Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona bolsistas

O Nucli IsF/UFPel torna público o edital de seleção de bolsistas para atuarem como ministrantes dos cursos de idiomas dentro do Programa Idiomas sem Fronteiras para estudantes da UFPel das Licenciaturas duplas em Letras (Língua Portuguesa e Línguas estrangeiras), com nível de domínio do idioma intermediário (nível B1 ou acima), e para PPE que já tenham cursado a disciplina de Linguística Aplicada ao ensino de Português.

As inscrições estão abertas até 07 de dezembro, sexta-feira, às 16h, pelo e-mail ufpel@programaisf.pro.br  

Confira os documentos necessários para inscrição e mais informações em: Edital IsF SEI_UFPel – 0373089 – Edital

Publicado em Alunos, Editais e resultados | Comentários desativados em Programa Idiomas sem Fronteiras seleciona bolsistas

Atividades do mês de dezembro no CLC

Publicado em Avisos, Eventos, Notícias | Comentários desativados em Atividades do mês de dezembro no CLC

“Shakespeare e Racismo” encerrou as Conversas na Biblioteca Negra

O Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra de Pelotas teve seu último encontro neste sábado (24). Convidada a falar sobre Shakespeare e Racismo, a professora do CLC Beatriz  Viegas Farias trouxe dados de autoras que pesquisam o tema tanto no Brasil como no exterior. Elas são unânimes em afirmar que Shakespeare foi um autor que refletia sobre as condições de vida do “outro” (os não ingleses), e isso é fácil de detectar em sua obra dramatúrgica. Conforme a palestrante: “Na Inglaterra elisabetana, a escravidão de indivíduos africanos era um fato, bem como a exploração das colônias americanas, e no reinado de Elizabeth I tanto negros como judeus foram extraditados. A percepção que Londres tinha dos não brancos (africanos, mouros, sarracenos, indianos, persas etc) era algo confusa, uma mistura de características de mais de uma etnia. Quanto aos judeus, que não se diferenciavam dos brancos pelo fenótipo, naquela época deviam usar na indumentária elementos que os diferenciassem dos europeus.”

Ela acrescentou que o racismo de então era muito mais vinculado a diferenças religiosas (o que implicava em diferenças de costumes). “A peça exemplar de Shakespeare quanto ao tema da negritude é Otelo (c.1604), e o dramaturgo é ousado ao colocar em cena um general da nobreza moura casado com uma moça branca da nobreza europeia e bem mais jovem. O grande vilão da peça (personagem das mais cruéis de Shakespeare) é um soldado branco. Por outro lado, O mercador de Veneza (c.1595) apresenta um judeu que constrói o discurso mais bem acabado que conheço sobre a injustiça gritante que se traduz em preconceito: ‘Se vocês nos furam, não sangramos? Se nos fazem cócegas, não rimos? Se nos envenenam, não morremos?’ (3.1), além de uma fala que denuncia o trabalho escravo: ‘Os senhores têm entre vocês muitos escravos, que os senhores compraram e que, como se fossem seus jumentos, seus cachorros, suas mulas, os senhores usam de modo abjeto, em tarefas nojentas. Porque os senhores os compraram.’ (4.1).”

O Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra acontece todo ano e é aberto à comunidade em geral. O projeto tem apoio da área de Espanhol e da Câmara de Extensão do CLC, bem como da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação na UFPel.

Publicado em Abertos à comunidade, Câmara de Extensão, Eventos, Notícias | Comentários desativados em “Shakespeare e Racismo” encerrou as Conversas na Biblioteca Negra

Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia tem atividade na próxima segunda-feira (3)

Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia convida para a palestra: “Traduction culturelle, intertextualité et alterités dans deux romans francophones contemporains”.
Profa Dra Luciana Rassier da UFSC. 
Quando: 3/12, às 13h30.
Onde: sala 112 do Campus do Porto.
Publicado em Abertos à comunidade, Câmara de Extensão, Eventos | Comentários desativados em Ciclo Aspectos e Desafios da Francofonia tem atividade na próxima segunda-feira (3)

Convite para defesa de Memorial para a Classe de Professor Titular

O Centro de Letras e Comunicação convida para a defesa pública de Memorial para Progressão e Promoção na Carreira de Magistério Superior para a Classe de Professor Titular do Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins:

