de crítica especializada Rotten Tomatoes e já acumula cerca de US $272 milhões de bilheteria, o que corresponde ao maior faturamento da franquia até o momento.  

Conforme a produtora da série, o longa contou com a sua maior abertura pós-pandemia e, segundo informou, apenas nove franquias nos últimos 40 anos conseguiram estabelecer recordes de fim de semana de estreia com seu quarto filme e, dessas nove, apenas cinco superaram a obra antecessora nas bilheterias, como é o caso de John Wick 4.

Com quase três horas de duração, o filme alcançou a categoria “A” no CinemaScore e foi a produção mais cara da série, custando mais de US $100 milhões. O público do fim de semana de abertura do filme foi 69% masculino, enquanto 70% tinham mais de 25 anos, segundo a Variety.

Conforme o estudante de engenharia eletrônica, João Lucas Santos, de 25 anos, que foi às salas de cinema para assistir ao longa-metragem no final de semana de lançamento, a obra é um excelente filme de ação que entrega uma experiência emocionante e empolgante. Para ele, o principal aspecto apreciado foi o fato de que John Wick: Baba Yaga dá atenção aos detalhes. “A trama é bem construída e os personagens secundários são desenvolvidos de forma satisfatória. A ambientação do filme é única, com uma estética que vai do néon a belas construções clássicas que evocam uma atmosfera de um mundo secreto de assassinos. Além disso, a cinematografia do filme é excelente, com ângulos de câmera criativos e visuais impressionantes que acentuam a ação e o suspense. A trilha sonora complementa perfeitamente as cenas, aumentando a emoção e a adrenalina”. Ainda, destacou o fato de que Keanu Reeves é o grande destaque do filme, mas o roteiro, a direção e o restante do elenco também merecem elogios. “Definitivamente recomendo este filme para os amantes de ação e para aqueles que apreciam um cinema bem feito e emocionante”, concluiu.

John Wick 4: Baba Yaga dá continuidade a saga em novo capítulo frenético da franquia estrelada por Keanu Reeves. – Foto: Reprodução/Lionsgate

Conheça a franquia 

John Wick é uma sequência de filmes de suspense e ação neo-noir americana criada pelo roteirista Derek Kolstad e estrelada por Keanu Reeves. Nela, John Wick é considerado o melhor assassino do mundo em uma sociedade repleta de organizações criminosas influentes. Aposentado, o ex-assassino é forçado a voltar ao submundo do crime que havia abandonado devido a questões pessoas. 

De propriedade da Lionsgate, a franquia começou com o lançamento de John Wick (2014), seguido por duas sequências, John Wick: Chapter 2 (2017) e John Wick: Chapter 3 – Parabellum (2019) os filmes foram considerados sucessos de crítica e comercial, com um faturamento coletivo de mais de US $ 587 milhões em todo o mundo.

Os longas ficaram bastante populares devido às cenas de ação mirabolantes e muito bem fotografadas, misturando elementos de artes marciais e uso de armas de fogo. A combinação desses elementos na montagem cinematográfica é conhecida como Gun Fu ou Gun Kata e foi popularizada em Hollywood pelo diretor John Woo.

A qualidade das cenas de ação na franquia John Wick se devem muito a direção de Chad Stahelski e David Leitch – ambos dublês desde 1990 e artistas marciais, que participaram de projetos como Matrix e Atômica. Dessa forma, John Wick se tornou quase uma grife de “pancadaria de qualidade” em Hollywood.

O maior beneficiado e, ao mesmo tempo, contribuinte de tudo isso é Keanu Reeves. Dono de um carisma ímpar, o astro parece mais a vontade do que nunca no papel de John Wick. Com poucas falas, em sua maioria um amontoado de clichês, o astro marca presença com o corpo, valorizando o gestual nas cenas de calmaria e se entregando como nunca nas de pancadaria. Centro desse universo e uma das grandes razões para seu sucesso, ele se esbalda ao trazer humanidade a um personagem virtualmente sobrehumano. Característica fundamental para que cada missão pareça mortífera e seus riscos reais.

Após o sucesso mundial de bilheteria de John Wick 4: Baba Yaga, um quinto filme da franquia entrou em discussão pelo estúdio. Segundo o presidente da Lionsgate, Joe Drake, há interesse em realizar a produção, mesmo considerando o desfecho do último lançamento. Conforme informou ao site The Hollywood Reporter: “Há vontade e abertura. E você pode certamente interpretar o final de maneiras diferentes”. Mas ponderou que “todos vamos descansar um pouco aqui e depois pensar em ideias sobre, se há uma forma viável de continuar a história no quinto. Mas não há garantia”.

Embora o diretor Chad Stahelski e o ator Keanu Reeves, que interpreta John Wick, tenham afirmado que a produção seria o último filme, o fenômeno de bilheteria já está fazendo a ideia de uma continuação ser reconsiderada.

De todo modo, Reeves continuará a aparecer como John Wick em futuros projetos, inclusive no primeiro spin-off da franquia, intitulado ‘Ballerina’, que tem estreia prevista para o próximo ano. A Lionsgate também está considerando um prelúdio que exploraria eventos anteriores àqueles apresentados nos filmes.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...