1° dia da Semana do Folclore e Culturas Populares

Neste dia 22 de agosto, Dia Mundial do Folclore, iniciou-se mais uma Semana do Folclore e Culturas Populares. Além da abertura da semana, este dia contou com um ritual de oferendas em agradecimento a Mãe-Terra. E para finalizar o dia ocorreu um rito de Danças Circulares facilitado pela professora Eliane Pederzolli. Abaixo segue um texto informativo sobre esse ritual de Celebração.

Dia 1° de agosto geralmente é comemorado o Dia da Pachamama, um ritual de celebração para agradecer à mãe-terra na cultura dos nossos povos originários do nosso continente, principalmente os andinos. Os rituais desta tradição foram se transformando ao longo do tempo e se adequando de acordo com cada comunidade. Existem dois tipos de cerimônia, nas casas com oferendas particulares, ou nas comunidades onde a cerimônia é liderada por sacerdotes andinos ou pessoas idosas. A realização deste ritual acontece da seguinte forma: um buraco é aberto na terra destinado às oferendas para Pachamama, normalmente são colocados alimentos, flores e água. A defumação também é muito importante nesta celebração já que está ligada a purificação. Este que este ritual ecumênico que está ligado à conexão entre o ser humano e o universo.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em 1° dia da Semana do Folclore e Culturas Populares

Dia 22/08/2022 começa a 11° Semana do Folclore e Culturas Populares, confira a programação

Neste ano de 2022, a Semana do Folclore e Culturas Populares retorna com diversas atividades presenciais, confira:

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Dia 22/08/2022 começa a 11° Semana do Folclore e Culturas Populares, confira a programação

Projeto FOLK-COVID divulga seu Relatório de Pesquisa

O Projeto Unificado com ênfase em pesquisa “FOLK COVID: Diagnóstico Internacional sobre os Impactos da Pandemia do Covid-19 em Contextos Folclóricos”, sob a coordenação dos Professores Carmen Anita Hoffmann, Marco Aurelio Souza e Thiago Amorim, divulgou o Relatório da Pesquisa desenvolvida.

Para acessar as informações, acesse:

FOLK-COVID: estudo divulga relatório da pesquisa desenvolvida sobre os impactos da Pandemia em eventos folclóricos

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Projeto FOLK-COVID divulga seu Relatório de Pesquisa

Corporeidades Latinoamericanas no Projeto Pedagogias Possíveis

Na próxima sexta-feira, 03/12/2021, às 13h30, o Projeto Pedagogias Possíveis realizará um encontro entre o Prof. Thiago Amorim e Gustavo Verno para refletir e falar sobre a diversidade de corpos e culturas dentro da América Latina e até mesmo em distintas regiões de um mesmo país.

Os protagonistas têm larga experiência e muitas vivências acerca de pautas como: culturas populares, folclore e dança. Neste sentido pretendem compartilhar e discutir com todes presentes na ação.

Importante ressaltar que o festival América Unida, um evento itinerante que visita vários países em suas edições, tem a premissa de unir os povos, as culturas e as danças da América Latina, e, também, é um evento comum aos dois participantes, e certamente será assunto deste encontro.

Certamente será uma linda atividade!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Corporeidades Latinoamericanas no Projeto Pedagogias Possíveis

A décima Semana do Folclore e Culturas Populares é finalizada com sucesso

Na manhã de ontem, 26/08/2021 (quinta–feira), encerramos a 10ª Edição da Semana do Folclore e Culturas Populares com a riquíssima palestra “Encontro de Saberes”, protagonizada pelo Prof. José Jorge de Carvalho (UNB) e mediada pela Prof. Raquel Silveira Rita Dias (UFPel).

Os participantes síncronos efervesciam em suas manifestações através do chat das duas plataformas em que a ação era transmitida, YouTube e Facebook. Palavras de gratidão, elogios ao evento e ao Prof. José Jorge, contribuições e perguntas de grande relevância eram feitas. Entre essas manifestações destacamos a Prof. Juliana Manhães (UNIRIO) “​Viva o sentir e as artes! Parabéns UFPel! Parabéns José Jorge de Carvalho por toda essa força que você nos dá com esse movimento de encontro de saberes!”.

A Comissão organizadora está, além de emocionada, completamente afetada com tanto aprendizado! GRATIDÃO ao José Jorge!

Fatidicamente tivemos um evento muito potente, tocante, impactante e repleto de saberes populares. Podemos dizer, ao final da Semana do Folclore e Culturas Populares 2021, após a atividade de encerramento com o Prof. José Jorge e baseando-nos em palavras de todxs que estiveram síncronos, que as universidades precisam ser mais inclusivas efetivamente, não somente pelo acesso, mas, sobretudo, pelo reconhecimento e difusão dos saberes/fazeres diversos, incorporando epistemologias múltiplas.

Para quem não pode estar conosco durante a transmissão, deixamos, a seguir, o link para que você possa estar acessando a atividade e desfrutando dos saberes compartilhados:

Estiveram presentes no encerramento do evento a Prof. Úrsula Silva, vice-reitora da UFPel, e o Prof. Eraldo Pinheiro, representando a PREC/UFPel. Representando a comissão organizadora e o NUFOLK, também se pronunciaram, os Prof. Thiago Amorim (UFPel) e Carmen Hoffmann (UFPel). Para tradução de libras contamos com a contribuição de Emerson Madeira e Elisabete, que se revezaram e se empenharam para tornar a atividade mais inclusiva e democrática.

