Curso de Licenciatura em LIBRAS/Literatura Surda é aprovado pelo CONSUN da UFPel

O Curso de Licenciatura em Letras LIBRAS/Literatura Surda foi aprovado ontem, dia 6 de julho de 2022, pelo Conselho Universitário da UFPel. Foram 37 votos favoráveis, 13 abstenções e nenhum voto contrário.

Essa aprovação é uma conquista da comunidade acadêmica do CLC, da UFPel, da Área de Libras e da comunidade surda de Pelotas e da Região Sul, a qual marcou presença na reunião do CONSUN, demonstrando apoio à criação do curso, por meio de cartazes e faixas, bem como pela manifestação de apoio feita pelo Presidente da Associação de Surdos de Pelotas.

O Projeto Pedagógico do Curso foi elaborado pela Comissão de Criação do Curso, composta pelos nove professores da Área de Libras, a partir de diálogos com a comunidade interna e externa da UFPel. O Curso pretende formar professores de Libras e, pela primeira vez no Brasil, professores de Literatura Surda para atuarem na educação bilíngue de surdos, modalidade da educação nacional reconhecida recentemente pela Lei 14.191/2021, além do próprio ensino de Libras nos diversos níveis e espaços educacionais, tanto para surdos quanto para ouvintes, ou seja, tanto como L1, quanto como L2.

Este será o primeiro curso de Licenciatura em Letras Libras ofertado por universidade pública no estado do Rio Grande do Sul.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.