Publicado em Docentes, Eventos | Comentários desativados em Convite para defesa de Memorial para a Classe de Professor Titular

Curso de Letras Português-Francês recebe nota máxima do MEC

O CLC comemora o conceito máximo, cinco, que o curso de Letras PORTUGUÊS/FRANCÊS recebeu do MEC. Esse conceito é o resultado do comprometimento da área do Francês. Isso só comprova o empenho e a qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Parabéns a todas/os, em especial às professoras Isabella Mozzillo, Maristela Machado e Mariza Zanini.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Curso de Letras Português-Francês recebe nota máxima do MEC

CLC recebe acadêmicos colombianos para roda de conversa

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) recebe a visita de cinco acadêmicos colombianos por meio do projeto de mobilidade acadêmica entre universidades da Colômbia e institutos federais e universidades federais do Brasil, entre eles, a UFPel e o IF-Sul Campus Pelotas. Os estudantes do curso de Língua Castelhana são da Universidad de Antioquia (UDEA), situada na cidade de Medellín, na Colômbia.

Os acadêmicos já passaram pelo Rio de Janeiro, Paraná e, no Rio Grande do Sul, realizam atividades na UFPel e no IF-Sul. No CLC, falarão sobre o projeto e trarão suas experiências em conversa com os alunos do curso de Letras Espanhol, nesta quarta-feira (28). O professor Goy, do IF-Sul, acompanha os estudantes na UFPel e ressalta o intuito de ampliar as trocas entre docentes e discentes das instituições nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. A diretora do CLC, professora Vanessa Damasceno, pretende aproximar o Centro a este projeto, fortalecendo a parceria.

Acadêmicos colombianos conheceram o Centro de Letras e Comunicação

Crédito fotos: Vladi B. Vargas
Reportagem: Daniela Agendes

Publicado em Alunos, Notícias | Comentários desativados em CLC recebe acadêmicos colombianos para roda de conversa

Projeto Cursos de Línguas seleciona ministrantes e bolsistas administrativos

A coordenação do projeto Cursos de Línguas da Câmara de Extensão (CaExt) do Centro de Letras e Comunicação torna público o edital de seleção de acadêmicos para apoio didático-administrativo dos Cursos de Línguas. Podem se candidatar alunos dos cursos de Letras. As inscrições estão abertas de 26 de novembro a 5 de dezembro.

A seleção se dará no dia 6 de dezembro, a partir das 15h30, por meio de entrevista e análise do Histórico Escolar. Os critérios analisados na entrevista serão: familiaridade com cursos de idiomas; habilidade com programas básicos de computador (Word, Excel, Google Drive); proatividade; comprometimento; atendimento ao público em geral. Mais informações como horário das atividades e e-mail para inscrição podem ser obtidas no  Edital 014_2018 – administrativo cursos de línguas

Seleção de ministrantes para 2019

Os Cursos de Línguas selecionam ministrantes para atuação no projeto – Alemão, Espanhol, Francês e Inglês-, para o ano de 2019. As inscrições estão abertas de 26 de novembro a 3 de dezembro. Podem se inscrever alunos dos cursos de Licenciatura em Letras (línguas estrangeiras) da UFPel.

O candidato deve preencher o formulário disponível no edital e encaminhá-lo por e-mail, com cópia do Histórico Escolar atualizado, emitido pelo Cobalto. Todas as informações estão disponíveis no Edital 15_2018 seleção de ministrantes 2019

Atualização:
Horário e local das entrevistas:
Alemão: quinta-feira, 13/12, às 8h30. Sala 204 no antigo prédio da Justiça do Trabalho (Rua Lobo da Costa, 585).
Espanhol: segunda-feira, 10/12, às 16h50, na sala 102 e terça-feira, 11/12, às 16h50, na sala 102 (Anglo).
Inglês: terça-feira, 11/12, às 10h30, sala 307 do Campus II (antigo prédio da UCPel na Barroso).

Francês: terça-feira, 11/12, às 9h, sala 115 (Anglo).

Publicado em Alunos, Câmara de Extensão, Editais e resultados | Comentários desativados em Projeto Cursos de Línguas seleciona ministrantes e bolsistas administrativos