ABAMBAÉ COMPANHIA DE DANÇAS BRASILEIRAS

A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras nasceu na cidade de Cruz Alta, RS, no ano de 2005 e no ano de 2008 tranferiu-se para Pelotas. Atualmente é coordenado pelo professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, docente do Curso de Dança da UFPel. No ano de 2010, ingressou na UFPel e criou o projeto de extensão na Universidade Federal de Pelotas intitulado NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel. A partir deste momento, as trajetórias da Abambaé e do NUFOLK passam a se cruzar nos processos de pesquisas realizados, processos compositivos, ações de extensão, criação de eventos, produções acadêmicas, reforçando a relação da universidade com a comunidade, culminando com a criação do FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas.
Seus integrantes são, em sua maioria, estudantes universitários, professores ou profissionais formados inicialmente em dança pela Universidade de Cruz Alta e, posteriormente, pela Universidade Federal de Pelotas, na cidade de Pelotas.
Embora oriundo do Sul do Brasil, esta companhia propõe-se em criar trabalhos artísticos com versões comprometidas com as tradições das expressões nacionais de diversas regiões do país, divulgando seus trabalhos de pesquisa por meio de obras artísticas e publicações acadêmicas e compartilhando com o público um pouco da diversidade cultural do Brasil.
A Abambaé tem participado de diversos eventos, festivais e encontros internacionais em países como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru, e também tem tido seu trabalho divulgado em outros continentes como Europa e Ásia, através da atuação de seus integrantes em Portugal, Suécia e Emirados Árabes.
Nessa noite, a Abambaé apresentará um quadro de 3 coreografias da Região Norte do Brasil com as danças do Siriá, Carimbó e Maçariquinho. O elenco artístico desta noite está composto por: Marco Aurelio Souza, Nathanael Peres, Yago Rodrigues, Beliza Gonzales, Ludmila Coutinho e Caroline Paz. Desejamos que tenham um lindo espetáculo.

Esta entrada foi publicada em Cultura Popular, Dança, eventos, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.