Grupo MIDIARS é indicado ao Prêmio Luiz Beltrão

O Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais foi indicado ao Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação 2023, na categoria “grupo inovador”. As indicações são feitas pela comunidade acadêmico-científica e homologadas pela Diretoria Cultura da Intercom de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento do prêmio. Agora, os indicados seguem para avaliação do júri, composto por ex-presidentes da  Intercom, pelo presidente atual da entidade, Juliano Domingues (Unicap), e por vencedores(as) da categoria Maturidade Acadêmica em edições anteriores.

A premiação será durante a etapa presencial do Intercom 2023, entre os dias 5 e 8 de setembro, na PUC Minas, em Belo Horizonte. Veja a lista completa de indicados na categoria “Grupo Inovador 2023”:

  • Agência Nacional de Favelas;
  • GP Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico da Intercom;
  • Leme – Laboratório de Estudos em Mídia e Esportes;
  • Midiars – Laboratório de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais;
  • Núcleo de Comunicação o Observatório Agro Catarinense;
  • NER – Núcleo de Estudos de Rádio da UFRGS;
  • Podcast Áfricas do Joá – Pluriverso;
  • RNDC Brasil – Rede Nacional de Combate à Desinformação.

Conheça o MIDIARS

O Laboratório MIDIARS atualmente está sediado no Centro de Letras e Comunicação da UFPel (sede física) e no Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS). Foi criado em 2013, pelos pesquisadores Raquel RecueroMarco Bastos e Gabriela Zago.

O objetivo era criar um grupo de pesquisa interinstitucional e internacional que focasse seus trabalhos em análises de mídia social, de modo particular, no discurso, difusão de informações e estrutura  dos grupos sociais naquele espaço. Mais do que isso, o grupo desejava unir diferentes áreas de pesquisa, como a Ciência da Computação, o Design, a Ciência Política, a Linguística Aplicada e a Comunicação dentro de uma mesma perspectiva interdisciplinar de estudos de redes.  Desde então, o grupo tem trabalhado em várias frentes, notadamente questões relacionadas à Democracia, Eleições e Mídia Social e à Violência e Mídia Social.  

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.