O OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte é um Grupo de Pesquisa (UFPel/CNPq) que se constitui num espaço acadêmico de investigação, reflexão, produção e intercâmbio de saberes/fazeres provenientes das diferentes formas de expressão da cultura, apreendidas a partir dos mais diversos matizes e procedências.
Nesse sentido, são interesses concomitantes do grupo a articulação de conhecimentos entre artistas, pesquisadores, educadores e educandos, mestres da cultura popular, gestores culturais e demais agentes envolvidos com as áreas mencionadas, bem como temas da ordem contemporânea associados às questões de gênero, etnia.
É mister destacar que o OMEGA prioriza uma visão simbólica holística que evidencia um olhar temporal simultaneamente sincrônico e diacrônico, no intuito de compreender e valorizar os saberes/fazeres artísticos e educativos e memórias individuais e coletivas (existência singular-plural) enquanto movimento de conexão entre passado, presente e futuro e suas possibilidades e desdobramentos.
https://wp.ufpel.edu.br/omega/
Linhas de Pesquisa:
Processos artísticos e educacionais na contemporaneidade – Interessa-se por estudos disciplinares, inter e transdisciplinares focados na investigação, registro, difusão, análise, problematização, criação, fruição a partir de temáticas orientadas por um olhar reflexivo que transita entre as noções de artes, corpo, dança, cena, educação, docência, cultura, gênero e tecnologia.
Teoria, Memória e Culturas Populares – Interessa-se por estudos disciplinares, inter e transdisciplinares focados na construção de saberes/fazeres que se articulam mediante processos de investigação filosóficos, estéticos, sociais, historiográficos e antropológicos sobre as artes, as culturas, as memórias, os fatos folclóricos, as sociedades e seus múltiplos desdobramentos.
PROJETOS DA DANÇA VINCULADOS AO OMEGA
ASPECTOS HISTÓRICOS DA DANÇA NO RIO GRANDE DO SUL
O presente projeto surge da necessidade de dar visibilidade para as questões relacionadas à dança no estado do Rio Grande do Sul. Há na história da dança no Estado, apesar da longa prática dessa arte, lacunas muito grandes no que diz respeito às organizações, principais personagens e o ideário que sustentou sua existência. A proposta é a de escrever essas histórias com vistas ao seu registro e análise das suas características neste, considerando as diferentes contexturas desde os galpões, os palcos até os espaços alternativos, no período contemporâneo.
Nome da coordenadora: Profª Drª Carmen Anita Hoffmann
Contato: carminhalese@yahoo.com.br
TENDÊNCIAS EPISTEMO-METODOLÓGICAS DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM ARTES CÊNICAS
O interesse pela temática nasce de pesquisa de doutorado (defendida em 2013, no PPGAC/ UFBA, na qual foram estudadas teses em Artes Cênicas). Nesse contexto, desde 2010, desenvolvemos projeto de pesquisa cadastrado na UFPel e, após a conclusão da referida tese, inclusive já publicada em livro, a investigação vem sendo desenvolvida no âmbito do estudo sobre as produções em eventos científicos do campo bem como na produção dos TCCs, monografias de especialização e dissertações de mestrado dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Artes da UFPel. Trata-se de proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise e a coleta de dados tem envolvido, além das produções acadêmicos mencionadas, anais de eventos científicos bem como normativas que regem as publicações destas produções. Interessa-nos: 1) explorar e descrever especificidades relativas à produção acadêmica no campo; 2) identificar que quadros teóricos e escolhas metodológicas estão presentes nas produções; 3) apontar panorama de parte da(s) tendência(s) de reflexão epistemo-metodológicas na produção do conhecimento em Artes, e mais especificamente em Artes Cênicas; 4) Refletir sobre como vem sendo metodologicamente denominadas, orientadas e avaliadas produções artísticas em instituições universitárias brasileiras e de outros países que oferecem formação em Artes, da graduação ao Doutorado; 5) Favorecer a identificação de estratégias a serem compartilhadas inter institucionalmente e inspirar reorganizações institucionais para reconhecimento, legitimação e incentivo à produção artística; e 6) Apontar se tais escolhas apresentam modelo epistemológico não-cartesiano para pesquisas em Artes. Além disso, o estudo oportuniza a ação autoreflexiva no que tange à atuação docente no desempenho da função de orientador. Trata-se de proposta investigativa orientada pelos procedimentos metodológicos característico de Estudos de Caso e investigações de Metanálise e a coleta de dados tem envolvido, além das produções acadêmicos mencionadas, anais de eventos científicos bem como normativas que regem as publicações destas produções.
