Arte e estética na educação

Ainda dá tempo de acompanhar a live com o  Prof. Dr. Thiago Amorim, coordenador geral do NUFOLK, e o Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza pelo Facebook do PPGE-FURB. A conversa com os autores do livro “ARTE E ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO – Pesquisas e processos” começará ás 19h de hoje (07/08) e tratará da obra em questão, abordando o tema:

Folclore na Universidade: entre o acadêmico e o popular – reflexões e experiências do/no extremo-sul do Brasil.

Estejam lá!

O PAPO-FOLK CHEGOU!

Não poderíamos começar de outra maneira. Para a edição 001, que irá se realizar no dia 10/08 (segunda-feira) às 18h, temos a honra e a alegria de anunciar a participação das queridas Carminha e Lola, e como tema gerador de discussões e reflexões: Possibilidades folclóricas em tempos de quarentena.

Mediadora: Carmem Anita Hoffmann (Carminha). Doutora e Mestre em História e professora adjunta do Curso de Dança-Licenciatura e Mestrado em Artes Visuais na UFPel.

Convidada: Eleonora Gabriel (Lola). Doutora e Mestre em Artes, docente em Dança e Educação Física na UFRJ, especialista em Folclore Brasileiro, pesquisadora das culturas populares e diretora e intérprete da Companhia Folclórica do Rio-UFRJ, 33 anos, grupo institucional de pesquisa, ensino e extensão.

A plataforma escolhida para essa ação é o TeamLink.

Para baixar o app no seu celular :

https://play.google.com/store/apps/details?id=app.cybrook.teamlink

Para baixar no seu  computador:

https://www.teamlink.co/download.html

Para acessar nossa sala:

https://m.teamlink.co/9653678975?p=0d2e71183d93c905d7248918ac91d4fb

NÃO PERCA ESSA E VENHA CONOSCO QUE VAI ESTAR LINDO!

Iniciadas as atividades visando a realização da Semana do Folclore 2020

A Semana do Folclore é realizada pelo Núcleo de Folclore da UFPEL desde o ano de 2012. Apesar das dificuldades que estamos enfrentando devido à pandemia do COVID-19 neste ano de 2020, o NUFOLK se articula em parceria com o LADAIA (Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas) para que seja mais uma vez realizada a Semana do Folclore em Pelotas. Essa parceria tem sido de suma importância na idealização e organização de todas as atividades.

A proposta ocorrerá em um formato especial, priorizando a vida e a saúde dos participantes, mas sempre focando na aproximação da comunidade junto à universidade através do Folclore. Dessa forma, as atividades ocorrerão totalmente de modo online, através das plataformas previamente disponibilizadas pela organização do evento.

O período de realização da Semana do Folclore será de 17 a 22 de agosto, tendo como tema-gerador “CULTURAS NEGRAS E PENSAMENTO DECOLONIAL”.

            Todxs  que tiverem interesse na participação ou quiserem mais informações, podem entrar em contato com nufolk@ufpel.edu.br, será um privilégio tê-los conosco.

PAPO-FOLK é a mais nova ação do Núcleo de folclore da UFPEL.

O NUFOLK está lançando uma ação especial que visa realizar encontros virtuais para tratar de folclore e culturas populares. Para isso serão convidados(as) figuras de grande relevância a fim de discutir e refletir sobre diversos temas.

Os encontros serão quinzenais e terão sempre um mediador para dois debatedores. As plataformas on-line, datas, assuntos e pessoas envolvidas serão divulgados em todas as nossas redes de comunicação com antecedência, para que todos interessados possam estar síncronos e aproveitando o conhecimento que estará sendo gerado.

Em tempos de afastamento social, o NUFOLK pensa e traz a aproximação virtual, ainda que sem cheiros e sabores, mas com muitos prazeres e saberes, vem aí o PAPO-FOLK.

Em breve maiores informações, aguarde!

Dinâmicas do folclore: videoaula que uniu NUFOLK e Coreógrafos de CTG’s é sucesso entre os participantes.

Na última segunda-feira, 15 de junho, o Prof. Thiago Amorim representou o Núcleo de Folclore da UFPEL em um encontro virtual organizado e promovido por um grupo de coreógrafos. Profissionais que atuam junto aos grupos de danças tradicionais gaúchas em todo território nacional. 

O Curso de Montagem Coreográfica online, através de um de seus organizadores, o coreógrafo Gilmar Rocha, fez convite ao NUFOLK para que, na pessoa do professor Thiago Amorim, fosse ministrada uma aula intitulada “Dinâmicas do folclore”. Também esteve presente no encontro virtual o novo bolsista do Núcleo de Folclore da UFPEL, Ederson Vergara.

 O que não se imaginava é que a aula tivesse uma duração de pouco mais de 3h40min com total atenção e participação efervescente por parte dos alunos, a avaliação de todos foi extremamente positiva. 

