NUFOLK abre novo edital para bolsistas de extensão

Em função da não aprovação de candidatos no processo seletivo para Bolsas de Extensão do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK, referente ao Edital 01-2019, o projeto está reabrindo a seleção por meio do Edital 02/2019.

São duas vagas, uma para o campo das artes populares/folclore e outra para o campo das tecnologias. As modalidades de bolsa disponíveis são AC – ampla concorrência e AF – ações afirmativas.

Podem se inscrever alunos dos seguintes cursos de graduação da UFPel = Cursos do Centro de Artes, Cursos do Centro de Letras e Comunicação, Cursos do Instituto de Ciências Humanas ou nos Cursos de Turismo ou Pedagogia.

O projeto NUFOLK tem por objetivo geral vivenciar, investigar, promover, descentralizar e difundir as manifestações populares e folclóricas, estimulando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da autoestima cidadã e a noção de pertencimento coletivo, bem como a cooperação pela paz e o protagonismo dos coletivos culturais marginais e em situação de vulnerabilidade, de modo que se insere nos objetivos gerais estipulados no Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC – Edital 05/2019 – PREC.

Para maiores informações e candidatura no processo, acesse o link.

Aberta as inscrições para Bolsistas do Núcleo de Folclore

A Coordenação do Projeto de Extensão Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK, vinculado ao Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, torna público que estão abertas inscrições para seleção de 02 (dois) bolsistas no âmbito do Programa de Bolsas Acadêmicas/2018, na modalidade Iniciação à Extensão e Cultura, submodalidade Extensão/PREC, sendo uma para AC – Ampla Concorrência e uma para AF – Ações Afirmativas, nos termos do Edital 05/2019 – PREC, em conformidade com o Decreto nº 7.416, de 30/12/2010, da Presidência da República, com a Resolução 05/2014 do Conselho Coordenador de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (COCEPE) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2015-2020.

O projeto NUFOLK tem por objetivo geral vivenciar, investigar, promover, descentralizar e difundir as manifestações populares e folclóricas, estimulando a tolerância às diferenças, o intercâmbio entre etnias e culturas, o desenvolvimento da autoestima cidadã e a noção de pertencimento coletivo, bem como a cooperação pela paz e o protagonismo dos coletivos culturais marginais e em situação de vulnerabilidade, de modo que se insere nos objetivos gerais estipulados no Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – PBA /Extensão/PREC – Edital 05/2019 – PREC.

Para maiores informações e candidatura no processo, acesse o link.

Curso de Dança-Licenciatura comemora o Dia Internacional da Dança

Curso de Dança da UFPel Comemora o Dia Internacional da Dança com atividades em diversos territórios da cidade de Pelotas.

A dança sempre teve grande presença e importância na vida das diferentes sociedades, acontecendo como modo de expressão da existência humana. Ao longo da história organizaram-se várias formas de se dançar. A dança é saber que demarca identidades, crenças e costumes de povos. É representação/expressão do que se vive, do que se pensa, do que se aprende, do que se intui. Como forma de valorizar esta linguagem das Artes, o Comitê Internacional de Dança da Unesco estabeleceu o dia 29 de abril como DIA INTERNACIONAL DA DANÇA, também uma homenagem ao nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), figura que se destaca na história da dança por ter escrito “Cartas sobre a Dança” (Letters sur la Danse), um conjunto de cartas sobre o balé de sua época editado em 1760.
Assim, o Curso de Dança-Licenciatura da UFPel, comemorará o Dia Internacional da Dança (29 de abril) oportunizando vivências diversas abrangendo vários territórios da cidade de Pelotas, configurando-se enquanto programação plural e descentralizada. O evento visa divulgar, e aproximar da comunidade de Pelotas às ações e aos objetivos do curso. Através desta prática artístico-pedagógica, pretende-se estimular a opção pela formação superior em dança, desenvolver reflexões sobre a importância da dança no cotidiano das pessoas e, também, chamar a atenção do poder público para a necessidade de garantir espaço para dança no sistema de educação formal.

