Início do conteúdo
    Notícias
  • Pesquisadora do OMEGA aprova Projeto de Pesquisa na UFRGS

    O projeto “Currículo em Movimento: inserção da Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS”, coordenado pela professora Débora Allemand, tem como temática a inserção da Dança como componente curricular no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  A pesquisa tem o objetivo de criar o Projeto de Ensino da área de Dança do CAp UFRGS, onde conste a fundamentação teórica que sustenta as concepções pedagógicas da área, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a forma de avaliação.

    Colégio de Aplicação da UFRGS

    Débora é pesquisadora do OMEGA desde 2016 e primeira docente na área da Dança no CAp UFRGS, com o início do trabalho no final do ano letivo de 2019. A escola de educação básica da UFRGS é um dos poucos Colégios de Aplicação onde as linguagens artísticas se inserem no currículo como componentes curriculares separados. Até 2019, os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio tinham Artes Visuais, Música e Teatro na sua carga horária obrigatória e agora, em 2020, a escola implementa o ensino de Dança também, sendo necessário promover alterações a fim de atender a nova demanda.

    Recentemente, o projeto foi contemplado com duas bolsas de Iniciação Científica Júnior, coordenados pela professora, para alunos do Ensino Fundamental (8° e 9° ano) e do Ensino Médio da escola.
  • LANÇAMENTO DO LIVRO DA ANDA 2020 “QUAIS DANÇAS ESTÃO POR-VIR? – TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO”

    Aconteceu na última quarta-feira, 03/06/2020, o Lançamento do Livro  “QUAIS DANÇAS ESTÃO POR-VIR? – TRÂNSITOS, POÉTICAS E POLÍTICAS DO CORPO”, por parte da ANDA – Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, que aconteceu virtualmente pela internet e está disponível no Canal do Portal ANDA no Youtube.
    O livro é organizado pelos professores Dr. Thiago Amorim da UFPel (vice-líder do OMEGA), Dr. Marco Aurélio Souza da FURB e Dr. Marcílio Vieira da UFRN e conta com textos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras que participaram do 5º Encontro Científico Nacional da ANDA, em Salvador, em 2019.
    Em sua Apresentação, a publicação traz: O livro que ora apresentamos aos leitores de Dança e pessoas interessadas na temática é fruto das palestras proferidas no VI Encontro Científico Nacional de Pesquisadores em Dança ocorrido em junho de 2019 no auditório da Reitoria da UFBA e na Escola de Dança dessa mesma universidade. Com o tema “Quais danças estão por-vir? Trânsitos, poéticas e políticas da/na dança” possibilitou a reflexão do ensino da dança no contexto universitário e fora dele, além de refletir as políticas de cerceamento instauradas no país.” (Marcílio Vieira)
    Faça o download gratuito da obra neste link.
  • Roda de Conversa com professoras e professores de Dança

    O Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis, coordenado pela Profa. Dra. Josiane Franken Corrêa, convida professoras e professores de Dança de diferentes níveis e espaços de ensino para uma Roda de Conversa online no dia 22 de maio de 2020 às 17h 30min. O encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento de ideias sobre novos formatos e metodologias de ensino de dança com atividades não presenciais. Estas atividades de dança à distância têm se mostrado como única possibilidade de trabalho devido ao isolamento social em tempos de COVID-19, porém, também são potentes dispositivos para pensarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem em dança na educação básica, na graduação e nos espaços não-formais de ensino. Mediação: Profa. Débora Allemand (Colégio de Aplicação da UFRGS)
    O encontro tem inscrições limitadas por ordem de chegada e estas deverão ser realizadas através do e-mail pedagogiaspossiveis2020@gmail.com com o envio das seguintes informações: Nome completo, Instituição de ensino onde é professor(a) de dança, Formação e telefone para contato. O link da sala virtual será enviado por e-mail para as(os) participantes selecionadas(os). Dúvidas por e-mail.
  • VI Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – Edição Virtual

    O evento organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – que seria realizado em formato presencial* acontecerá em formato virtual devido à pandemia do COVID 19. O novo período de realização é entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2020, tendo como tema: “Quais Danças estão por-vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo”. A memória do evento, bem como os textos finais aprovados serão publicados sob a forma de uma Coleção de Livros digitais (e-books) de Dança.

    A submissão de resumos para participar do evento deverá ser realizada diretamente no Portal da ANDA e as inscrições estarão abertas entre os dias 07 de Maio de 2020 e 07 de Junho de 2020. Para acessar o edital do Congresso, CLIQUE AQUI.