Conforme as palavras de alguns participantes, foram momentos de “pensar fora da caixa”, visto que a comunidade e o ambiente de atuação dos profissionais ali envolvidos contam com conceitos já convencionados que pouco a pouco vem se quebrando e permitindo avanços.

O respeito mútuo pelas posições e opiniões tornou a diversidade um dos pontos altos do encontro, e certamente agregou novos saberes para todos os participantes.

NUFOLK se junta aos coreógrafos de CTG e marca presença no Curso de montagem coreográfica 2020.

Através do convite do coreógrafo, que também é um dos professores responsáveis, Gilmar Rocha, o Prof. Thiago Amorim representa o Núcleo de Folclore da UFPEL ministrando uma aula para coreógrafos dos grupos de danças dos Centros de Tradições Gaúchas. Este curso de Montagem Coreográfica toma por pressuposto o reconhecimento das Coreografias de Entrada e Saída nos festivais Gaúchos de Danças Tradicionais, em todo o território nacional, como atividade cognitiva do corpo e como espetáculo artístico-cultural. A multidisciplinaridade dos processos envolvidos na criação de coreografias para grupos de Danças Tradicionais Gaúchas, suas diferentes configurações, categorias e nuances, requer a contribuição articulada de diferentes áreas do conhecimento dedicadas ao estudo sobre o corpo e seus processos de geração e transferência de conhecimento. Nesse sentido se efetiva a contribuição do NUFOLK, com sua aula no sistema EAD, dia 15 de junho de 2020, a partir das 19h, através das plataformas oferecidas pelos organizadores do curso.

NUFOLK participa do Fórum Virtual Internacional de Grupos Folclóricos

 

Em parceria com a Abrasoffa – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares e a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, o NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel, através do seu coordenador geral, Prof. Thiago Amorim, está participando do Fórum Virtual Permanente de Grupos Folclóricos. O espaço é uma instância de articulação e planejamento de ações em prol do folclore em âmbito internacional que já envolve representantes da Argentina, Espanha, México, Colômbia, Peru, Canadá, Chile, Venezuela e Brasil. Uma das primeiras ações do Fórum será o 1º Festival Internacional de Folclore Virtual do Brasil, que acontecerá entre os dias 21 a 23 de agosto de 2020.

 

Pequenos e adolescentes do Instituto Hélvio D’Angola visitam o NUFOLK

As bolsistas Tamara Dias e Ester Marcelino estão com um novo ciclo de oficinas de Dobraduras e Contação de histórias junto ao PET GAPE, coordenado pela professora Rose Miranda. Convidamos as escolas e institutos no entorno do Núcleo de Folclore para conhecerem nossa sede e participarem do ciclo, assim como nos disponibilizamos em ir até esses espaços para esse encontro com os estudantes.

Semana passada tivemos a felicidade de receber os pequenos e adolescentes do projeto de Reforço Escolar do Instituto Hélvio D’ Angola, que se deslocaram até a nossa sede para conhecerem nosso acervo de livros infanto-juvenis, ouvir a lenda da Mula sem Cabeça e aprender dobraduras.

O objetivo é estimular a criatividade, promover algumas reflexões acerca da importância da leitura, da valorização da pluralidade de culturas do nosso país, assim como proporcionar um momento de descontração lúdica com a performatividade da leitura das lendas, momento em que os olhos das (dos) nossas (os) convidadas (os) ficaram muito atentos e curiosos.

Foi uma manhã muito significativo e que com certeza marcou a história do Nufolk.

 

 

 

 

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS DOSSIÊ TEMÁTICO EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – publicação científica online mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) –  divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático: “Dossiê temático: Educação: Corpo em movimento”, organizado pelas Professoras  Adrianne Ogêda, Léa Tiriba e Lívia Lage.

 Esse Dossiê está aberto a enfoques transdisciplinares que possam trazer olhares distintos, de campos diferentes. Serão aceitas pesquisas finalizadas ou em andamento, relatos de experiências e resenhas sobre livros voltados para o tema em foco. Confira no site https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae

As contribuições devem ser submetidas até 15 de setembro de 2019.

As orientações para submissão de artigos podem ser acessadas no endereço eletrônico da Revista: https://www.e-publicacoes.uerj.br

 

REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR

A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – é uma publicação científica on line, de acesso livre, mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação das seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem como missão alimentar a arte de pensarpraticar a educação, entrelaçando movimentos éticos, estéticos e políticos.

e-ISSN: 2359-6856 | Ano de criação: 2015 | Área do conhecimento: Educação | Qualis: B3 (Ensino); B1 (Educação)

 

A Revista Interinstitucional Artes de Educar é uma realização dos Programas de Pós-graduação em Educação da UERJ/FFP, da UFRRJ/IM-IE e da UNIRIO.