Publicação em jornal: Ação de extensão dos estudantes de UAB e o NUFOLK -UFPel

A ação de extensão é desenvolvida com os alunos do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Polo de Panambi, em parceria com o Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK,  junto ao Grupo dos Lanceiros da localidade do Rincão Fundo, interior do município de Panambi-RS.

Seu intuito é de ampliar e fortalecer a relação do CLHD com as comunidades das cidades onde tem turmas do Curso de História nos polos EAD do Estado, bem como expandir o papel social da universidade pública por meio da atuação extensionista

Publicado em Notícias | Com a tag , , , | Comentários desativados em Publicação em jornal: Ação de extensão dos estudantes de UAB e o NUFOLK -UFPel

ESTUDANTES DO CLHD DESENVOLVEM AÇÃO DE EXTENSÃO COM O NUFOLK-UFPEL JUNTO AO GRUPO DE LANCEIROS DE PANAMBI-RS

Os alunos do Curso de Licenciatura em História à Distância – CLHD da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Polo de Panambi, em parceria com o Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK, estão desenvolvendo uma ação de extensão junto ao Grupo dos Lanceiros da localidade do Rincão Fundo, interior do município de Panambi-RS.

Esta iniciativa tem como intuito ampliar e fortalecer a relação do CLHD com as comunidades das cidades onde tem turmas do Curso de História nos polos EAD do Estado, bem como expandir o papel social da universidade pública por meio da atuação extensionista. Particularmente, esta ação de extensão, que está sendo desenvolvida desde o começo do ano de 2024, tem como objetivo conhecer, estudar e difundir as culturas tradicionais e manifestações populares, preferencialmente aquelas que são socialmente menos visibilizadas. 

Com esta perspectiva, após encontros de estudo e um mapeamento inicial da turma, com o acompanhamento dos tutores e orientação dos professores, foi escolhido para o desenvolvimento da atividade extensionista o Grupo de Lanceiros da Linha Rincão Fundo, que prontamente aceitou a participação e possibilitou ao alunos uma interação direta com as atividades do grupo, com visitas aos eventos por eles realizados e entrevistas com os participantes para coleta de dados e troca de informações. 

A manifestação dos Lanceiros é um esporte tradicional desta comunidade em que são utilizadas lanças para atingir, em movimento, um alvo específico, podendo ser o deslocamento sobre cavalos ou em cadeiras sustentadas por cabos. Como resultado do estudo desta manifestação de Panambi-RS, o grupo da UFPel está produzindo um mini-documentário que será lançado em 2025, visando registrar e divulgar esta prática cultural da cidad. 

Participam desta ação do CLHD e NUFOLK-UFPel os estudantes de graduação Angélica Tunnermann Wendland Pautz, Carine Bianca Gonçalves Santos, Gabriela Jacques do Amaral, Helin Gislaine Keller Deckert, Márcia Denise Shultz Mota, Márcio Roberto Schimitt, Marileni Patricia Juliani Giebmeier, Matheus Giuliano Schwingel, com a supervisão do tutor Douglas Joab Paz Camargo e da assistente à docência Ivete Rott Malheiros, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (docente do CLHD e pesquisador do NUFOLK) e com a colaboração do Prof. Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (coordenador do NUFOLK).

A seguir, algumas imagens para divulgação:

                 Legenda: Estudantes do CLHD visitam a localidade do Rincão Fundo, no interior de Panambi-RS. Créditos da Foto: Helin Keller Deckert (2024)

 

Legenda: Turma de Lanceiros que participou do Campeonato Municipal 1996 Panambi. Créditos da Foto: Acervo do Grupo (1996)

Legenda: Bandeira do Grupo dos Lanceiros do Rincão Fundo (Panambi-RS). Créditos da Foto: Helin Keller Deckert (2024)

Legenda: Lanceiro no momento em que atinge o alvo de couro. Créditos da Foto: Ivete Rott Malheiros (2024)

