DOT CAFÉ #3 AUDIOVISUALIDADES DA DANÇA: CORPOS DIGITAIS

 

Vem ai nesta terça-feira dia 11 de maio às 20:30 a terceira live do DOT CAFÉ! O tema que trazemos essa semana é sobre as “Audiovisualidades da dança: corpos digitais” e teremos como convidada a Doutora e bailarina Carlise Scalamato Duarte para falar um pouco mais sobre o assunto.

 

Conheça nossa convidada:

 

Carlise Scalamato Duarte (@carlisesd)

Bailarina, coreógrafa e pesquisadora 

Professora da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM) do Curso de Dança Licenciatura 

Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS 

Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS 

Bacharel e Licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP

Coordena o Grupo de Pesquisa em Audiovisualidades da Dança (GPAD)

 

A terceira live (DOTCAFÉ #3) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=4jbdFeEb9zg)

E para ficarem por dentro do que anda acontecendo no mundo da pesquisa e novidades do PRACIBER, sigam o nosso Instagram -> @praciber

Esperamos vocês lá!

DOT CAFÉ #2 PRODUÇÃO ARTÍSTICA E AUDIOVISUAL PARA O YOUTUBE

 

Nesta quinta-feira dia 22 de abril às 20:30 acontece a segunda live do DOT CAFÉ! O tema desta semana foca na “PRODUÇÃO ARTÍSTICA E AUDIOVISUAL PARA O YOUTUBE” e teremos como convidad@s o pessoal do Metrô espacial e CASSI3 que vão contar para gente como é a experiência deles como produtores de conteúdo para o YouTube e muito mais.

 

Conheça noss@s convidad@s:

YASSER

Bacharel de Cinema e Audiovisual na UFPEL;

Videomaker focado em pós-produção, criando VALOR através do audiovisual!

Apresentador e criador de conteúdo em Metrô Espacial e;

Head de Gestão na Bewondr Produtora Audiovisual.

 

GUSTAVO

Mini Currículo Gustavo Rubinato

-Formado em Cinema e Audiovisual na UFPEL.

-Atua no mercado de Informática e afins, sendo Técnico em Informática há mais de 13 anos.

-Atualmente Redator e Analista de Social Media.

-Atualmente Criador de Conteúdo, Editor de vídeo, Podcaster e Apresentador no canal Metrô Espacial.

 

CASSI3

Cassiano Teixeira Rocha é diretor, produtor e editor audiovisual graduando em Cinema e Audiovisual pela UFPel, atuando na área desde 2016, hoje também personificando a drag queen CASSI3 em diversos projetos musicais e audiovisuais.

Dirigiu videoclipes como Guento (2017), História Cruzada (2018), Não Dá Pra Parar (2019), Canetaço (2019), O Que Chamas De Amor (2020), Estesia (2020), Empurra (2020), MQFDVC (2020), POC POC POC (2020), exibidos em canais como Play TV e festivais como VerCine no Rio de Janeiro e FRESTA em Rio Grande. Dirigiu os curtas-metragens Por Trás do Meu Samba (2017), Sonhos de Uma Noite de Verão (2018) e Firma (2019). Além disso, dirigiu a videoarte Antropofágico (2018), selecionado e exibido na 1º Mostra FRESTA. Foi Diretor de Fotografia nos curta-metragens Fragmento (2016) e Método (2018).

Como a drag queen CASSI3, atua como cantora, compositora, diretor audiovisual e criadora de conteúdo para o Youtube e redes sociais. A artista vem alcançando espaço nas comunidades artísticas e LGBTQI+ local e regional, se fazendo presente em palcos da Parada da Diversidade Pelotas, na Parada Livre de Rio Grande,  shows em casas noturnas e eventos culturais dos mais diversos nichos. Com um trabalho autoral e discursos reflexivos sobre autoconhecimento, afeto e a política estrutural brasileira, a artista é a mente criativa de todo material sonoro e visual, assinando além das composições a direção e roteiro de todos seus videoclipes e performances virtuais. A partir da criação do evento Hip Poc, vertente de seu projeto cultural Pelotas is Burning, que consiste em um evento de rap para a comunidade LGBTI+, a drag queen busca a inclusão da comunidade LGBTI+ à cultura de rua Pelotense, mais especificamente o hip hop.