Nome Coordenadora: Profª Drª Eleonora Campos da Motta Santos
Contato: eleonoracamposdamottasantos2@gmail.com
ENSINO CONTEMPORÂNEO DE DANÇA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PEDAGOGIAS POSSÍVEIS
O projeto aborda a produção de conhecimento e processos de ensino e aprendizagem da Dança na escola contemporânea brasileira em relação a movimentos artísticos para além do ambiente escolar. Com ênfase no território sul-rio-grandense, numa perspectiva dialógica com professoras e professores de Dança em atuação, as ações do projeto visam tecer vivências baseadas em uma perspectiva colaborativa e a/r/tográfica, investigar processos de ensino e aprendizagem e compartilhar práticas pedagógicas em Dança na Educação Básica. O Projeto foi criado em 2016 e desde lá desenvolve ações e publicações relacionadas à docência em Dança na Educação Básica.
Nome do Coordenador: Profª Drª Josiane Franken Corrêa
Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza
Contato: pedagogiaspossiveis2020@gmail.com
Site institucional do projeto: https://wp.ufpel.edu.br/ensinodedanca/
Perfil do Projeto no Instagram: @pedagogias.possiveis
TATÁ – NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO
Nome da Coordenadora: Profª Drª Maria Fonseca Falkembach
Contato: mariafalkembach@gmail.com
http://grupotata.blogspot.com/
https://dramaturgiadocorpo.blogspot.com/
POÉTICAS POPULARES NA CONTEMPORANEIDADE
O projeto de pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade procura investigar noções epistemológicas e processos artísticos e educativos em torno dos campos abarcados pelas artes populares no contexto atual, de modo a problematizar conceitos como Tradição, Memória, Cultura Popular, Folclore e Parafolclore, bem como seus possíveis atravessamentos. Também é interesse do projeto propor e analisar Práticas Experimentais e Metodologias Criativas em Artes Populares, articulando-se através de perspectivas que protagonizem o papel do corpo, da dança, do folclore e das tecnologias no cenário contemporâneo.
Nome do Coordenador: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus
Contato: thiagofolclore@gmail.com
LABORATÓRIO DE DECOLONIALIDADE EM AÇÕES E INVESTIGAÇÕES ARTÍSTICAS (LADAIA)
Tendo como foco temático a decolonialidade, desobediências epistêmicas e a descolonização dos saberes engendradas na performance, o Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas (LADAIA) visa promover ações e investigações artísticas e pedagógicas no âmbito das Artes Cênicas, estimulando o campo de conhecimento ao exercício da pesquisa/criação e ensino das artes a partir de epistemologias do sul, decoloniais, anticoloniais, contracoloniais, descoloniais, afrodiaspóricas, indígenas, afrocêntricas, latinas e interssecionais. Em especial os saberes/fazeres do corpo em práticas performáticas de motriz cultural afro-ameríndias. Este projeto alinha-se as prerrogativas da Lei 11.645/08 (LDB) através da pesquisa e extensão acerca de temas que orbitam em torno do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação.
Nome do Coordenador: Prof. Me. Manoel Gildo Alves Neto
Contato: manoelalvesrso@hotmail.com
ladaiaufpel@gmail.com
Perfil do Projeto no Instagram: @ladaia.ufpel
L.U.A. (LABORATÓRIO UBUNTU AFETO/ARTE/AFRODIASPÓRICAS/AMÉRICAS)
Este projeto de pesquisa se refere as danças afrodiaspóricas, latinas e estadunidenses conectadas direta e indiretamente a Cultura Hip-Hop, assim como suas reverberações nas Américas a partir da filosofia africana “Ubuntu”. Propõe investigações sobre os processos artísticos e educacionais na contemporaneidade fomentando a reflexão sobre as epistemologias do sul, decoloniais e afrodiaspóricas. Compreende a aprendizagem como processos não lineares, auto‐organizados, que podem frequentemente mudar em razão dos estímulos recebidos sejam de outros artistas ou pelo ambiente onde o indivíduo se insere. Visa investigar a estética e técnica destas danças, que atualmente habita espaços undergrounds, grupos independentes, ensino formal, ensino informal, universidades, entre outros. Alinha-se as prerrogativas da Lei 11.645/08 (LDB) acerca de temas que orbitam em torno do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e; do Projeto de Lei 376/2021, que declara de relevante interesse cultural estadual a “Cultura Hip- Hop” em todas as suas manifestações no Estado do Rio Grande do Sul.
Nome da coordenadora: Profa. Dra. Ana Cristina Ribeiro Silva
Site Institucional do Projeto: https://wp.ufpel.edu.br/lua/
Perfil do Projeto no Instagram: @lua.ufpel
ANTROPOFAGIAS NO CORPO E NAS ARTES DA CENA
Esta pesquisa desenvolve ações que promovem estudos avançados sobre a antropofagia no corpo e na cena. O trabalho tem como característica fundamental a abordagem practice as research (NELSON, 2013). Portanto, se dedica à produção de conhecimento por meio de estudos teóricos em ressonância com a produção em arte. Isso envolve a criação de espetáculos, performances, oficinas, palestras-performances, entre outras ações.
