Início do conteúdo
    Notícias
  • NUFOLK finaliza o ano de 2018 recordando suas ações

    O ano de 2018 foi repleto de ações para o Núcleo de Folclore da UFPel. Estivemos participando de eventos e festivais ligados ao folclore, desenvolvemos oficinas em escolas e com a comunidade, e também realizamos a Semana do Folclore. Além disso, o trabalho apresentado na Semana Integrada da UFPel sobre o convênio entre o NUFOLK e a IOV, foi reconhecido como destaque de sala.

    Encerramos este ano projetando a continuidade de nossas ações para os próximos semestres e buscando meios para que a atividade extencionista se aproxime cada vez mais da comunidade, chegando às escolas, instituições e projetos, expandindo nosso caminho para além da Universidade.

     

    Integrantes do NUFOLK e da UFPel no XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo.

     

    Visita dos alunos intercambistas da Bath University – Inglaterra à Escola de Samba Império da Baixada.

     

    Oficina de brincadeiras e danças folclóricas na EMEF Fernando Treptow, desenvolvida em parceria com o Projeto de Extensão Residências Artísticas.

     

    Apresentação do trabalho “Núcleo de Folclore da UFPel e IOV: uma parceria e prol da difusão das manifestações populares”, premiado como destaque de sala no V Congresso de Extensão e Cultura da 4ª Semana Integrada da UFPel.

     

    Encerramento do Estágio Supervisionado em Dança II, desenvolvido a partir da temática das danças folclóricas.

     

    Semana do Folclore 2018 – Trilha Folclórica.

     

    Semana do Folclore 2018 – Oficina de Xote Nordestino.

     

    Semana do Folclore 2018 – Oficina Folclore na Alfabetização.

     

    Semana do Folclore 2018 – Oficina de Dança Afro.

     

    Semana do Folclore 2018 – Oficina de Folguedos Populares.

  • NUFOLK e Residências Artísticas desenvolvem ação conjunta em escola

    Na manhã desta quarta-feira (14/11) os Projetos de Extensão NUFOLK e Residências Artísticas realizaram uma ação conjunta na EEEF Fernando Treptow. A atividade foi direcionada para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e teve como objetivo levar à escola diversas brincadeiras folclóricas.

    Contextualização sobre folclore e brincadeiras folclóricas.

     

    Momentos iniciais da oficina.

     

    Brincadeira “O Galo e  a Galinha”.

     

    Brincadeira “Escravos de Jó”.

     

    Brincadeira “Escravos de Jó”.

     

    Brincadeira “Nandaia”

     

    Brincadeira “Nandaia”.

  • Trabalho sobre NUFOLK e IOV é destaque na 4ª Semana Integrada da UFPel

    O trabalho “Núcleo de Folclore da UFPel e IOV: uma parceria em prol da difusão das manifestações populares” apresentado pela aluna do Curso de Dança-Licenciatura e bolsista do NUFOLK, Beliza Gonzales Rocha apresentado no V Congresso de Extensão e Cultura da 4ª Semana Integrada da UFPel, foi indicado como destaque de sala.

    Os destaques de cada sala são indicados pelos professores debatedores que acompanham cada apresentação. A sua  finalidade é identificar em cada sessão do V CEC,  aqueles acadêmicos que apresentam compreensão da vivência extensionista e que apontam esta vivência como fator importante na sua formação.

  • Trabalho sobre o NUFOLK é apresentado na Semana Integrada da UFPel

    O trabalho “Núcleo de Folclore da UFPel e IOV – Uma parceria em prol da difusão das manifestações populares” de autoria e apresentação da bolsista do NUFOLK Beliza Rocha, foi apresentado nesta terça-feira (23/10) no V Congresso de Extensão e Cultura  da 4ª Semana Integrada da UFPel. Com o objetivo apresentar o convênio firmado entre NUFOLK e IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares), o trabalho expôs as diversas ações realizadas durante o período de vigência do convênio (2012-2017) e salientou a importância desta parceria que oportunizou o fomento e a difusão das artes populares no ambiente acadêmico e  na comunidade em geral.

  • Folclore é temática central de Estágio Supervisionado em Dança II

    O Estágio Supervisionado em Dança II, tem por característica estimular a prática docente dos acadêmicos do Curso de Dança – Licenciatura em ambientes de Ensino Não-Formal. Neste semestre (2018/2), entre as diversas temáticas abordadas pelos acadêmicos encontra-se o Folclore e as Danças Folclóricas. A acadêmica Beliza Gonzales Rocha, irá desenvolver as atividades de seu estágio sob esta temática, vinculando o exercício da prática docente às ações que vem trabalhando como aluna extensionista integrante do Núcleo de Folclore da UFPel. O estágio, que acontece entre os meses de setembro e novembro, está sendo realizado no Instituto Nossa Senhora da Conceição, instituição assistencial voltada para a convivência e o fortalecimento de vínculos de meninas de 6 a 12 anos. A temática do folclore será abordada a partir de suas danças com foco no Siriri, dança característica do estado do Mato Grosso, da região Centro-Oeste brasileira.

