Casal de artistas da UFPel realizam Demonstração de Cerâmica em Torno em Rio Grande

A demonstração aconteceu no Praça Shopping de forma aberta ao público onde puderam ver de perto o funcionamento do instrumento e saber mais sobre o processo de criação

Por Marianna Bertoldi / Em Pauta

Se você já assistiu ao filme Ghost – Do Outro Lado da Vida(1990), provavelmente já viu a cena onde Sam e Molly, os dois personagens principais, utilizam um torno de cerâmica. Na vida real, poucas pessoas têm essa oportunidade. Pensando nisso, e como uma forma de divulgar o trabalho artístico, uma atividade envolvendo dois artistas da UFPel foi realizada em Rio Grande na semana passada.

Na tarde da última quarta-feira, 05, a Demonstração de Cerâmica em Torno aconteceu no Praça Rio Grande Shopping, com a participação dos artistas Paulo Damé e Angélica Marques. Essa demonstração integrou a programação cultural do shopping para o Festimar e foi organizada pela loja Art’Evidência. Isabela, uma das funcionárias da loja, fez o convite ao seu cunhado e irmão para que realizassem a demonstração ao lado da loja de forma que todos aqueles que passassem pelos corredores do shopping pudessem ver. 

A demonstração foi feita utilizando um torno eletrônico. A modelagem em torno é uma das técnicas mais antigas e mais complexas na cerâmica. Paulo Damé é professor de cerâmica na Universidade Federal de Pelotas e explicou um pouco sobre a demonstração. “São práticas que desenvolvemos nos cursos de bacharelado e licenciatura de Artes Visuais na UFPel”, disse o artista.

Casal de artistas Paulo e Angélica, e as artesãs da loja Art Evidência, Isabela e Carla. – Foto: Marcos Jatahy

“Acho perfeita essa possibilidade do público ter acesso às artes”, comentou a artista e mestranda em Artes Visuais, Angélica Marques. “Para nós, é um prazer estar aqui podendo dividir um pouco da arte em cerâmica com o público”, disse a respeito da atividade desenvolvida nos corredores do Shopping Praça. Atualmente, Angélica ministra oficinas de torno cerâmico e vidrados de cinza em projetos de extensão da UFPel. 

Enquanto a demonstração acontecia, os artistas também expuseram algumas peças feitas por eles anteriormente. Tanto Paulo, como Angélica, estavam abertos ao diálogo para tirar as dúvidas sobre essa forma de arte para todos que perguntassem. Segundo a artista, a confecção completa de uma peça leva em torno de 1 semana até poder ser entregue. 

O processo de criação do casal é 100% artesanal. Eles criam a argila de forma natural, depois usam o torno em sua casa, colocam no forno à lenha de 12h a 19h, utilizam tintas feitas por eles mesmo com o reaproveitamento das cinzas do fogo e terminam os últimos passos para a criação das peças.

O Festimar foi um festival realizado pela CDL do Rio Grande e São José do Norte, que contou com atrações culturais, gastronômicas, esportivas e religiosas abertas à comunidade. O evento iniciou no dia 30 de março, com fim em 9 de abril e teve a parceria da Prefeitura do Rio Grande e Prefeitura de São José do Norte. 

Comentários

comments

Você pode gostar...