O Grupo de Pesquisa em Produções Audiovisuais na Cibercultura – PRACIBER[1] – foi fundado em maio de 2019. O nosso objetivo é o de oferecer um espaço de pesquisa e discussão acadêmica/científica que foque nas produções artísticas e audiovisuais na Internet e seus desencadeamentos, afetações e reflexos sociais. Assim, o escopo do PRACIBER abrange todo o campo do audiovisual e artístico que está vinculado à internet, centrando-se não apenas em compreender estes produtos em sua estrutura, formato, dinâmica, linguagem e significações, mas também os fenômenos sociais que são desencadeados e ao mesmo tempo propulsores destas audiovisualidades que caracterizam e (re)significam a cultura vigente.
O grupo é interdisciplinar, pois une conhecimentos, alunos e pesquisadores provenientes das áreas da Comunicação, das Letras, das Artes, da Filosofia, do Cinema, do Design e da Dança.

Atualmente, o PRACIBER está sediado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPel e aos cursos de Dança, Desing, Cinema de Animação e Cinema Audiovisual.

[1] Link do CNPq de certificação do Grupo de pesquisa : http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/477978