Projeto recebe presentes de Elaine Fossa

Agradecemos dona Elaine Fossa (filha do Humberto Fossa, antigo pesquisador do Boizinho) pelos livros doados para o nosso acervo e presente de um chaveiro para o NUFOLK.

Agradecemos cada momento vivido!

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em Projeto recebe presentes de Elaine Fossa

Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul

No dia 17/02/2024 houveram momentos de trocas dos professores e pesquisadores e dos bolsistas com a família e organizadores do Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul, o que foi muito enriquecedor para a nossa pesquisa de campo, financiada pela Fapergs

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul

NUFOLK realiza pesquisa em Encruzilhada do Sul

No último final de semana, o projeto realizou uma pesquisa etnográfica a cidade de Encruzilhada do Sul, projeto financiado pela Fapergs. Foram os professores e pesquisadores Marco Aurélio e Thiago Amorim, juntamente dos bolsistas do projeto Nathanael Peres e Yago Rodrigues e o convidado Pedro, que nos ajudou nos registros desta pesquisa.

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em NUFOLK realiza pesquisa em Encruzilhada do Sul

NUFOLK inicia o ano em uma nova fase do projeto

O Núcleo de Folclore e Cultura Populares – NUFOLK está iniciando o ano em uma nova fase do projeto nomeada: Manifestações Populares Tradicionais Não-Hegemônicas do e no Rio Grande do Sul: segunda fase de estudos sob a coordenação dos professores Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza e Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus.

O novo ciclo de trabalho inicia com um novo material com 3 notebooks, impressora, 2 HD externo e 2 cartões de memória para nossos bolsistas e o preparo para a primeira viagem de campo, com o apoio financeiro da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS. Acompanhem a gente nessa nova etapa e novos momentos!

Publicado em Notícias | Com a tag , | Comentários desativados em NUFOLK inicia o ano em uma nova fase do projeto

NUFOLK em parceria com Abambaé em Uruguai

O Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel em parceria com a Companhia de Danças Brasileiras – ABAMBAÉ realizou uma viagem turnê internacional para Uruguai, estando presente no evento Reecontrarte 2023, na Ciudad Del Plata entre os dias 14  19 de novembro.

Durante estes período, ocorreram apresentações de quadros com danças específicas de regiões, como danças do centro (engenho-de-maromba e siriri mandaia), danças do norte (carimbo, maçariquinho, síria e xote bragantino) e danças do nordeste ( defumação, representação dos orixás , oferenda a iemanjá, homenagem ao nosso senhor do bonfim e afoxé). Também executou-se diferentes tipos de oficinas (Oficina de dança de salão; Oficina dos doces finos e coloniais de Pelotas; Oficina de danças afros brasileiras; Oficina de danças do boizinho),  passeios e festas com toda a comunidade presente. Trazendo assim  muita energia, dança e brasiliedades para estes momentos.

Confira aqui alguns registros da viagem:


 

 

Publicado em Artes Populares, Dança, eventos, Notícias | Com a tag , , , | Comentários desativados em NUFOLK em parceria com Abambaé em Uruguai

