CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS DOSSIÊ TEMÁTICO EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

A Revista Interinstitucional Artes de Educar – RIAE – publicação científica online mantida pelos Programas de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores  (UERJ/FFP); Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/IM-IE) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) –  divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático: “Dossiê temático: Educação: Corpo em movimento”, organizado pelas Professoras  Adrianne Ogêda, Léa Tiriba e Lívia Lage.

As contribuições devem ser submetidas até 06 de outubro de 2019.

Veja mais AQUI.

Projeto do OMEGA é contemplado no edital da FAPERGS

O Projeto de pesquisa “Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: pedagogias possíveis”, coordenado pela Profª Drª Josiane Franken Corrêa e vinculado ao Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA) foi contemplado no Edital FAPERGS categoria Recém Doutor(a).

Buscando aprofundar os estudos sobre Dança na escola de Educação Básica, o projeto viabilizará um espaço de pesquisa em uma escola pública na cidade de Pelotas RS, que pode ser entendido como um laboratório sobre o tema. Acreditando na aproximação entre universidade e escola como um fator importante para a realização e o avanço das pesquisas relacionadas à docência e ao ensino de dança, tem-se como foco o contexto real do trabalho docente, buscando partir dele para a efetivação de uma investigação coerente com a realidade local. Desse modo, busca-se potencializar o espaço escolar como lugar de criação e fruição artística em dança, para que, com isso, seja efetivado um ponto de acesso à pesquisa sobre ensino de dança no contexto sul-rio-grandense.

As atividades estão previstas para iniciarem no 1º Semestre de 2020, contando com a colaboração da comunidade escolar e da comunidade acadêmica da UFPel.

Semana do Folclore 2019

O Núcleo de Folclore (NUFOLK) da UFPel realiza todos os anos uma semana em comemoração ao dia do folclore brasileiro (22 de agosto), com diversas atividades. Veja mais no site do NUFOLK.

Inscrições para o 5º SIIEPE UFPel 2019

Estão abertas as inscrições para o 5º Seminário Integrado de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel. O evento acontecerá de 21 a 25 de outubro de 2019, no Campus Capão do Leão. O prazo para  as inscrições é de 12 de agosto a 15 de setembro e podem ser feitas neste link.

Participação do OMEGA no evento Pedagogia Do Imaginário

De 5 a 7 de agosto o OMEGA participou do II COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE IMAGINÁRIO, EDUCAÇÃO E (AUTO) BIOGRAFIAS; VI COLÓQUIO SOBRE IMAGINÁRIO E EDUCAÇÃO; I ENCONTRO REGIONAL DA BIOGRAPH SUL: PEDAGOGIA DO IMAGINÁRIO – MATRIZES ONÍRICAS DE UMA ESCOLA VIVA!, que aconteceu na UFPel, onde esteve presente em atividades como:

  • Homenagem à professora e coreógrafa Berê Fuhro Souto (in memoriam), através da atividade “Espaços (auto) biográficos – Diálogos interativos sobre a história de vida de pessoas que marcaram a formação de outras, seja na escola ou fora dela” e da atividade “Jam Berenística”, que reuniu os participantes do evento, ex-alunos, familiares e admiradores da coreógrafa. Nessa atividade envolveram-se os integrantes do OMEGA: Carmen Anita Hoffmann, Miriam Guimarães, Débora Allemand e Josiane Franken Corrêa;
  • Conversações sobre pesquisas, onde o Prof. Dr. Thiago Amorim apresentou o trabalho  “Partilha de reflexões inacabadas  a pesquisa em arte como extensão de si… e vice- versa – por que é possível produzir ciência em primeira pessoa”;
  • Mediação nas salas de apresentação dos trabalhos científicos;
  • Participação no Espaço cultural com a apresentação do trabalho artístico “Quando você me toca”, dirigido pela Profª Drª Maria Falkembach, do Núcleo de Dança-Teatro (Tatá) Centro de Artes – UFPel;
  • Apresentação de trabalhos científicos desenvolvido por pesquisadores do grupo.

Coordenação do evento: Lúcia Maria Vaz Peres (FAE;UFPel) e Andrisa Kemel Zanella (CEARTE/UFPel) – Líder e vice-líder do GEPIEM

Promoção: GEPIEM (Grupo de estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória)

Co-promoção: BIOGRAPH (Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfi ca); TOPOS/IFSul; GEPEIS/UFSM ( Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social); OMEGA/UFPel (Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte); HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares)

Reunião ABRACE 2019

A Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, informa que estão abertas as inscrições para a X Reunião Científica da que ocorrerá de 30 de setembro a 04 de outubro de 2019. As inscrições podem ser realizadas na plataforma EVEN3.

Destaca-se que há descontos para inscrições antecipadas.

Limite de inscrições para o evento “Pedagogia do Imaginário: Matrizes Oníricas de uma Escola Viva” encerra hoje!

A UFPel realizará, de 5 a 7 de agosto, o 2º Colóquio Internacional sobre Imaginário, Educação e (Auto)Biografias, o 6º Colóquio sobre Imaginário e Educação e o 1º Encontro Regional da Biograph Sul, com o tema Pedagogia do Imaginário, Matrizes Oníricas de uma Escola Viva.

As inscrições encerram-se hoje (10).

Acompanhe aqui a programação!

NÃO PERCA!!

CONVOCATÓRIA PARA FACILITADORES DE OFICINAS NO SUL CONTATO 2019

Sul em Contato é um Festival de Contato Improvisação que acontece há 10 anos em Porto Alegre. Neste ano de comemoração ele acontecerá de 05 a 10 de novembro de 2019 no Centro Cultural da UFRGS (Campus Central). A programação será composta por atividades daqueles selecionados que enviarem a sua proposta pela ficha de inscrição até o prazo 31 de julho. Contemplaremos o máximo de propostas possível respeitando o interesse nas práticas com princípios do CI e no tema do Sul em Contato 2019 que é #CIntersecçõespossíveis.

Contato Improvisação # Intersecções possíveis se inspira nas inter relações entre esta forma de movimento com outros campos de interesse. Diálogos, convergências, fricções, desafios, urgências…  Alguns exemplos de intersecções com CI: dança contemporânea, teatro, tango, capoeira, política corporal, justiça social e racial, comunidade, pesquisa, formação acadêmica, gênero e identidade, performance, estética, coreografia,  literatura, artes marciais, meditação, artes visuais, cinema/vídeo, outras práticas de movimento de improvisação, acessibilidade, inclusão, diversos corpos dançantes, prática espiritual, prática somática, férias, terapia, terapias manuais, economia etc.

Os custos do festival serão pagos com a contribuição consciente dos participantes. Desta forma não sabemos o que cada envolvido receberá, nem a produção nem os facilitadores das atividades. Portanto o espírito desta edição envolve o comprometimento do coletivo na valorização do conhecimento compartilhado. Qual o valor da arte, do estudo, da prática ao longo do tempo, do tempo e trabalho dedicado na produção cultural? Você age em reciprocidade? Ao final compartilharemos a quantia arrecadada e o rateio de acordo com o trabalho realizado.