Início do conteúdo
    Notícias
  • CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS DOSSIÊ TEMÁTICO EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

    A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – publicação científica online mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) –  divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático: “Dossiê temático: Educação: Corpo em movimento”, organizado pelas Professoras  Adrianne Ogêda, Léa Tiriba e Lívia Lage.

     Esse Dossiê está aberto a enfoques transdisciplinares que possam trazer olhares distintos, de campos diferentes. Serão aceitas pesquisas finalizadas ou em andamento, relatos de experiências e resenhas sobre livros voltados para o tema em foco. Confira no site https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae

    As contribuições devem ser submetidas até 15 de setembro de 2019.

    As orientações para submissão de artigos podem ser acessadas no endereço eletrônico da Revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br

     

  • REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR

    A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

    e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B3 (Ensino); B1 (Educação)

     

    A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.
  • Ipatrimônio busca parcerias acadêmicas

    O ipatrimônio é um projeto voluntário de georreferenciamento do patrimônio brasileiro e de acesso gratuito. Atualmente, reúne informação de mais de 10 mil bens tombados por órgãos de preservação do patrimônio histórico, com acesso diário de mais de 2 mil pessoas e instagram com mais de 30 mil seguidores.
    O projeto está em busca de parcerias acadêmicas para alimentação, revisão e complementação do banco de informações, ou outras propostas que ensejem colaborar com a divulgação online do patrimônio nacional para o grande público.
    O site permite que o usuário consulte dados referentes aos arquivos da IPHAN, UNESCO E MERCOSUL, exibindo o terreno, a topografia e imagem de satélite das áreas de proteção. Conta também com mapas em realidade virtual e 3D.
    À frente da iniciativa estão Caio Cardoso Lucena, Engenheiro, Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP, Cida Barros, Jornalista graduada pela Unicap e Sandra Schmitt Soster, Publicitária e arquiteta, Mestre em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo, pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, campus São Carlos (IAU-USP).
    >>> Para mais informações e contato, acesse o site: http://www.ipatrimonio.org/
  • 22 de Agosto – Dia Internacional do Folclore

    Hoje é um dia muito importante tanto no Brasil como internacionalmente: Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore, data que é festejada no mundo inteiro com a celebração das diferentes culturas, suas lendas, costumes, danças, comidas, festas, artes e mitos, objetivando difundir e afirmar a pluralidade das manifestações populares.
    Quem lançou o termo pela primeira vez foi o inglês William John Thoms, em 1846. A palavra folclore significa “o que o povo faz”.
    Dia 22 de agosto também comemoramos o Dia do Folclore Brasileiro, juntamente com a comemoração internacional. Esse dia é celebrado em nossa terra com atividades em todo país: nas escolas, nas universidades, em grupos de teatro e dança, contando também com artistas independentes, artistas de rua e com a participação de comunidades locais e tradicionais.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • Começa mais uma Semana do Folclore !

    Realizada na UFPel desde o ano de 2012, numa promoção do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK, inicia neste segunda-feira, dia 19 de agosto de 2019, mais uma Semana do Folclore.

    O evento, que vai até sexta-feira, dia 23, é coordenado pelo Prof. Thiago Amorim, do Curso de Dança do Centro de Artes, e tem na coordenação adjunta as professoras Carmen Hoffmann, também do Curso de Dança, e Rose Miranda, da Faculdade de Educação. Na organização do evento, encontram-se também os bolsistas Felipi Corrêa, Ester Batista e Tamara Nunes.

    A Semana do Folclore 2019  conta com diversas parcerias de dentro e fora da universidade, oferecendo um conjunto diverso e gratuito de atividades para toda a comunidade acadêmica e regional.

    A página do evento no Facebook pode ser acessada no seguinte link: https://www.facebook.com/semanadofolcloreufpel/

    A programação e o rol de parceiros do evento seguem discriminados abaixo. Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail nucleodefolclore@gmail.com ou nufolk@ufpel.edu.br .

     

  • A pré-Programação da Semana do Folclore já está no ar!

    Com muita satisfação lançamos ao público a pré-programação da Semana do Folclore, que ocorrerá entre os dia 19 e 23 de agosto de 2019, em comemoração ao dia do folclore brasileiro, dia 22 de agosto.
    Estamos preparando diversas atividades, desde contação de lendas e histórias à conversa-performance sobre dança e negritude. Um destaque babadeira é o lançamento do FIFAP 2019 – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas, que ocorrerá em outubro nesse ano.
    Na galeria abaixo você pode conferir melhor o que irá rolar! Em breve divulgaremos mais detalhes sobre os locais e quem poderá participar de cada atividade.

     

     

  • Identidade Visual da Semana do Folclore

    O Núcleo de Folclore da UFPEL, NUFOLK, já está com a identidade visual da Semana do Folclore pronta e deseja compartilhar com todas e todos da comunidade.
    Em breve, lançaremos a programação com as atividades, datas e horários.
    A Semana do Folclore ocorrerá entre os dias 19 e 23 de agosto, na sede do NUFOLK (antiga AABB).

    Cabe mencionar que a identidade visual da Semana do Folclore de 2019 foi adaptada e recriada através de um belo trabalho desenvolvido pelo SulDesign, escritório de design do Centro de Artes da UFPel, a partir da logomarca adotada pelo evento nos últimos anos.

  • Iniciado o planejamento da Semana do Folclore 2019

    O NUFOLK (Núcleo de Folclore da UFPEL) já está trabalhando nas atividades que serão realizadas na semana do folclore de 2019, entre os dias 20, 21,22 e 23 de agosto.

    Considerando que o folclore é um tema muito amplo, neste ano não teremos temática específica, deixando o espaço aberto para sugestões de atividades, com a intenção de trabalharmos com todas as áreas

    Uma característica da edição deste ano é que a proposta visará aproximar ainda mais a comunidade da universidade, de modo que todas as atividades serão realizadas na antiga AABB (onde se encontra a sede do NUFOLK).

    Sob a orientação do Prof. Thiago Amorim, Coordenador Geral do Núcleo de Folclore da UFPel, as novas bolsistas Ester Marcelino e Tamara Dias estão trabalhando no planejamento de diversas atividades, tais como oficinas de dobraduras folclóricas, roda de capoeira, contação de história, teatrinho de bonecos etc.

    Em breve, divulgaremos o calendário das atividades completas. Sendo assim, deixamos aqui o nosso convite  à todxs a participarem da Semana do Folclore da Universidade Federal de Pelotas. Para mais informações, entrar em contato com nucleodefolclore@gmail.com ou nufolk@ufpel.edu.br

  • NUFOLK abre novo edital para bolsistas de extensão

    Em função da não aprovação de candidatos no processo seletivo para Bolsas de Extensão do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK, referente ao Edital 01-2019, o projeto está reabrindo a seleção por meio do Edital 02/2019.

    São duas vagas, uma para o campo das artes populares/folclore e outra para o campo das tecnologias. As modalidades de bolsa disponíveis são AC – ampla concorrência e AF – ações afirmativas.

    Podem se inscrever alunos dos seguintes cursos de graduação da UFPel = Cursos do Centro de Artes, Cursos do Centro de Letras e Comunicação, Cursos do Instituto de Ciências Humanas ou nos Cursos de Turismo ou Pedagogia.

    Confira todas as informações da seleção no Edital 02-2019

  • Abertas as inscrições para Bolsista do Núcleo de Folclore

    O Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK torna público o edital de bolsas de extensão para candidatos a bolsistas em duas vagas nas modalidades AC – ampla concorrência e AF – ações afirmativas.

     

    Todas as informações podem ser obtidas no edital que está disponível aqui