PRACIBER PROMOVE “I MOSTRA DE MEDIADANCE UFPEL”

Gostaríamos de convidar a todes para a I MOSTRA DE MEDIADANCE UFPEL que vai acontecer nesta sexta, dia 22 de outubro, às 19h. Ela conta com dois momentos: o primeiro deles é uma bate-papo com as professoras da UFPel Carmen Hoffmann, Daniela Castro e Maria Falkenbach sobre a “Dança na pandemia: novos olhares“. Logo depois, será exibida a Mostra de Mediadance, desenvolvida totalmente por alunos (durante a pandemia) na disciplina remota de CORPO, DANÇA e ARTECNOLOGIAS – ministrada pela professora Rebeca Recuero Rebs.

Live “Dança na pandemia: novos olhares” –  https://www.youtube.com/watch?v=t35NPCWipHI A live “Dança na pandemia: novos olhares“, conta com a participação de três professoras convidadas do curso de Dança Licenciatura da UFPel – Dra. Carmen Hoffmann, Dra. Daniela Castro e Dra. Maria Falkenbach – que conversam sobre as dificuldades, potencialidades, descobertas e experiências pessoais no fazer/lecionar/sentir dança neste novo contexto cultural, social, político e artístico em que vivemos.

O evento surgiu como uma proposta para dar visibilidade  a trabalhos de alunos que hibridizam a linguagem da dança com a linguagem audiovisual em diferentes níveis, potencializando, assim, o fazer artístico para outros espaços tecnologicamente mediados.  Muitos destes alunos tiveram pela primeira vez a experiência de pensar a dança para a tela, encontrando, por meio dela, novas possibilidades, com novos aprendizados para o seu fazer artístico e, consequentemente, “(sobre)viver” em tempos tão difíceis, de distanciamento social, de perdas e de muita dor. Assim, a mostra vem com a intenção de proporcionar um “respiro”, não apenas poético, mas também reflexivo, nutrindo nossas almas com arte.
O evento foi idealizado e desenvolvido  por alunos  que fazem parte dos cursos de Dança Licenciatura, Cinema de Animação e Cinema e Audiovisual da UFPel e foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura – PRACIBER.
Aguardamos a todes!
Abraços!
Equipe de organização da I MOSTRA DE MEDIADANCE UFPEL.

Organização
* Caroline da Rosa
* Matheus Ibanes
* José Pedro
* Paloma Goveia
Artistas participantes
Allyson Lourenço
Brenda Nunes
Deivid Viegas
Ederson Vergara
Eduardo Bemfox
Jean Chagas
Larissa Medeiros
Laura Souza
Ludmila Coutinho
Maressa Bittencourt
Matheus Ibanes
Paloma Goveia
Sidinéia Garcia
Orientação:
Profa. Rebeca Recuero Rebs

DOT CAFÉ #4 VIDEODANÇA E MERCADO

O DOT CAFÉ está de volta! Nessa quarta-feira dia 06 de outubro às 20h iniciamos mais uma edição do nosso evento semestral, DOT CAFÉ. O tema da live será sobre Videodança e o Mercado.

 

Conheça nosso convidado:

Fernando Muniz é formado em produção audiovisual e cinema pela Ulbra/Canoas e é bailarino. Trabalhou de 2008 a 2016 no Grupo RBS nas emissoras TVCOM e OCTO, com atuação sempre voltada para a área cultural. Em 2016 concebeu e dirigiu a série de videodança “5,6,7,OCTO!”, que recebeu o Destaque Imprensa do Prêmio Açorianos de Dança de 2016. Em 2017 criou a produtora de videodança MOOV.art, e desde então se consolidou como uma referência no segmento. Já trabalhou com diversos grupos, escolas e eventos de dança em diversas cidades do Rio Grande do Sul.  Ganhou o Prêmio Açorianos de Dança 2017 na categoria Novas Mídias pela direção da videodança “Um Olhar Através de”, com a Transforma Cia de Dança. Já foi jurado dos espetáculos concorrentes ao Prêmio Açorianos de Dança e também do ABC Dança Festival Infantil. Desde 2020 ministra workshops online de videodança com participantes de todas as regiões do Brasil.

O DOT CAFÉ #4 será transmitido no nosso canal do YouTube pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=jkAvjNNicHo)

E para ficarem por dentro do que anda acontecendo no mundo da pesquisa e novidades do PRACIBER, sigam o nosso Instagram -> @praciber

Esperamos vocês lá!