Confira a programação:

Curso de Dança promove 2º Semana Acadêmica

Nos próximos dias, entre as datas de 23 e 27 de abril, o Centro Acadêmico Carmen Hoffmann estará promovendo a 2º Semana Acadêmica do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas.

A temática possibilitadora deste ano é “Dança: Diversidade e Ética”, sendo elaborada para proporcionar aos estudantes do curso momentos de troca de saberes e experiências com os convidados que participarão do evento, como também um momento de troca, construção de conhecimentos e experiências com os próprios docentes do curso.

Além disso, o evento contará com diversas atividades, como: rodas de conversa, oficinas, espetáculos e diversas outras atrações.
Para saber mais acesse aqui.

Professor do Centro de Artes apresenta pesquisa nos Emirados Árabes

Na próxima semana, de 01 a 05 de abril de 2019, o Professor Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus, Docente do Curso de Dança – Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel, estará representando a instituição e o país na Sharjah International Scientific Conference 2019, evento científico que acontecerá na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

O pesquisador da UFPel foi selecionado como um dos conferencistas que irão participar do evento, sendo o único investigador acadêmico brasileiro a estar neste posto. O trabalho a ser socializado na conferência é intitulado “BRAZILIAN CARNIVAL: EXPRESSION OF POPULAR CULTURE ADAPTING TO THE EFFECTS OF CONTEMPORARY TECHNOLOGIES” e é um dos resultados do projeto de pesquisa coordenado pelo docente na instituição chamado “Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul” e que integra o Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq).

De acordo com o docente, “a pesquisa apresenta algumas questões e exemplos que trazem à tona uma reflexão sobre estratégias que o Carnaval Brasileiro tem utilizado como modo de sobrevivência e adaptação da cultura popular aos efeitos das tecnologias contemporâneas, seja no uso destas no ambiente específico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca, seja na configuração de novos modos de existir carnavalesco, como as escolas de samba de maquete”.

Além de atuar como conferencista, o professor, que também é Coordenador Geral do NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel, irá participar da IOV World General Assembly, encontro mundial promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, vinculada à UNESCO como parceira oficial para Relações Consultivas, e que está presente em mais de 100 países. O professor também participará de algumas reuniões com representantes internacionais na área do folclore e das artes populares, visando o intercâmbio e estabelecimento de futuras parcerias entre estas instituições e a UFPel.

OMEGA retorna atividades 2019

Após férias coletivas e algumas mudanças internas, o Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, da Universidade Federal de Pelotas, retorna suas atividades anuais.
Os encontros coletivos serão desenvolvidos às quartas-feiras, no turno da manhã, a fim de planejar e organizar um calendário para as atividades que ocorrerão ao decorrer do ano.
Por outro lado, o grupo também está prevendo ações semanais, que serão distribuídas e desenvolvidas em escolas da cidade, proporcionando um caráter extensionista entre o campo da academia e a sociedade a qual está inserida.

Acompanhem nossa rede e fique por dentro dos movimentos futuros, previstos para este ano!!

Grupo OMEGA encerra atividades e projeta 2019

Após um ano de muito trabalho e desafios superados para o Grupo OMEGA, encerramos nossas atividades do ano de 2018 na segunda quinzena de dezembro.
Alcançando os objetivos planejados para este ano e também prosperando em nossas idealizações, já estamos organizando as novas metas para o ano que aproxima-se.
No ano de 2018 o OMEGA, esteve a frente de muitos trabalhos e projetos, servindo como aporte e colaborador para alunos e professores. Percorrendo desde apresentações de trabalhos em eventos/seminários á viagens para festivais de Folclore, enriquecendo, consequentemente, todos aqueles que estão adjuntos do grupo.
Outro destaque, foi a escolha da Identidade Visual do Grupo, idealizada e muito bem incorporada pela empresa Sul Design da UFPel.
Sendo assim, desejamos um feliz final de ano e agradecemos a participação e parceria de cada pessoa que esteve conosco neste ciclo anual!