Legenda: Sr. Dilson Herder, Presidente do Grupo dos Lanceiros do Rincão Fundo (Panambi-RS). Créditos da Foto: Ivete Rott Malheiros (2024)

Publicado em Notícias | Com a tag , , , | Comentários desativados em ESTUDANTES DO CLHD DESENVOLVEM AÇÃO DE EXTENSÃO COM O NUFOLK-UFPEL JUNTO AO GRUPO DE LANCEIROS DE PANAMBI-RS

13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK

Nossa progamação  da 13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK foi dividida em diversos momentos durante a semana. Desde já agradecemos a cada parceria presente neste projeto, aos bolsistas e professores que fizeram esta ação acontecer!

Com isso, confiram a baixo sobre cada atividade e seus momentos:

Dia: 19/08/2024 – Oficina Brincando e Cantando Terno de Reis – Isadora Martins

A atividade de abertura foi realizada na escola E.M.E.F. Luciana de Araújo, em Pelotas/RS, a oficina intitulada “Brincando e Cantando Terno de Reis” aconteceu com alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental. Tendo sua duração de uma hora, contou com a presença da bolsista como ministrante Isadora Marten Brião, e como equipe de apoio o bolsista Nathanael Peres Martins e o coordenador do projeto, Marco Aurélio da Cruz Souza.

Nesta oficina foi exxpliado sobre a manifestação “Terno de Reis” com contação de história, prática com pinturas de moldes representando as coroas dos Reis Magos e cantoria de uma das músicas que é cantada pelos seus participantes.

Veja alguns de seus momentos:



 

 

 

 

Dia: 20/08/2024 – Oficina Brincar de Boi – Nathanael Peres 

Ministrada pelo bolsista Nathanael Peres, com apoio do bolsista Mayson Gonçalves e os professores Marco Aurelio e Thiago Amorim, a oficina “Brincar de Boi” foi realizada para as crianças do 3° ano da escola E.M.E.F. Luciana de Araújo. Com objetivo de apresentar a manifestação cultural do Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul/RS, a ideia da oficina surgiu a partir das atividades do nosso grupo de estudos no NUFOLK, onde temos uma presença ativa dentro dessa manifestação popular.

Nesta atividade foi realizada uma contextualização sobre o boizinho e a história dessa manifestação cultural. Para isso foi expliacado sobre e apresentado um boi de papelão construído pelo ministrante.  As crianças foram convidadas a personalizá-lo com desenhos, frases ou qualquer outra marca que desejassem deixar e a brincarb com este boi sendo a “tripa” dele ou apenas fugindo do mesmo, demonstrando grande alegria e interesse ao participar da brincadeira. Veja os momentos:

 

 

 

 

 

Dia: 20/08/2024 – Palestra: Caprichoso e Garantido: uma tradição centenária do Boi Bumbá 

No mesmo dia, ao final da tarde, foi realizada a palestra “ Caprichoso e Garantido: uma tradição centenária do Bumbá” pelos palestrantes: Carlos Felipe Macedo e Frances Carlos de Oliveira, no Prédio da Dança e Teatro do Centro de Artes. Estiveram presentes os professores Marco Aurelio e Thiago Amorim e os bolsistas Ana Carolina Freitas, Nathanael Peres e Yago Rodrigues, juntamente do público presente.

Sendo uma palestra expositiva dialogada, apresentou-se sobre o Festival de Parintins, seu contexto e história, momentos e categorias com vídeos e imagens para ilustrar e facilitar a compreensão de todos.

A palestra representou um momento significativo de conhecimento, valorização e imersão cultural dentro da vivência e história  dos Bois Bumbás Caprichoso e Garantido, bem como, sobre a importância que ambos possuem para a sociedade. Veja o registro:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia: 21/08/2023 – Oficina Danças Brasileiras de Roda – Yago Rodrigues

A oficina no terceiro dia do evento, realizada com a turma de 4°ano da E.M.E.F Luciana de Araújo, foi desenvolvida com uma metodologia teórico – prática com contextualização da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras e realização da dança de Ciranda.