Nome da coordenadora: Profa. Dra. Alexandra Dias
Perfil do Projeto no Instagram: @antropofagias
DANÇAR A2 PELOTAS
O Dançar A2 Pelotas é um projeto de extensão vinculado ao Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), criado em 2023 pela professora Dra. Flávia Nascimento. Com foco nas danças de salão — como forró, samba de gafieira, bolero e tango — o projeto visa atender a uma demanda cultural da comunidade pelotense, oferecendo aulas gratuitas abertas ao público. A iniciativa parte do reconhecimento das danças de salão como manifestações significativas da cultura local e nacional, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre universidade e sociedade. Mais do que uma oferta assistencialista, o Dançar A2 Pelotas busca integrar profissionais atuantes na cidade, valorizando seus trabalhos e potencializando a procura por essa modalidade artística nas escolas e academias locais. A proposta compreende a extensão universitária como uma forma de inovação social, ao promover o bem-estar e a resolução de problemas sociais por meio da articulação entre diferentes saberes. O projeto também é espaço de formação para os estudantes de graduação em Dança, que atuam como monitores, apoiando os professores nas aulas e adquirindo experiência pedagógica. Os monitores participam de capacitações técnicas com profissionais experientes e têm oportunidade de integrar ações de pesquisa desenvolvidas dentro do projeto.
Todas as informações e atualizações do projeto podem ser acompanhadas através do instagram: @dancara2pelotas
Nome da coordenadora: Profª Drª Flávia Marchi Nascimento
Contato: fmnascimento101@gmail.com
CIBERDANÇA: estrutura, organização e dinâmica na Cibercultura
No cenário social contemporâneo nos deparamos com a produção e a distribuição de uma infinidade de produtos audiovisuais com os mais variados temas veiculadas a plataformas virtuais. Como resultado, sites de redes sociais (SRS) que suportam estes vídeos, bem como a sua distribuição – como o Youtube, Facebook, Vimeo, DailyMotion, Veoh, Twitch, etc. – crescem e conquistam cada vez mais novos adeptos que passam não apenas a incorporar a prática diária de visualização destes conteúdos audiovisuais, como também a sua constante construção e circulação nos SRS. Entre estes vídeos, encontramos produtos audiovisuais que contemplam a Ciberdança. Entendida aqui como sendo toda dança que é reproduzida na e para a Rede, necessitando da mediação da internet para ocorrer, a Ciberdança se caracteriza por ser proveniente das imbricações tecnológicas que “modificaram de forma contundente o cenário da dança tecnologizada e este fenômeno não é atemporal: a complexidade do mundo atual é responsável pelo surgimento destas tecnologias, ao mesmo tempo, que é fruto delas” (WOSNIAK, 2013, p. 192). Assim, a Ciberdança parece não apenas ter uma estrutura particular – desde a coreografia, a relação do corpo e do bailarino, o “palco” onde ocorre, a simbiose com as tecnologias e o seu público virtual), como também depende de uma organização social proveniente das redes sociais online para produzir sentido e valores sociais que a caracterizarão. Com base nisso, a pesquisa visa compreender e discutir a Ciberdança dentro do contexto social da Cibercultura, focando a sua estrutura (enquanto arte), sua organização (enquanto rede de pessoas) e sua dinâmica (proveniente dos sentidos produzidos). Ou seja, parte-se de que (1) há uma transformação do formato tradicional da dança que encontra novos lugares para se reconstruir e significar (estrutura), (2) modificando a relação entre público e artista justamente pela ação das redes sociais e seus suportes que oferecem novas possibilidades (organização). Com isso, (3) novos valores, novas identidades, novas significações são produzidas e potencializadas (dinâmica), capazes de caracterizar uma nova forma de arte peculiar e característica da sociedade atual.
Como objetivos específicos, foca-se em:
(1) Entender como se dá a estrutura da Ciberdança e as modificações que ela obteve para o desenvolvimento do seu formato atual;
(2) Verificar como as redes sociais e os SRS atuam na Ciberdança, agindo tanto sobre a sua organização como na sua estrutura;
(3) Analisar os sentidos (re)produzidos a partir de sua circulação no ciberespaço, compreendendo, assim, sua ação e transformação social.
Buscar a compreensão da dança no contexto da Cibercultura é também compreender o seu imaginário, a desmaterialização, as novas possibilidades textuais, a interatividade e a difusão e circulação de informações (LEVY, 2003). Há um outro sentido de corpo e de tecnologia que precisa ser percebido e compreendido, assim como se dá a relação entre estas duas partes, capaz de “transformar o conhecimento existente em um novo e inusitado” (SANTANA, p. 78). Assim, mais do que perceber o movimento de adaptação da dança no ciberespaço, ou mesmo do suporte e tecnologias envolvidas, é essencial focar as relações sociais que (re)significam e se apropriam dos sentidos, caracterizando a Ciberdança.