Oficina de Danças de Matriz Africana, ministrada pelos alunos do Grupo OMEGA, na Semana do Folclore da UFPel.

 

 

Defesa do Trabalho de Conclusão do Curso, da aluna e bolsista OMEGA, Naiane Ribeiro.

 

Participação e visitação dos alunos da Inglaterra e dos colaboradores OMEGA á Escola de Samba Império da Baixada.

 

 

Alunos OMEGA – NUFOLK – UFPel, no Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

 

 

 

GRATIDÃO À TODOS!

Começa hoje o VII Seminário de Pesquisa do Mestrado de Artes Visuais

Hoje é o primeiro dia do VII Seminário de Pesquisa do Mestrado de Artes Visuais UFPel o qual tem como tema deste ano as “Práticas Artísticas e Ensino em Tempos de Resistência”, visando compreender as atividades de ensino e de prática artística como formas de resistência e de investigação no que tange a relação entre arte, política e sociedade. Para fomentar o debate, contarão com a participação de profissionais reconhecidos pelas inovações e abordagens em torno desses temas. O evento compreende comunicações, mesa de debates, exposições e rodas de conversa com pesquisadores-artistas em torno da relação entre arte, política e sociedade como forma de resistência.
O objetivo do seminário é proporcionar um espaço de discussão e apresentação das pesquisas em desenvolvimento junto às linhas de pesquisa do programa:

1 – Educação em artes e processos de formação estética;
2 – Processos de criação e poéticas do cotidiano;

Além disso, tenciona-se a ampliação do debate compreendendo pesquisas em arte em construção junto às demais
instituições do país.

Abaixo, confira a programação completa do evento que ocorre do dia 4 a 6 de outubro:

OMEGA tem presença marcante na inscrição de trabalhos na SIIEPE

O Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte da Universidade Federal de Pelotas, através de seus professores e pesquisadores terá um grande número de trabalhos sendo apresentados na Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – SIIEPE.
Os trabalhos são oriundos de alunos da graduação e também pós graduação e abarcam os mais diversos temas, abaixo confira na íntegra a lista de apresentações em cada evento:

CEC
Título: NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL E IOV: UMA PARCERIA EM PROL DA DIFUSÃO DAS MANIFESTAÇÕES POPULARES
Autores: Beliza Gonzales Rocha e Thiago Silva de Amorim Jesus
Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus
Apresentadora: Beliza Gonzales Rocha

Título: SEMANA DO FOLCLORE E EXPERIÊNCIAS: NOTAS SOBRE UM FAZER DOCENTE EM DANÇA AFRO
Autores: Rodrigo Lemos, Naiane Ribeiro, Thiago Silva de Amorim Jesus
Orientador: Thiago Silva de Amorim Jesus
Apresentadora: Rodrigo Lemos

Título do trabalho: PROJETO RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS: POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES E ALUNOS DO CURSO DE DANÇA UFPEL
Autores: Ludmila de Lima Coutinho e Helena Thofehrn Lessa
Orientador: Helena Thofehrn Lessa
Apresentador: Ludmila de Lima Coutinho

CIC
Título: ENTRE LO(R)CAS TRAMAS: MOVIMENTOS INICIAIS SOBRE A INVESTIGAÇÃO DA CRIAÇÃO DE PERSONAGENS NO PROCESSO DE MONTAGEM DO ESPETÁCULO
Autoras: Beliza Gonzales Rocha e Maria Fonseca Falkembach
Orientadora: Maria Fonseca Falkembach
Apresentadora: Beliza Gonzales Rocha

Título: NARRATIVAS QUEERNAVALESCAS: MEMÓRIAS DE UMA RAINHA EM CENA
Autores: Rodrigo Lemos e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentador: Rodrigo Lemos

Título: CARNAVAL E EU, EU E O CARNAVAL: MEMÓRIAS AFETIVAS NA TRAJETÓRIA DANÇANTE
Autores: Keity Machado e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentadora: Keity Machado