 Realizada também no pátio da escola, ao levar e mostrar os principais passos  que compõem a coreografia para a turma, foi proposto que os alunos pudessem continuar o processo de experimentações e ir conhecendo mais sobre a ideia de celebração,  coletividade e atenção que eram necessários para que esta dança acontecesse.  As crianças dançaram e brincaram bastante com nossas danças que valorizam o folclore e as culturas populares. A segui alguns regitros:

 

 

 

 

Dia: 21/08/2023 – Aula aberta de Danças Brasileiras – Abambaé Companhia de Danças Brasileiras 

   A aula aberta da Abambaé Companhia de Danças Brasileiras é uma ação  importante através de um evento que já faz parte da cultura da Companhia. Sendo esse, um momento de interação, um espaço que através da dança é compartilhado saberes e experimentações práticas, representando assim, um lugar de conhecimento sobre a vasta cultura popular das diferentes regiões do Brasil.

Sendo uma das ações da do evento, teve por objetivo promover um aula aberta que trouxesse para as pessoas presentes uma vivência dentro da cultura brasileira e dentro da própria Abambaé através do repertório de coreografias da Companhia que foram escolhidos para o momento. As bailarinas da Companhia que estavam responsáveis pelas atividades trouxeram como repertório passos das coreografias Afoxé, Lundu e Carimbó. 

Além da prática em danças, aconteceu uma conversa final para apresentar brevemente a história da Companhia e também para escuta do  pessoal que participou da aula aberta e entender como se sentiram e suas percepções.

Dia: 22/08/2024 – Oficina Tabuleiro da Cavalhada – Mayson Gonçalves  

A dinâmica com o título “Tabuleiro das Cavalhadas” foi uma atividade realizada na turma do 5° ano da E.M.E.F Luciana de Araújo, ministrada pelo nosso bolsita Mayson Gonçalves e com apoio de Yago Rodrigues,Thiago Amorim e Rose Miranda. Nela, após uma introdução sobre esta manifetação, os alunos se dividiram em dois grupos diferentes nas cores azul e vermelho que simboliza os Cristão e os Mouros (participantes das Cavalhadas) e percorreram sobre um tabuleiro respondendo as perguntas corretamente que tinham como base alguns aspectos  importantes sobre a manifestação pesquisada. Levando a pesquisa realizada pelo noso grupo para as crinça se divertirem e aprenderem.

Confira com os registros:

Dia: 23/08/2024 –  Oficina Festejo das Congadas do RS- Ana Carolina Freitas 

No quinto dia, nossa bolsista Ana Carolina Freitas ministrou a oficina “Festejo das Congadas do RS”, com o apoio de Isadora Briao (bolsista do NUFOLK) e do Prof. Thiago Amorim, com o objetivo principal de proporcionar conhecimento sobre a cultura popular e o folclore, com foco nas Congadas e seus estilos.

A oficina, realizada com a turma do 2º ano, se dividiu em momentos de introdução e explicação sobre o Dia do Folclore, logo após direcionando para as Congadas presente no Rio Grande do Sul. Sobre este folguedo, a atividade incluiu uma contação de história, na qual abordamos brevemente o mito de origem, os elementos culturais africanos e europeus presentes, seus significados, tradições, figuras centrais (Rei Congo e Rainha Ginga) e os instrumentos de percussão.  Para ajudar as crianças a visualizar uma das vestimentas das Congadas, confeccionamos com a cartolina um chapéu adornado com fitas coloridas, simbolizando a riqueza cultural e o significado do folguedo. Se tornando então um momento de muita diversão e conhecimento para as crinaças ali presentes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia: 24/08/2024 – Oficina Brincadeira Tradicionais – Rose Miranda 