Segunda edição do Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura

O PRACIBER está oferecendo para os alunos da UFPel (com interesse em pesquisa) uma atividade especial ligada a projetos já desenvolvidos pelo grupo. A atividade, com nome de “Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”, terá sua segunda edição agora no segundo semestre de 2021 e tem como finalidade quatro pontos:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;

– A discussão coletiva de textos científicos;

– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;

– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

Tudo isso acontecerá semanalmente, em todas as quintas, das 20h às 22h.

Serão disponibilizadas (inicialmente) apenas 20 vagas (sem necessidade de pré-requisitos).

Pesquisadoras do grupo marcam presença em conversa com o PPGCIC da UNIPAMPA

Na quinta-feira, dia 08 de julho, as pesquisadoras Rebeca Recuero Rebs e Luiza Chies participaram de uma conversa com os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). As pesquisadoras foram convidadas a apresentar o artigo intitulado PANDEMIA E AS MOTIVAÇÕES SOCIAIS PARA A PRODUÇÃO DE CIBERDANÇAS NO TIKTOK, publicado na 44ª edição da Revista da FUNDARTE, e falar um pouco sobre a plataforma TikTok e suas produções audiovisuais.

PRACIBER recebe novos bolsistas

O grupo PRACIBER fica feliz em informar o recebimento de duas bolsas de iniciação científica, concedidas aos integrantes Daniela Azeredo (PBIP-AE UFPEL) e Pedro Yuri Correa (PROBIC IC FAPERGS – Programa Institucional De Bolsas De Iniciação Científica).

As bolsas estão ligadas ao Projeto Unificado “Ciberdança: estrutura, dinâmica e organização na Cibercultura“.

DOT CAFÉ #3 AUDIOVISUALIDADES DA DANÇA: CORPOS DIGITAIS

 

Vem ai nesta terça-feira dia 11 de maio às 20:30 a terceira live do DOT CAFÉ! O tema que trazemos essa semana é sobre as “Audiovisualidades da dança: corpos digitais” e teremos como convidada a Doutora e bailarina Carlise Scalamato Duarte para falar um pouco mais sobre o assunto.

 

Conheça nossa convidada:

 

Carlise Scalamato Duarte (@carlisesd)

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora 

Professora da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) do Curso de Dança Licenciatura 

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS 

Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS 

Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP

Coordena o Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança (GPAD)

 

A terceira live (DOTCAFÉ #3) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=4jbdFeEb9zg)

E para ficarem por dentro do que anda acontecendo no mundo da pesquisa e novidades do PRACIBER, sigam o nosso Instagram -> @praciber

Esperamos vocês lá!

DOT CAFÉ #2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA E AUDIOVISUAL PARA O YOUTUBE

 

Nesta quinta-feira dia 22 de abril às 20:30 acontece a segunda live do DOT CAFÉ! O tema desta semana foca na “PRODUÇÃO ARTÍSTICA E AUDIOVISUAL PARA O YOUTUBE” e teremos como convidad@s o pessoal do Metrô espacial e CASSI3 que vão contar para gente como é a experiência deles como produtores de conteúdo para o YouTube e muito mais.

 

Conheça noss@s convidad@s:

YASSER

Bacharel de Cinema e Audiovisual na UFPEL;

Videomaker focado em pós-produção, criando VALOR através do audiovisual!

Apresentador e criador de conteúdo em Metrô Espacial e;

Head de Gestão na Bewondr Produtora Audiovisual.

 

GUSTAVO

Mini Currículo Gustavo Rubinato

-Formado em Cinema e Audiovisual na UFPEL.

-Atua no mercado de Informática e afins, sendo Técnico em Informática há mais de 13 anos.

-Atualmente Redator e Analista de Social Media.

-Atualmente Criador de Conteúdo, Editor de vídeo, Podcaster e Apresentador no canal Metrô Espacial.

 

CASSI3

Cassiano Teixeira Rocha é diretor, produtor e editor audiovisual graduando em Cinema e Audiovisual pela UFPel, atuando na área desde 2016, hoje também personificando a drag queen CASSI3 em diversos projetos musicais e audiovisuais.

Dirigiu videoclipes como Guento (2017), História Cruzada (2018), Não Dá Pra Parar (2019), Canetaço (2019), O Que Chamas De Amor (2020), Estesia (2020), Empurra (2020), MQFDVC (2020), POC POC POC (2020), exibidos em canais como Play TV e festivais como VerCine no Rio de Janeiro e FRESTA em Rio Grande. Dirigiu os curtas-metragens Por Trás do Meu Samba (2017), Sonhos de Uma Noite de Verão (2018) e Firma (2019). Além disso, dirigiu a videoarte Antropofágico (2018), selecionado e exibido na 1º Mostra FRESTA. Foi Diretor de Fotografia nos curta-metragens Fragmento (2016) e Método (2018).

