Mudança Climática afeta mais de 60 municípios maranhenses

Dos 217 municípios do Maranhão, 64 já decretaram situação de emergência devido à chuva

Por Yasmin Arroyo / Em Pauta

Desde março, o Maranhão sofre com inundações que não cessam. Pelo menos 64 municípios, dos 217 do estado, declaram-se em situação de emergência. São mais de 35.800 famílias afetadas pela chuva e pelo menos 7,7 mil desalojadas. As informações são do Corpo de Bombeiros do estado e a situação integra-se à mudança climática acelerada por ações humanas.

Muitas comunidades dessa região nordestina estão isoladas. São inúmeros rios, riachos e açudes transbordados. Uma das cidades mais prejudicadas é Trizidela do Vale, que foi levada à antecipação das férias dos estudantes de julho para abril, porque cinco escolas estão alagadas e outras sete servem de abrigo no momento.

O que são as mudanças climáticas?

O professor e geógrafo João Bosco Pupin, de Batatais(SP),  explica: “O problema discutido nas conferências de clima é o aumento dos poluentes que afetam o efeito estufa com o aceleramento. Os gases do efeito estufa acelerados fazem com que o clima do planeta aumente demais. Os mesmos problemas acontecem frequentemente devido à ação humana. Nessas conferências, pede-se a redução de  5% da emissão de dióxido de carbono. Acontece que a sociedade é capitalista ao extremo e não quer frear. Para o problema ser sanado tem de ser no coletivo, evidentemente, mas começar pelas ações desenvolvidas. As novas fontes energéticas não poluentes são uma solução”.

Os 17 objetivos da ODS11 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). – Foto: Reprodução/IUS

Você já pensou em substituir a carne por outras fontes de proteína, mesmo que em um dia na semana? Ou substituir meios de transporte poluentes à bicicleta? É imprescindível que a sociedade desenvolva hábitos mais sustentáveis. A ONU tem um projeto de desenvolvimento sustentável baseado em 17 objetivos para “Transformar Nosso Mundo”. Os objetivos são apelos às comunidades de todos os países a fim de ” promover a prosperidade e, ao mesmo tempo, proteger o planeta”. Conheça-os abaixo:

ODS 1 Erradicação da pobreza: acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
ODS 2 Fome zero e agricultura sustentável: acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
ODS 3 Saúde e bem-estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
ODS 4 Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS 5 Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
ODS 6 Água potável e saneamento: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
ODS 7 Energia limpa e acessível: garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
ODS 9 Indústria, inovação e infraestrutura: construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
ODS 10 Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS 11 Cidades e comunidades sustentáveis: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
ODS 12 Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
ODS 13 Ação contra a mudança global do clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS 14 Vida na água: conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
ODS 15 Vida terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
ODS 16 Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS 17 Parcerias e meios de implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Enquanto providências de sustentabilidade não forem tomadas, outras de emergência serão . Exemplo disso é a criação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Vítimas das Chuvas que o estado do Maranhão criou em março deste ano. Entre as ações imediatas estão a distribuição de cestas básicas para as famílias atingidas e quentinhas da rede de Restaurantes Populares. Também há envio de kits de conectividade e emissão de documentos, além do aluguel social para famílias desabrigadas em 20 municípios. Foram R$ 3,8 milhões repassados do Governo Federal para ajuda aos municípios. Não é chuva de verão.