Semana do Folclore

A Semana do Folclore é um evento anual promovido pelo NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel em comemoração ao Dia Internacional do Folclore (22/08). Esse evento conta com o envolvimento de centenas de pessoas entre organizadores e ouvintes, participando de dezenas de atividades entre oficinas, rodas de conversas, aulas abertas e webconferências durante esses anos.

Encontro dos Pesquisadores de Culturas Populares

Realizado pelo Núcleo de Folclore e pelo grupo de pesquisas Observatório de Culturas Populares da UFPel tem como principal objetivo colocar em contato pesquisadores de Artes Populares do Rio Grande do Sul para fomentar uma rede de pesquisadores sobre o tema.

FIFAP

O FIFAP é um encontro cultural de folclore, não competitivo, com  dançarinos convidados de companhias de dança folclórica de países sul-americanos . É uma ação de impacto cultural, social, turístico e educativo extremamente relevante, chegando a um enorme número de pessoas de forma direta com o espetáculo e oficinas e indireta através das diferentes estratégias de promoção e difusão. A iniciativa é do prof. Gustavo Verno, do Uruguai, que iniciou a organizar o Encontro com seus bailarinos do Ballet Folclórico del Plata, e com o tempo, seu trabalho foi evoluindo e relacionado-se a diferentes instituições e adquirindo abrangência internacional. Este evento, que integra um circuito internacional que envolve também Argentina e Uruguai no Brasil é promovido pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Campus Pelotas e pela Universidade Federal de Pelotas com apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Cultura, além de diversos outros apoiadores e parceiros.