Como a drag queen CASSI3, atua como cantora, compositora, diretor audiovisual e criadora de conteúdo para o Youtube e redes sociais. A artista vem alcançando espaço nas comunidades artísticas e LGBTQI+ local e regional, se fazendo presente em palcos da Parada da Diversidade Pelotas, na Parada Livre de Rio Grande,  shows em casas noturnas e eventos culturais dos mais diversos nichos. Com um trabalho autoral e discursos reflexivos sobre autoconhecimento, afeto e a política estrutural brasileira, a artista é a mente criativa de todo material sonoro e visual, assinando além das composições a direção e roteiro de todos seus videoclipes e performances virtuais. A partir da criação do evento Hip Poc, vertente de seu projeto cultural Pelotas is Burning, que consiste em um evento de rap para a comunidade LGBTI+, a drag queen busca a inclusão da comunidade LGBTI+ à cultura de rua Pelotense, mais especificamente o hip hop.

 

A segunda live (DOTCAFÉ #2) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=ZkR7irD-xJc)

E para ficarem por dentro do que anda acontecendo no mundo da pesquisa e novidades do PRACIBER, sigam o nosso Instagram -> @praciber

Esperamos vocês lá!

DOT CAFÉ #1 FINANCIAMENTO COLETIVO NO CINEMA BRASILEIRO: Um panorama a partir da plataforma catarse

 

Quem são os nossos convidados do DOTCAFÉ#1 ?

Luis Henrique Bottoni

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2020) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (2018). Possui interesse e experiência em Comunicação Social e Estudos Culturais, principalmente no que tange Consumo, Identidade, Subculturas e Micropolíticas. Atua profissionalmente no mercado da comunicação desde 2014.

 

Vanessa Valiati

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como docente no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e na graduação em Jornalismo da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também é coordenadora acadêmica do curso de pós-graduacão em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais. É integrante do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informacão da UFRGS e, atualmente, tem interesse de pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, indústrias criativas, audiovisual e plataformas digitais.

 

A primeira live (DOTCAFÉ#1) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=3qx878iseqs&ab_channel=PRACIBER).

PRACIBER lança a primeira edição do DOT CAFÉ

O DOT CAFÉ é promovido pelo Grupo de Pesquisa PRACIBER e faz parte da nossa atividade de “Grupo de Estudos em Audiovisualidades e Artes na Internet” disponibilizada aos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Cinema de Animação, Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel.

O intuito é trazer profissionais e pesquisador@s das diversas audiovisualidades e da Cibercultura para “baterem um papo” com o pessoal interessado através de lives realizadas no nosso canal no Youtube. O seminário vai acontecer durante todo este semestre e os interessados podem se inscrever no canal PRACIBER – YouTube e acompanhar as lives nos dias e horas marcadas, conforme vamos divulgar nas nossas plataformas de redes sociais. =)

A primeira live (DOTCAFÉ#1) acontecerá dia 25/03 (quinta-feira), às 20h30 e o tema é “FINANCIAMENTO COLETIVO NO CINEMA BRASILEIRO: um panorama a partir da plataforma Catarse”. Os primeiros convidados são Luis Henrique Bottoni e Vanessa Valiati. 😊

Ah! E para ficarem por dentro dos próximos seminários, sigam o nosso Instagram -> @praciber

 

Atenciosamente, pesquisador@s do PRACIBER.

Atividades de ensino e pesquisa do PRACIBER iniciam com o novo semestre

Começa nesta quinta-feira, dia 18 de março, a atividade de ensino, pesquisa e extensão oferecida pelo grupo PRACIBER intitulada Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”. A atividade ocorrerá no período do primeiro semestre de 2021 (2020/2) da UFPel a partir de encontros semanais todas às quintas, das 20h30 às 22h30. Dentre os objetivos específicos da atividade estão:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;
– A discussão coletiva de textos científicos;
– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;
– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

A ideia é a de oferecer um espaço para alunos dos mais variados cursos da UFPel e com interesse no mundo audiovisual e artístico da Cibercultura, uma experiência inicial de produção científica e pesquisa coletiva.
Desejamos a todos um bom início de semestre e ótimas pesquisas! 😉