Assim terminamos a edição que marcou os dez anos da Semana do Folclore e Culturas Populares da UFPel.

Que venham as próximas edições e que possamos ter momentos tão lindos, densos e ricos como os vividos em 2021 e em todas as outras edições.

Muito obrigado a todxs!

Abraços Folclóricos.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em A décima Semana do Folclore e Culturas Populares é finalizada com sucesso

IMPERDÍVEL!! Encerramento da 10ª Semana do Folclore e Culturas Populares

A atividade que encerrará a Semana do Folclore e Cuturas Populares 2021, trata-se da aguardada palestra “Encontro de Saberes”, com Prof. José Jorge de Carvalho (UNB) e mediação da Prof. Raquel Silveira Rita Dias (UFPel). Essa ação ocorrerá amanhã, 26/08/2021 (quinta–feira), a partir das 9h30.

Como sempre, deixamos aqui os links para facilitar seu acesso:

acesse aqui – Youtube

acesse aqui – Facebook

A atividade tem acesso livre e gratuito.

Venha, é imperdível!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em IMPERDÍVEL!! Encerramento da 10ª Semana do Folclore e Culturas Populares

Penúltimo dia de atividades da Semana do Folclore e Culturas Populares se encerra com uma linda oficina

Com corpos e mentes sendo estimulados para produção de sons e movimentos, o  Prof. Vitor Hugo Rodrigues Manzke (UCS) protagonizou uma linda oficina folclórica intitulada “Musicalizando: brincadeiras folclóricas como base para o desenvolvimento musical”.

O intuito da ação mediada pelas Professoras Carmen Anita Hoffmann (UFPel) e Taís Prestes (UFPel), era de acessar professorxs e futurxs professorxs com possibilidades musicais para ampliar conhecimentos de seus alunos através de exercícios um tanto simples, porém cheios de significados.

Assim, agradecemos a todxs que estiveram conosco, em especial ao Professor Vitinho por tanto conteúdo potente que foi compartilhado conosco, muito obrigado!

Amanhã teremos o encerramento do nosso evento na parte da manhã, fique atento, pois será a partir das 9h30 com mais uma atividade que tem tudo para fechar com chave de ouro a 10ª Semana do Folclore e Culturas Populares.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Penúltimo dia de atividades da Semana do Folclore e Culturas Populares se encerra com uma linda oficina

Música e folclore estarão lado a lado na atividade de hoje da Semana do Folclore e Culturas Populares

Não perca, hoje, 25/08 (quarta–feira), a partir das 17h mais uma oficina para professorxs e academicxs. O título desta ação é “Musicalizando: brincadeiras folclóricas como base para o desenvolvimento musical”, e será protagonizada pelo Prof. Vitor Hugo Rodrigues Manzke (UCS) , contando com a mediação das Professoras Carmen Anita Hoffmann (UFPel) e Taís Prestes (UFPel).

Para facilitar o seu acesso, é só clicar a seguir:

acesse aqui

É sempre importante salientar que as atividades são gratuitas, portanto, se junte a nós nessa também!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Música e folclore estarão lado a lado na atividade de hoje da Semana do Folclore e Culturas Populares

A luz resplandecente de Nildinha Fonsêca iluminou a 4ª noite de atividades da Semana do Folclore e Culturas Populares

Com o brilhantismo e todo encanto dos saberes da Prof. Nildinha Fonsêca (Balé Folclórico da Bahia) e com a provocadora mediação Prof. Manoel Gildo Alves Neto (UFPel), encerramos mais um dia do nosso evento.

A live “Saberes/fazeres das culturas negras na criação e ensino em Dança” foi uma aula com disfarce de conversa, todxs que estiveram presentes saíram da ação muito mais ricos de conhecimentos e valores. Fica aqui toda nossa gratidão por esse momento!

E fique atento, pois mais conteúdos de grande valia estão por vir em nossas próximas atividades da Semana do Folclore e Culturas Populares 2021.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em A luz resplandecente de Nildinha Fonsêca iluminou a 4ª noite de atividades da Semana do Folclore e Culturas Populares

Chegamos ao quinto dia de atividades na Semana do Folclore e Culturas Populares

Hoje, 24/08 (terça–feira), temos mais uma linda atividade em nossa programação. A partir das 17h teremos uma live intitulada “Saberes/fazeres das culturas negras na criação e ensino em Dança”, que contará com a presença de Prof. Nildinha Fonsêca (Balé Folclórico da Bahia) e com a mediação Prof. Manoel Gildo Alves Neto (UFPel).

Essa atividade ocorrerá através da plataforma YouTube, para facilitar seu acesso, clique abaixo:

acesse aqui

O acesso à atividade é livre e gratuito. Para quem quiser atestado de participação da Semana do Folclore e Culturas Populares 2021 ao final do evento, estará sendo disponibilizado um formulário de presença através do chat durante a exibição da live.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Chegamos ao quinto dia de atividades na Semana do Folclore e Culturas Populares