    A professora Dra. Eleonora Campos da Motta Santos (UFPel) e os professores Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel) e Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (FURB) – pesquisadores do OMEGA – participam do evento como coordenadores de Comitês Temáticos, tais sejam: “Relatos de experiência com ou sem demonstração artística” (Profa. Eleonora) e “Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos” (Prof. Thiago e Prof. Marco).

    PARTICIPE!

    *Segundo o edital vigente as inscrições que já foram realizadas no período de vigência do edital anterior, quando ainda era previsto o Congresso presencial, continuarão tendo validade, entretanto os/as autores(as) poderão acessar suas inscrições, caso necessário, para adequá-las ao novo formato do evento.

  • 1º Ciclo de Cine-Dança tem inscrições até hoje!

    1º CICLO DE CINE-DANÇA
    .
    EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA DANÇA – O curso de Dança-Licenciatura da UFPel, o Grupo de Pesquisa OMEGA-CNPq e o Projeto LADAIA promovem o 1º CICLO DE CINE-DANÇA
    .
    PROGRAMAÇÃO
    .
    24/04/2020 – 17H
    Documentário “Dança, Crise, Calor e amor em Teresina – Discoreografia” – Mediação com Prof. Manoel Gildo

    29/04/2020 – 17H
    Documentário “O que é dança?” – Mediação com Profª. Eleonora Santos

    06/05/2020 – 17H
    Documentário “A invenção da infância” – Mediação com Profª. Josiane Franken

    Programação acontecerá via webconferência
    Inscrições de 20 a 23 de abril de 2020
    .
    Formulário de Inscrição: CLIQUE AQUI.

    Em caso de dúvidas, enviar e-mail para manoelalvesrso@hotmail.com

  • Edital “Equidade racial na Educação Básica”


    Estão abertas as inscrições (até 13 de junho de 2020) para participar do Edital Equidade Racial na Educação Básica, que apoiará projetos de pesquisa e artigos científicos que apontem recomendações para os desafios da equidade racial na educação básica e que apresentem contribuições para o debate sobre desigualdades étnico-raciais nas escolas, visando a sua superação.

    Para saber mais, CLIQUE AQUI.

  • Gira Decolonial: pesquisa acerca de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos

    Iniciam no dia de hoje, 13 de novembro, as ações do Projeto Gira Decolonial, coordenado pelo pesquisador do OMEGA, Professor MSc. Manoel Luthiery.

    O termo “Giro Decolonial” foi criado por Nelson Maldonado-Torres para referir-se a movimentos de resistência teórico e prático, político e epistemológico, frente à lógica da modernidade/colonialidade (BALLESTRIN, 2013). Em consonância epistêmica com tais princípios o Coletivo LADAIA, Projeto de Extensão Dança no Bairro e o Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança da Educação Básica: Pedagogias Possíveis irão promover uma série de “GIRAS DECOLONIAIS” com propósito de fomentar Giros Decoloniais no campo de estudo das Artes.

    As Giras serão espaços de estudo, pesquisa e discussão voltados para a produção de saberes/fazeres decoloniais afrodiaspóricos, tendo como foco no primeiro encontro “GÊNERO E RAÇA”, no segundo “DANÇA AFRO E EDUCAÇÃO”, e no terceiro “CRIAÇÃO COREOGRÁFICA E DECOLONIALIDADE” . A programação será gratuita e aberta a toda comunidade.

    1º GIRA DECOLONIAL – MULHER NEGRA

    Dia 13/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)

    Leitura comentada do texto “Mulher Negra: o outro do outro” (RIBEIRO, 2017).

    Mediação com Gessi Könzgen, Ana Paula Melo e Kathlen Iandra.

    Texto disponível em: http://www.uel.br/neab/pages/arquivos/Livros/RIBEIRO%20Djamila.%20O%20que%20e%20lugar%20de%20fala.pdf

    2º GIRA DECOLONIAL – DANÇA AFRO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS

    Dia 14/11/2019 às 17h na sala 310 (Bloco 1 – Centro de Artes-UFPel)

    Roda de conversa com Maritza Freitas, Juliana Coelho e Naiane Ribeiro.

    3º GIRA COLONIAL – A CRIAÇÃO COREOGRÁFICA COMO POSSIBILIDADE DE DESPACHAR O CARREGO DECOLONIAL

    Dia 20/11/2019 às 10h30 na AABB (Sala do globo)

    Roda de conversa com Cleyce Colins.

     

    Maiores informações: manoelalvesrso@hotmail.com