 

A segunda live (DOTCAFÉ #2) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=ZkR7irD-xJc)

E para ficarem por dentro do que anda acontecendo no mundo da pesquisa e novidades do PRACIBER, sigam o nosso Instagram -> @praciber

Esperamos vocês lá!

DOT CAFÉ #1 FINANCIAMENTO COLETIVO NO CINEMA BRASILEIRO: Um panorama a partir da plataforma catarse

 

Quem são os nossos convidados do DOTCAFÉ#1 ?

Luis Henrique Bottoni

Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale (2020) e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (2018). Possui interesse e experiência em Comunicação Social e Estudos Culturais, principalmente no que tange Consumo, Identidade, Subculturas e Micropolíticas. Atua profissionalmente no mercado da comunicação desde 2014.

 

Vanessa Valiati

Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), mestre em Comunicação Social (PPGCOM/PUCRS), especialista em Economia da Cultura (PPGE/UFRGS) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (PUCRS). Atua como docente no Mestrado Profissional em Indústria Criativa e na graduação em Jornalismo da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS), onde também é coordenadora acadêmica do curso de pós-graduacão em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais. É integrante do Laboratório de Interação Mediada por Computador (LIMC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informacão da UFRGS e, atualmente, tem interesse de pesquisa nas áreas relacionadas ao consumo digital, indústrias criativas, audiovisual e plataformas digitais.

 

A primeira live (DOTCAFÉ#1) pode ser encontrada pelo link (https://www.youtube.com/watch?v=3qx878iseqs&ab_channel=PRACIBER).

PRACIBER lança a primeira edição do DOT CAFÉ

O DOT CAFÉ é promovido pelo Grupo de Pesquisa PRACIBER e faz parte da nossa atividade de “Grupo de Estudos em Audiovisualidades e Artes na Internet” disponibilizada aos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Cinema de Animação, Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel.

O intuito é trazer profissionais e pesquisador@s das diversas audiovisualidades e da Cibercultura para “baterem um papo” com o pessoal interessado através de lives realizadas no nosso canal no Youtube. O seminário vai acontecer durante todo este semestre e os interessados podem se inscrever no canal PRACIBER – YouTube e acompanhar as lives nos dias e horas marcadas, conforme vamos divulgar nas nossas plataformas de redes sociais. =)

A primeira live (DOTCAFÉ#1) acontecerá dia 25/03 (quinta-feira), às 20h30 e o tema é “FINANCIAMENTO COLETIVO NO CINEMA BRASILEIRO: um panorama a partir da plataforma Catarse”. Os primeiros convidados são Luis Henrique Bottoni e Vanessa Valiati. 😊

Ah! E para ficarem por dentro dos próximos seminários, sigam o nosso Instagram -> @praciber

 

Atenciosamente, pesquisador@s do PRACIBER.

Atividades de ensino e pesquisa do PRACIBER iniciam com o novo semestre

Começa nesta quinta-feira, dia 18 de março, a atividade de ensino, pesquisa e extensão oferecida pelo grupo PRACIBER intitulada Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”. A atividade ocorrerá no período do primeiro semestre de 2021 (2020/2) da UFPel a partir de encontros semanais todas às quintas, das 20h30 às 22h30. Dentre os objetivos específicos da atividade estão:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;
– A discussão coletiva de textos científicos;
– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;
– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

A ideia é a de oferecer um espaço para alunos dos mais variados cursos da UFPel e com interesse no mundo audiovisual e artístico da Cibercultura, uma experiência inicial de produção científica e pesquisa coletiva.
Desejamos a todos um bom início de semestre e ótimas pesquisas! 😉

 

PRACIBER agora também no YouTube

O grupo de pesquisa PRACIBER agora possui também um canal no YouTube onde vamos postar vídeos sobre diversos assuntos envolvendo resumos das pesquisas em andamento, webinars com integrantes do grupo e lives  com profissionais e pesquisadores da área audiovisual e artística na Cibercultura.