  • NUFOLK realiza encontro entre intercambistas ingleses e escola de samba de Pelotas

    Na última quinta-feira (27/09), o NUFOLK promoveu um encontro entre os estudantes ingleses da Bath Spa University e integrantes da Escola de Samba Unidos da Baixada. Os estudantes Joshua Decordova, Alice Brooks e o professor Mattew Spring, fazem parte do programa Summer School e estiveram na cidade realizando diversas atividades na área de Música e Cultura na UFPel.  Eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história do Carnaval Pelotense e entrar em contato com alguns integrantes da Escola de Samba. Além disso, puderam apreciar a performance da bateria e dos passistas da Escola, conhecer o samba enredo do próximo carnaval e aprender sobre os instrumentos que compõem a bateria.

     

    Confira abaixo os momentos de integração entre os visitantes da Bath Spa University e os integrantes da Escola de Samba Unidos da Baixada. Fotos: Rowan Romero

     

  • Integrantes do NUFOLK prestigiam a abertura do XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

    O XIV Festival Internacional de Passo Fundo, considerado um dos maiores festivais de folclore do País, aconteceu entre os dias 17 e 25 de agosto de 2018. O evento contou com a participação de grupos de danças folclóricas de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Eslováquia, Estados Unidos, França,  México, Peru e Polônia. Além de receber grupos brasileiros dos estados do Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.

    Em ação viabilizada através  do NUFOLK e da Câmara de Extensão da UFPel, integrantes do Núcleo de Folclore, bem como alunos do Curso de Dança e do Mestrado em Artes Visuais puderam prestigiar a abertura do Festival.  A programação do grupo incluiu a visita nos bastidores do Festival e conversa com integrantes da equipe organizadora sobre a gestão do evento, acompanhamento do Desfile de Rua e o espetáculo de abertura do Festival.

    Integrantes do NUFOLK, Curso de Dança e Mestrado em Artes Visuais a caminho de Passo Fundo

    Visita aos bastidores do Festival e conversa com os organizadores

    Abertura do XIV Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

    Apresentação do Grupo Folclórico Frutos da Terra – SP

     

     

     

  • Semana do Folclore 2018

    A Semana do Folclore da UFPel aconteceu no final do mês de agosto entre os dias 20 e 24. O evento contou com atividades diversas voltadas para os alunos da UFPel de diferentes cursos e à comunidade em geral.

    A cada ano o Núcleo de Folclore da UFPel vem promovendo este evento com o objetivo de comemorar a data que marca o Dia Mundial do Folclore – 22 de agosto, buscando formas de fomentar e democratizar o acesso às Artes Populares através de várias ações.

    Abaixo, confira algumas imagens das atividades realizadas na Semana do Folclore 2018.

     

    Oficina de Folguedos Populares, ministrada pelo Prof. Cláudio Carle (Curso de Antropologia/UFPel e ACCARA – Associação Cultural de Capoeira de Angola Rabo de Arraia)

     

    Oficina de Dança Afro, ministrada por Naiane Ribeiro e Rodrigo Lemos Soares (Curso de Dança/UFPel e OMEGA – Observatório de memória, educação, gesto e arte)

    Performance (Con)tradição, Projeto de Extensão Caminhos da Dança na Rua (Curso de Dança/UFPel)

    Oficina “O trabalho com folclore na alfabetização”, ministrada pela Profª Rose Miranda (Curso de Pedagogia/UFPel e LIFE-LAM)

    Bate-papo “Atravessamentos entre Danças Folclóricas e Dança Moderna”, mediado pela Profª Carmen Anita Hoffmann (Curso de Dança/UFPel)

  • Nota de pesar:

    Morre em Porto Alegre o tradicionalista Paixão Côrtes, aos 91 anos. O folclorista que liderou o Movimento Tradicionalista Gaúcho, faleceu na tarde desta segunda-feira, 27 de agosto. Deixando um legado com mais de 100 obras publicadas sobre o folclore do Rio Grande do Sul, o canto, a dança e os costumes gaúchos.

    Neste momento nos solidarizamos com seus familiares e com o Rio Grande do Sul.

     

  • COMEÇA HOJE A SEMANA DO FOLCLORE 2018

    Inicia hoje, 20 de agosto, mais uma edição da Semana do Folclore, que vai até o dia 24 de agosto. Esta semana ocorre anualmente como uma das principais ações do Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas (NUFOLK/UFPel) desde 2012, em torno do dia 22 de agosto, data em que é comemorado o Dia Mundial do Folclore.

    Este evento, que é gratuito e direcionado para diversos públicos, é coordenado pelos professores do Centro de Artes Thiago Amorim e Carmen Hoffmann. Em 2018, o evento está integrado às comemorações dos 10 anos dos cursos de Teatro e Dança da UFPel e também faz parte da semana de acolhida aos alunos no semestre 2018-2.

    A Semana do Folclore tem como parceiros outros cursos da Universidade, entre eles Antropologia, Pedagogia, Música e Artes Visuais. Conta com a participação de diversos segmentos e projetos: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte; LIFE/LAPIS – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/Laboratório de Artes Populares Integradas; PET/GAPE – Programa de Educação Tutorial/Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular; LIFE/LAM – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores/Laboratório Virtual Multilinguagens; ACCARA – Associação Cultural de Capoeira de Angola Rabo de Arraia; Projeto de Extensão Caminhos da Dança na Rua, Projeto de Extensão Residências Artísticas; Projeto Arte na Escola; e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel.

    Outras informações podem ser obtidas através do e-mail: nufolk@ufpel.edu.br.

    Confira a Programação Completa e Atualizada da Semana do Folclore 2018 no seguinte link: Programação Semana do Folclore 2018 atualizada