No nosso último dia da 13° Semana do Folclore e Culturas Populares foi realizado a oficina “Brincadeiras Tradicionais”, com nossa coordenadora adjunta Rose Miranda, levando uma trilha folclórico com crianças de 3 a 12 anos da Coordenação da Associação FRAGET. Como auxialiadores, Alexandre, Tamara, Tatiana, Cristiane e Tânia da coordenação do ambiente.
Ficamos felizes que as crianças brincaram bastante com nossa cultura folclórica e estão aprendendo sobre as culturas populares. Agradecemos a Associação pela parceria neste evento, aos ministrantes.

Publicado em Semana do Folclore | Com a tag , , , , , , , | Comentários desativados em 13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK

13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK

A 13° Semana do Folclore e Culturas Populares 2024 aconteceu entre os dias 19 e 24 de agosto do presente ano. O evento, que ocorre anualmente como uma das principais ações do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel – NUFOLK, gira em torno do dia 22 de agosto, data em que é comemorado o Dia Mundial do Folclore. Essa data marca o momento em que o termo “folklore” foi utilizado pela primeira vez pelo arqueólogo inglês William John Thoms em uma carta à revista Atheneum, em 1846. Desde então, o termo ficou conhecido e tem sido empregado para designar o estudo das manifestações da sabedoria popular.

Criada visando encontrar formas de fomentar e democratizar o acesso às Artes Populares por meio de diferentes ações que envolvem a comunidade universitária e a comunidade em geral. Para este ano, o projeto teve como objetivo o intuito de divulgar e trabalhar as manifestações populares do Rio Grande do Sul que encontram-se nos dias atuais, entrelaçando a universidade com o âmbito escolar e a comunidade local. 

Com essa característica de pensar o ensino do folclore e cultura popular, o evento foi organizado em programações diversas em sua construção. Neste ano, nossa relação com a educação na comunidade foi através da Escola Municipal Luciana Araújo, onde nossos bolsistas realizaram oficinas que desenvolviam sobre os temas de suas pesquisas realizadas dentro do projeto. Todas de uma hora por dia com cada turma durante o período matutino. Para além da escola, realizamos atividades com as parcerias do projeto, como a Abambaé e o Curso de Dança-Licenciatura UFPel.

Algumas de nossas parcerias:

Publicado em Semana do Folclore | Com a tag , , , , , | Comentários desativados em 13° Semana do Folclore e Culturas Populares do NUFOLK

Projeto recebe presentes de Elaine Fossa

Agradecemos dona Elaine Fossa (filha do Humberto Fossa, antigo pesquisador do Boizinho) pelos livros doados para o nosso acervo e presente de um chaveiro para o NUFOLK.

Agradecemos cada momento vivido!

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em Projeto recebe presentes de Elaine Fossa

Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul

No dia 17/02/2024 houveram momentos de trocas dos professores e pesquisadores e dos bolsistas com a família e organizadores do Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul, o que foi muito enriquecedor para a nossa pesquisa de campo, financiada pela Fapergs

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em Bumba-Meu-Boi de Encruzilhada do Sul

NUFOLK realiza pesquisa em Encruzilhada do Sul

No último final de semana, o projeto realizou uma pesquisa etnográfica a cidade de Encruzilhada do Sul, projeto financiado pela Fapergs. Foram os professores e pesquisadores Marco Aurélio e Thiago Amorim, juntamente dos bolsistas do projeto Nathanael Peres e Yago Rodrigues e o convidado Pedro, que nos ajudou nos registros desta pesquisa.

Publicado em Cultura Popular | Com a tag , , , | Comentários desativados em NUFOLK realiza pesquisa em Encruzilhada do Sul

NUFOLK inicia o ano em uma nova fase do projeto

O Núcleo de Folclore e Cultura Populares – NUFOLK está iniciando o ano em uma nova fase do projeto nomeada: Manifestações Populares Tradicionais Não-Hegemônicas do e no Rio Grande do Sul: segunda fase de estudos sob a coordenação dos professores Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza e Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus.