ABAMBAÉ COMPANHIA DE DANÇAS BRASILEIRAS


A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras nasceu na cidade de Cruz Alta, RS, no ano de 2005 e no ano de 2008 tranferiu-se para Pelotas. Atualmente é coordenado pelo professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, docente do Curso de Dança da UFPel. No ano de 2010, ingressou na UFPel e criou o projeto de extensão na Universidade Federal de Pelotas intitulado NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel. A partir deste momento, as trajetórias da Abambaé e do NUFOLK passam a se cruzar nos processos de pesquisas realizados, processos compositivos, ações de extensão, criação de eventos, produções acadêmicas, reforçando a relação da universidade com a comunidade, culminando com a criação do FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas.
Seus integrantes são, em sua maioria, estudantes universitários, professores ou profissionais formados inicialmente em dança pela Universidade de Cruz Alta e, posteriormente, pela Universidade Federal de Pelotas, na cidade de Pelotas.
Embora oriundo do Sul do Brasil, esta companhia propõe-se em criar trabalhos artísticos com versões comprometidas com as tradições das expressões nacionais de diversas regiões do país, divulgando seus trabalhos de pesquisa por meio de obras artísticas e publicações acadêmicas e compartilhando com o público um pouco da diversidade cultural do Brasil.
A Abambaé tem participado de diversos eventos, festivais e encontros internacionais em países como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru, e também tem tido seu trabalho divulgado em outros continentes como Europa e Ásia, através da atuação de seus integrantes em Portugal, Suécia e Emirados Árabes.
Nessa noite, a Abambaé apresentará um quadro de 3 coreografias da Região Norte do Brasil com as danças do Siriá, Carimbó e Maçariquinho. O elenco artístico desta noite está composto por: Marco Aurelio Souza, Nathanael Peres, Yago Rodrigues, Beliza Gonzales, Ludmila Coutinho e Caroline Paz. Desejamos que tenham um lindo espetáculo.

Publicado em Cultura Popular, Dança, eventos, Notícias | Comentários desativados em ABAMBAÉ COMPANHIA DE DANÇAS BRASILEIRAS

1° Encontro Catarinense das Danças Populares

Nosso Professor, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares participou do 1° Encontro Catarinense das Danças Populares realizado nas cidades de Itajaí e Florianópolis SC nos dias 25 e 27 de Agosto.

Tendo a presença como palestrante sobre o tema “O ensino das danças tradicionais no contexto da educação formal” e como participante dos programas ao vivo do evento.

Publicado em Artes Populares, Dança, eventos | Com a tag , , | Comentários desativados em 1° Encontro Catarinense das Danças Populares

Mais uma Semana do Folclore e Culturas Populares realizada pelo NUFOLK

Concluímos a nossa 12ª Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK com todas nossas r realizadas com sucesso, tendo o intuito de comemorar e valorizar o Dia Mundial do Folclore com nossos professores, bolsistas, convidados , alunos e a comunidade.

Confira aqui alguns registros dos nossos momentos desta celebração:

19/08 Sábado: Oficina de Brincadeiras tradicionais e caçada ao Saci – Rose Miranda

21/08 Segunda – feira:  Roda de  conversa: Ensino de danças populares e tradicionais hoje – Carmen Anitta Holffmann.

 

 

 

 

22/08 Terça – feira: Oficina de Danças Gaúchas de Salão – Nathanael Peres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23/08 Quarta – feira: Oficina de Danças Negras – Mayson Gonçalves

 

 

 

24/08 Quinta – feira: Oficina dos Saberes Folclóricos na escola – Ana Carolina Freitas

 

 

 

 

!VIVA O FOCLORE E AS CULTURAS POPULARES!

 

Publicado em Artes Populares, Cultura Popular, Dança, eventos, Notícias, Semana do Folclore | Com a tag , , , , | Comentários desativados em Mais uma Semana do Folclore e Culturas Populares realizada pelo NUFOLK

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA NOSSA 12ª SEMANA DO FOLCLORE E CULTURAS POPULARES

Nossa programação para a 12a Semana do Folclore e Culturas Populares está pronta e esperando vocês, confira os dias e venha celebrar conosco!!!

Publicado em Artes Populares, eventos, Notícias, Semana do Folclore | Com a tag , , , | Comentários desativados em CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA NOSSA 12ª SEMANA DO FOLCLORE E CULTURAS POPULARES

Encontro de preparação da 12ª Semana do Folclore e Cultas Populares

O Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK está desenvolvendo  em seus encontros semanais a preparação para a 12ª Semana de Folclore e Culturas Populares que terá inicio dia 21/08 (Segunda – feira) com muitos momentos e atividades imprescindíveis.

Fiquem atentos para mais informações!

Publicado em Cultura Popular, eventos, Notícias | Com a tag , , , | Comentários desativados em Encontro de preparação da 12ª Semana do Folclore e Cultas Populares