Estudantes do curso de Nutrição conversam com pelotenses para promover vida saudável

Por Nathianni Gomes

Estudantes de Nutrição da UFPEL em ação no Mercado Público. Imagem: Nathianni Gomes

Na tarde de sexta-feira (18), estudantes de Nutrição da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizaram uma ação que compõe o Seminário sobre Práticas Alternativas em Alimentação e Nutrição. No Largo do Mercado Público, expuseram para a população a importância da alimentação saudável e opções de refeições com alimentos orgânicos.

O Seminário sobre Práticas Alternativas em Alimentação e Nutrição é um projeto de ensino da Faculdade de Nutrição da UFPel que visa gerar conhecimento a respeito de alternativas alimentares, com ênfase em alimentos orgânicos e agroecológicos. Para tanto, os estudantes participam de reuniões, seminários e visitas técnicas, como esta, no Mercado Público.

Marina Penadez (18), estudante do segundo semestre de Nutrição, explicou a ação realizada na tarde de sexta. “Estamos abordando principalmente a questão de gordura trans, sódio e açúcar, o que é e o que fazem ao organismo”, disse, enquanto mostrava exemplos da quantidade de açúcar e sódio existentes em alguns alimentos industrializados.

Com banners informativos, folders sobre a profissão do nutricionista e exemplos de lojas de alimentos orgânicos, os estudantes conversaram com a população a respeito da alimentação saudável. Eles também abordaram os lanches fit, que somente mascaram o açúcar existente, e alimentos processados e embutidos.

A estudante Nathalia Diniz (18), também do segundo semestre, enfatizou a importância dos alimentos in natura: “alimentos como fast food, por mais práticos que sejam, são prejudiciais a longo tempo. Por exemplo, o AVC é causado pelo entupimento de artérias, devido a esse excesso de gordura, de sódio”.

A ação introduziu o assunto para várias pessoas que passavam pelo Largo do Mercado, como Alzenira de Oliveira, de 49 anos. “Nós somos leigos nessas coisas, aqui ganhei umas dicas das meninas. Mas, mesmo assim, elas me encaminharam para uma nutricionista”, relatou.

A iniciativa também foi importante para a estudante de química forense Kelen Goulart, de 42 anos, acompanhada da filha, que tinha um trabalho de escola sobre alimentação saudável. Assim, Kelen viu a oportunidade de mostrar à pequena a prática com futuras profissionais: “no ambiente escolar, ela pode achar que é só para a prática da escola e aqui ela vê que não é só isso”, concluiu.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde Brasil, é aconselhável limitar o consumo de açúcares para menos de 50g (cerca de 12 colheres de chá) e manter o consumo diário de sal abaixo de 5g, para prevenir hipertensão e AVC. Além disso, a entidade alerta para a necessidade de uma dieta saudável com frutas, legumes, verduras, grãos, cereais e com preferência às gorduras não saturadas, encontradas em peixes, nozes e azeites.

É importante ressaltar: para iniciar qualquer dieta, é necessário o acompanhamento de um profissional nutricionista, que determinará a quantidade necessária de alimentos para nutrir cada indivíduo. As ações realizadas pelos estudantes de Nutrição são destinadas ao esclarecimento sobre os riscos de alimentos industrializados e à promoção de uma vida mais saudável através de alimentos agroecológicos.