A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura disponibilizou tutoriais em vídeo e em PDF, com os trâmites completos, nesta página.
Abaixo, estão reunidos pequenos tutoriais com respostas às dúvidas mais frequentes com relação a cadastro e edição de projetos de Extensão, no Cobalto.
Se você ainda não possui um projeto, veja como começar – Guia da PREC para cadastro de projetos no Cobalto: em vídeo ou em pdf.
Dúvidas frequentes:
Adicionar alunos/servidores na ação:
- Clicar na aba Ações;
- Selecionar com um clique a ação desejada;
- Botão Alterar (acima);
- Uma pequena janela se abriu: ir até a aba Equipe;
- Selecionar opção Aluno/Servidor/Outro e preencher os dados;
- Botão Salvar (acima, esquerda).
No caso de Servidor, ainda é preciso:
- Ir até a aba Equipe;
- Depois na aba Servidores: tudo o que estiver em vermelho deverá ser enviado para aprovação (botão à esquerda: Enviar à Aprovação).
Excluir alunos/servidores na ação:
- Clicar na aba Ações;
- Selecionar com um clique a ação desejada;
- Botão Alterar (acima);
- Uma pequena janela se abriu: ir até a aba Equipe;
- Selecionar o participante com um clique;
- Botão Excluir;
- Botão Salvar (acima, esquerda).
Clicar no botão Novo. Escolher o projeto. Preencher os dados solicitados.
Regularização de projetos renovados/prorrogados:
Após o projeto ser prorrogado (aceite da PREC), ele precisa possuir equipe de trabalho que abranja o novo período ao qual foi estendido, de modo a “cobrir” tal prorrogação. Quando um projeto é prorrogado, apenas a carga horária das/os coordenadoras/es é atualizada pela PREC.
- Ir até a aba Ações do projeto no Cobalto – uma pequena janela se abrirá;
- Escolher uma ação e clicar no botão Alterar;
- Ir até a aba Equipe: alterar, para mais, o período de algum/ns participante/s da equipe. Ou, adicionar novo/s participante/s, que compreendam o período da prorrogação;
- Salvar a ação como um todo (botão salvar, à esquerda da pequena aba).
Relatórios: a partir de julho/18 são realizados no Cobalto.
“Submissão de Relatório de Projeto/Ação de Extensão: Qual o prazo para entrega do relatório 2017? A Resolução 10/2015 – COCEPE que versa sobre os projetos unificados, orienta que os relatórios devem ser apresentados na Pró‐Reitoria da ênfase do projeto no prazo máximo de 30 dias a contar da data fim do projeto/ação.
Dúvida: “Meu projeto encerra em 2019, tenho que apresentar algum relatório deste ano que passou?” Não há necessidade de submissão de relatórios parciais, neste momento, pois o sistema não conta com esta funcionalidade.
Entretanto, no caso de certificação, as ações deverão ser relatadas para certificar ou, ainda, solicitar certificado para aqueles membros que cessaram o vínculo, se for o caso.
Em outras palavras, se o projeto vai continuar vigente por mais tempo, mas já há ações com “turmas” encerradas, os certificados podem ser solicitados, mas somente após o envio do relatório, o qual será:
* Geral do projeto, se todas as ações do projeto forem certificadas;
* De uma ou outra ação em específico, se somente elas forem certificadas.
O relatório, nestes casos, não indicaria o término do projeto.
Visualização de todos os projetos de extensão da UFPel
A Câmara de Extensão do CLC atenta em especial para a possibilidade de visualizar todos os projetos cadastrados na UFPel, por toda a comunidade universitária, diretamente no Cobalto. Basta entrar em “Projetos unificados”, em “cadastro” (caso seja servidor) ou em “consulta” (caso seja aluno), e selecionar todos os projetos. Pode-se optar pelo filtro avançado para pesquisar por Equipe, Ano de realização, Unidade de origem, Grande área e Status. Esta ferramenta dá visibilidade e transparência aos nossos projetos, cumprindo com o princípio da publicidade dos processos.
Notícia completa publicada em: https://wp.ufpel.edu.br/prec/2018/10/08/liberada-a-renovacao-e-a-consulta-de-projetos-de-extensao-na-plataforma-dos-projetos-unificados-no-cobalto/
Projetos com recursos financeiros
Projetos de extensão com administração de recursos financeiros pela Fundação deverão ser informados na aba específica com o preenchimento do Plano de aplicação.
Projetos com recursos de órgãos de fomento externo o coordenador deverá fazer o “upload” do documento que comprove.
Para cadastrar novas fontes financiadoras, é necessário entrar em contato com a CIP (COmissão Interdisciplinar de Projetos) através do e‐mail cip.ufpel@gmail.com
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