Nome da coordenadora: Profª Drª Rebeca Recuero
Site institucional do projeto: https://wp.ufpel.edu.br/praciber/
TURNO 2: pesquisa e criação artística
Este projeto de pesquisa busca promover estudos avançados sobre a dança em corpos maduros, focando em bailarinos com média de idades entre 40 e 60 anos e utilizando como técnica de base o ballet clássico em atravessamentos com outras possibilidades cênicas e coreográficas. O projeto tem uma abordagem metodológica de pesquisa guiada pela prática, a qual será desenvolvida pelo imbricamento no processo criativo em dança. Para isso, serão realizados estudos teóricos junto à pesquisa artística, na busca de construir processos criativos que resultem em composições coreográficas, fomentando a criação em dança nos diferentes corpos disponíveis para a ação proposta. Ao longo da pesquisa, pretende-se desenvolver a criação de um grupo de estudos teórico-prático, a montagem e realização de espetáculos ou obras coreográficas, a produção de escritas inéditas, além de ações diversas de compartilhamento da pesquisa.
Nome da coordenadora: Profª Drª Daniela Llopart Castro
NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL (NUFOLK)
Coordenador: Prof. MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA e Profa ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA
O Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK é um projeto de extensão universitária do Centro de Artes que foi criado em 2010 e se caracteriza por oportunizar a vivência, investigação, promoção, educação e difusão das artes populares e do folclore por meio de diferentes estratégias, parcerias e possibilidades de inserção comunitária e que fomenta e desenvolve também o intercâmbio cultural com agentes e coletivos locais e com organizações do Brasil e exterior, bem como atua em prol da valorização da cultura popular nacional na sua perspectiva de patrimônio cultural imaterial. O NUFOLK configura-se como um projeto complexo que tem se consolidado como referência através das distintas iniciativas que lidera e participa, desempenhando papel importante como articulador das pautas inerentes à cultura popular e ao folclore, o que ocorre por meio de iniciativas de democratização de acesso e descentralização como oficinas, cursos, aulas abertas, workshops, palestras, web conferências, entre outras múltiplas atividades e eventos diversos, dentre os quais se destaca a Semana do Folclore, realizada anualmente em Agosto. Como forma de fortalecer e ampliar o trabalho extensionista do NUFOLK e qualificação de sua atuação junto aos públicos com os quais atua e poderá atuar, o projeto trabalha
em parceria com outros segmentos acadêmicos como o Laboratório de Artes Populares Integradas – LAPIS (projeto de ensino), o Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas – FIFAP (evento de extensão) e o Observatório de Culturas Populares (grupo de pesquisa), entre outros, além da interlocução com disciplinas acadêmicas do currículo obrigatório e complementar, articulando o trinômio ensino-pesquisa- extensão, e instituições parceiras de dentro e fora de Pelotas.
Contato: nufolk@ufpel.edu.br
Site do Projeto: https://wp.ufpel.edu.br/nufolk/
Mediação cultural, educação estética e processos educacionais em Arte
Coordenador: Prof. MARCO AURELIO DA CRUZ SOUZA
O projeto de pesquisa “Manifestações Populares Tradicionais Não-Hegemônicas do e no Rio Grande do Sul: segunda fase de estudos” é um desdobramento da pesquisa “Folguedos e danças folclóricas marginais do e no Rio Grande do Sul”, iniciado em 2014, cuja a primeira etapa foi finalizada em 2020.
A presente investigação encontra-se vinculada ao Núcleo de Folclore e Culturas Populares – NUFOLK da UFPel, este fundado em 2010 no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. O estudo nessa segunda fase procura investigar noções epistemológicas e processos artísticos e educativos em torno dos campos abarcados pelas artes e culturas populares no contexto atual do estado, de modo a problematizar conceitos como Tradição, Memória, Cultura Popular, Folclore, bem como seus possíveis atravessamentos. Também é interesse do projeto propor e analisar Práticas Experimentais e Metodologias Criativas em Artes e Culturas Populares, articulando-se através de perspectivas que protagonizem o papel do corpo, da dança, do folclore no cenário contemporâneo.
O presente projeto comporta uma investigação científica cujo interesse é mapear, registrar, aprofundar e difundir as expressões populares de folguedos e danças do Rio Grande do Sul que escapam à cultura hegemônica, mas que se constituem como espaços e linguagens tradicionais representativos da cultura popular do Estado do Rio Grande do Sul.
A ação visa realizar um diagnóstico de coletivos culturais tradicionais não hegemônicos do RS e se dará por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo.