Título: REFLEXÕES INICIAIS SOB UM OLHAR ETNOGRÁFICO A PARTIR DA MANIFESTAÇÃO DO CANDOMBE URUGUAIO
Autores: Naiane Ribeiro e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentadora: Naiane Ribeiro

Título do trabalho: QUEM ASSISTE TAMBÉM DANÇA: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES INICIAIS
Autores: Isabela Corradi Vianna Simões e Helena Thofehrn Lessa
Orientador: Helena Thofehrn Lessa
Apresentador: Isabela Corradi Vianna Simões

Título do trabalho: REFLEXÕES ACERCA DO OLHAR DO ESPECTADOR SOBRE UMA PERFORMANCE NA RUA
Autores: Janaina Bruna dos Santos Moreira e Helena Thofehrn Lessa
Orientador: Helena Thofehrn Lessa
Apresentador: Janaina Bruna dos Santos Moreira

Título do trabalho: CAMINHOS PARA A SENSIBILIZAÇÃO DO ESPECTADOR DE DANÇA
Autores: Joice Soares Rodrigues e Helena Thofehrn Lessa
Orientador: Helena Thofehrn Lessa
Apresentador: Joice Soares Rodrigues

CEG
Título: PROPOSTA VISUAL DO LIVRO DIDÁTICO “CARNAVAL DO SUL: É HORA DE FOLIA NA ESCOLA
Autores: Frederico Sampaio, Beliza Rocha e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentador: Frederico Sampaio

Título: UM ESTUDO SOBRE A MILONGA A PARTIR DA DISCIPLINA LABORATÓRIO DE DANÇAS FOLCLÓRICAS
Autores: Bruno Blois e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentador: Bruno Blois

Título: INTERFACES ENTRE FOLCLORE E TURISMO: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO ACADÊMICO NO NÚCLEO DE FOLCLORE DA UFPEL – NUFOLK
Autores: Rodrigo Mesquita e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentador: Rodrigo Mesquita

ENPOS
Título: DANÇAS AFRO: NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIAS NEGRA-DANÇANTES
Autores: Juliana Coelho e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentadora: Juliana Coelho

Título: ÁGUA-MULHER-EU: IMPRESSÕES POÉTICAS DO CORPO EM PERFORMANCE – PRIMEIROS MOVIMENTOS DE PESQUISA
Autores: Roberta Pires Rangel e Thiago Amorim
Orientador: Thiago Amorim
Apresentadora: Roberta Pires Rangel

Alunos vinculados ao grupo OMEGA, ministram oficinas na Semana do Folclore

A semana entre o dia 20 e 24 de agosto, foi marcada pela Semana do Folclore, a qual vem sendo promovida pelo Núcleo de Folclore da Universidade Federal de Pelotas a alguns anos. O evento acontece anualmente, com hábito próximo do dia 22 de agosto, o qual é reconhecido mundialmente como Dia Mundial do Folclore.
O evento é gratuito e direcionado para diversos públicos, coordenado pelos professores do Centro de Artes Thiago Amorim e Carmen Hoffmann. Em 2018, o evento teve sua configuração integrada às comemorações dos 10 anos dos cursos de Teatro e Dança da UFPel e também fez parte da semana de acolhida aos alunos no semestre 2018-2.
A partir disso, os alunos do grupo OMEGA,  através de convite e de seus próprios interesses, ministraram oficinas com diversos temas que englobem o Folclore e a Cultura Popular a fim de enaltecer a Cultura e também dissipar e partilhar conhecimento e muita Arte.

Abaixo confira a programação na íntegra e alguns registros do que rolou na Oficina de Danças de Afro ministrada pelos alunos do grupo OMEGA, Rodrigo Lemos e Naiane Ribeiro:

Programação Semana do Folclore

Início da aula, direcionando pelo aquecimento/alongamento. (Fonte: Thiago Amorim)

 

Partilha de movimentações e noções básicas de Danças de Matriz Africana. (Fonte: Thiago Amorim)