CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA – 2023
Estão abertas as inscrições e submissões de trabalhos para participação no VII CONGRESSO
DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, a ser realizado nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro de 2023, no Instituto Federal de Brasília.
A submissão de trabalhos vai até 15 de junho de 2023. Para ler o edital, CLIQUE AQUI.
Depois de um “esquenta” muito legal que aconteceu hoje à tarde (o bate papo com as diretoras do filme documentário que aborda a trajetória da artista Angel Vianna – Movimentos do Invisível, de Letícia Monte e Flávia Guayer), amanhã terá início o 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança, em uma edição virtual.
Veja alguns trabalhos que representam o nosso Grupo de Pesquisa no evento:
Dia 17 de setembro de 2020 (quinta-feira)
Comitê Temático Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos
Manhã
Kaô – da cor da terra: reflexões e desafios iniciais no processo criativo em dança, entre resistências e (re)existências
Thiago Silva de Amorim Jesus, Josiane Franken Corrêa, Manoel Alves Neto
ATOTOÓ – Interditos e mistérios do negrocorpo: reflexões sobre o processo artístico em vídeo-dança
Caroline Ribeiro Paz, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)
Tarde
Possibilidades de Criação em Dança: as lendas gaúchas como inspiração
Carmen Anita Hoffmann
Antes de fazer as suas danças, iam fazer os seus agrados: corpo e ritual na linha dos Pretos-Velhos de Umbanda
Jéssica Oliveira de Carvalho, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)
“Toda la piel de América”: Desvendando o Encuentro América Unida – Movimentos Iniciais
Beliza Rocha, Thiago Silva de Amorim Jesus (orientador)
Comitê Temático Dança como área de conhecimento: perspectivas epistemológicas, metodológicas e curriculares
Tarde
Danças a um click de distância: extremos geográficos e aproximações tecnológicas
Débora Allemand, Larissa Bonfim
Mostra Artística
Noite
Residência (literalmente!) Artística: um processo criativo para encarar a docência em tempos de quarentena
Helena Thofehrn Lessa
Respiratória
Débora Allemand, Cleyce Colins
Dia 18 de setembro de 2020 (sexta-feira)
Comitê Temático Dança e(m) Cultura: poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos
Tarde
Diálogos decoloniais nas performances e manifestações populares
Pâmela Fogaça Lopes, Carmen Anita Hoffmann (orientadora)
Mostra Artística
Noite
Nós, professoras de Dança
Josiane Franken Corrêa, Álvaro Bonadiman Aguiar, Vera Lúcia Bertoni dos Santos
Plataforma online foi lançada dia 22 de Agosto de 2020.
O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.
As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores(as) da dança, entre outras informações.
A sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.
O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. O questionário pode ser acessado neste LINK
Entidades que compõe o GT de Mapeamento da Dança no RS: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/ UFRGS/ UFSM.
Mais informações, veja o SITE.
Realizada na Universidade Federal de Pelotas- UFPel desde o ano de 2012, inicia nesta segunda-feira, dia 17 de agosto de 2020, mais uma edição da Semana do Folclore, desta vez em Edição Online.
Com a promoção e realização do Núcleo de Folclore da UFPel – NUFOLK e do Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas – LADAIA, o evento deste ano traz como tema-gerador “CULTURAS NEGRAS E PENSAMENTO DECOLONIAL”.
Devido à pandemia do COVID-19, o evento será totalmente em formato virtual e acontecerá de 17 a 22 de Agosto de, tendo ainda como parceiros desta edição: OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq), Curso de Dança – Licenciatura, Projeto de Extensão Folclore e Educação, Projeto de Pesquisa Aspectos Históricos da Dança no RS, Projeto de Pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade, Curso de Dança da UCS, Abrasoffa – Associação Brasileira dos Organizadores de Festivais de Folclore e Artes Populares, Grupo Afro-Sul de Música e Dança e Abambaé Companhia de Danças Brasileiras.
Integram a Comissão Organizadora do evento os professores Thiago Amorim (Curso de Dança), Manoel Gildo (Curso de Dança), Carmen Hoffmann (Curso de Dança) e Rose Miranda (Faculdade de Educação) e os alunos Ederson Vergara, Felipi Corrêa, Natiele Meirelles (Curso de Dança) e Beliza Gonzales (Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais).
Para saber mais, CLIQUE AQUI.
O projeto “Currículo em Movimento: inserção da Dança no Colégio de Aplicação da UFRGS”, coordenado pela professora Débora Allemand, tem como temática a inserção da Dança como componente curricular no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa tem o objetivo de criar o Projeto de Ensino da área de Dança do CAp UFRGS, onde conste a fundamentação teórica que sustenta as concepções pedagógicas da área, a organização curricular, os objetivos de aprendizagem e a forma de avaliação.
Colégio de Aplicação da UFRGS
Débora é pesquisadora do OMEGA desde 2016 e primeira docente na área da Dança no CAp UFRGS, com o início do trabalho no final do ano letivo de 2019. A escola de educação básica da UFRGS é um dos poucos Colégios de Aplicação onde as linguagens artísticas se inserem no currículo como componentes curriculares separados. Até 2019, os alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio tinham Artes Visuais, Música e Teatro na sua carga horária obrigatória e agora, em 2020, a escola implementa o ensino de Dança também, sendo necessário promover alterações a fim de atender a nova demanda.
O evento organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) – que seria realizado em formato presencial* – acontecerá em formato virtual devido à pandemia do COVID 19. O novo período de realização é entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2020, tendo como tema: “Quais Danças estão por-vir? Trânsitos, Poéticas e Políticas do corpo”. A memória do evento, bem como os textos finais aprovados serão publicados sob a forma de uma Coleção de Livros digitais (e-books) de Dança.
A submissão de resumos para participar do evento deverá ser realizada diretamente no Portal da ANDA e as inscrições estarão abertas entre os dias 07 de Maio de 2020 e 07 de Junho de 2020. Para acessar o edital do Congresso, CLIQUE AQUI.
A professora Dra. Eleonora Campos da Motta Santos (UFPel) e os professores Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus (UFPel) e Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (FURB) – pesquisadores do OMEGA – participam do evento como coordenadores de Comitês Temáticos, tais sejam: “Relatos de experiência com ou sem demonstração artística” (Profa. Eleonora) e “Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos” (Prof. Thiago e Prof. Marco).
PARTICIPE!
*Segundo o edital vigente as inscrições que já foram realizadas no período de vigência do edital anterior, quando ainda era previsto o Congresso presencial, continuarão tendo validade, entretanto os/as autores(as) poderão acessar suas inscrições, caso necessário, para adequá-las ao novo formato do evento.