O novo ciclo de trabalho inicia com um novo material com 3 notebooks, impressora, 2 HD externo e 2 cartões de memória para nossos bolsistas e o preparo para a primeira viagem de campo, com o apoio financeiro da FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS. Acompanhem a gente nessa nova etapa e novos momentos!

Publicado em Notícias | Com a tag , | Comentários desativados em NUFOLK inicia o ano em uma nova fase do projeto

NUFOLK em parceria com Abambaé em Uruguai

O Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel em parceria com a Companhia de Danças Brasileiras – ABAMBAÉ realizou uma viagem turnê internacional para Uruguai, estando presente no evento Reecontrarte 2023, na Ciudad Del Plata entre os dias 14  19 de novembro.

Durante estes período, ocorreram apresentações de quadros com danças específicas de regiões, como danças do centro (engenho-de-maromba e siriri mandaia), danças do norte (carimbo, maçariquinho, síria e xote bragantino) e danças do nordeste ( defumação, representação dos orixás , oferenda a iemanjá, homenagem ao nosso senhor do bonfim e afoxé). Também executou-se diferentes tipos de oficinas (Oficina de dança de salão; Oficina dos doces finos e coloniais de Pelotas; Oficina de danças afros brasileiras; Oficina de danças do boizinho),  passeios e festas com toda a comunidade presente. Trazendo assim  muita energia, dança e brasiliedades para estes momentos.

Confira aqui alguns registros da viagem:


 

 

Publicado em Artes Populares, Dança, eventos, Notícias | Com a tag , , , | Comentários desativados em NUFOLK em parceria com Abambaé em Uruguai

ABAMBAÉ COMPANHIA DE DANÇAS BRASILEIRAS


A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras nasceu na cidade de Cruz Alta, RS, no ano de 2005 e no ano de 2008 tranferiu-se para Pelotas. Atualmente é coordenado pelo professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, docente do Curso de Dança da UFPel. No ano de 2010, ingressou na UFPel e criou o projeto de extensão na Universidade Federal de Pelotas intitulado NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel. A partir deste momento, as trajetórias da Abambaé e do NUFOLK passam a se cruzar nos processos de pesquisas realizados, processos compositivos, ações de extensão, criação de eventos, produções acadêmicas, reforçando a relação da universidade com a comunidade, culminando com a criação do FIFAP – Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas.
Seus integrantes são, em sua maioria, estudantes universitários, professores ou profissionais formados inicialmente em dança pela Universidade de Cruz Alta e, posteriormente, pela Universidade Federal de Pelotas, na cidade de Pelotas.
Embora oriundo do Sul do Brasil, esta companhia propõe-se em criar trabalhos artísticos com versões comprometidas com as tradições das expressões nacionais de diversas regiões do país, divulgando seus trabalhos de pesquisa por meio de obras artísticas e publicações acadêmicas e compartilhando com o público um pouco da diversidade cultural do Brasil.
A Abambaé tem participado de diversos eventos, festivais e encontros internacionais em países como Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru, e também tem tido seu trabalho divulgado em outros continentes como Europa e Ásia, através da atuação de seus integrantes em Portugal, Suécia e Emirados Árabes.
Nessa noite, a Abambaé apresentará um quadro de 3 coreografias da Região Norte do Brasil com as danças do Siriá, Carimbó e Maçariquinho. O elenco artístico desta noite está composto por: Marco Aurelio Souza, Nathanael Peres, Yago Rodrigues, Beliza Gonzales, Ludmila Coutinho e Caroline Paz. Desejamos que tenham um lindo espetáculo.

Publicado em Cultura Popular, Dança, eventos, Notícias | Comentários desativados em ABAMBAÉ COMPANHIA DE DANÇAS BRASILEIRAS