Inscreva-se lá para se manter atualizado com a gente.

Link do nosso Canal (https://www.youtube.com/channel/UCGzu4dmfDWE_3B3w0qZfyUw/featured)
 

Atividade para alunos interessados em pesquisa é ofertada pelo PRACIBER 

O PRACIBER está oferecendo para os alunos da UFPel (com interesse em pesquisa) uma atividade especial ligada a projetos já desenvolvidos pelo grupo. A atividade, com nome de “Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”, será ofertada no primeiro semestre de 2021 e tem como finalidade quatro pontos:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;
– A discussão coletiva de textos científicos;
– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;
– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

Tudo isso acontecerá semanalmente, em todas as quintas, das 20h30 às 22h30.
Serão disponibilizadas (inicialmente) apenas 10 vagas (sem necessidade de pré-requisitos).
Os interessados devem  preencher o formulário (aqui) e responder a todas as perguntas. 

PRACIBER apresenta pesquisa na ABCIBER

O grupo de pesquisa PRACIBER marcou presença no XIII Simpósio Nacional da ABCiber realizado em dezembro de 2020. Foi apresentado o trabalho das pesquisadoras Luiza Chies e Rebeca Rebs, intitulado “As Produções De Ciberdança No Aplicativo TikTok: Formas De Interações Sociais Durante O Distanciamento Social”, segundo ensaio dentro da pesquisa da bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ e que foca agora em estudar as interações dos usuários e sucesso do aplicativo durante o período de distanciamento social provocado devido a pandemia de COVID-19.

Segunda edição de ações de ensino em atividades remotas

No dia 07 de outubro, o PRACIBER iniciou a segunda edição da ação de ensino vinculada ao Projeto Unificado “Ciberdança: estrutura, dinâmica a organização na Cibercultura” da professora Rebeca Recuero Rebs.

Essa ação está sendo desenvolvida como disciplina optativa (Pesquisa em produção audiovisual na cibercultura) ofertada de forma remota na plataforma E-aula da UFPel, e possui com objetivo propor um espaço para reflexão crítica, pesquisa e discussão acadêmica/científica sobre produções audiovisuais na cibercultura.

Como na primeira edição, a disciplina é dividida em 12 semanas (1 encontro semanal de 1h30m) onde estão sendo realizadas discussões sobre o funcionamento de um grupo pesquisa, desenvolvimento de projetos de pesquisa e leituras de textos envolvendo as temáticas de cibercultura, além da conversação em formato de fóruns sobre os assuntos trabalhados nos encontros.

Contamos também com a realização de webinários apresentados por pesquisadores, professores e convidados, com o intuito de instigar os alunos a analisarem as produções audiovisuais presentes no ciberespaço e, ao fim da disciplina, apresentarem uma proposta de pesquisa sobre o tema.

PRACIBER participa do Salão Universitário da UCPel

No dia 28 de outubro de 2020 nossa bolsista de iniciação científica, Luiza Chies, apresentou sua pesquisa no 29° Congresso de Iniciação Científica dentro do evento acadêmico Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A edição do evento deste ano foi realizada de forma online entre os dias 27 a 30 de outubro, devido a situação atual de distanciamento social causada pela pandemia de COVID-19.  

A pesquisa de Luiza, intitulada “Dinâmicas Sociais Em Produções De Ciberdança No Aplicativo TikTok” é um primeiro ensaio da pesquisa final para bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ e estuda as características dos vídeos produzidos e compartilhados dentro do TikTok, e busca identificar possíveis dinâmicas sociais que promovem e motivam interações entre usuários e suas conexões dentro do aplicativo.