Professoras do CLC guiam visita de representante do Consulado Geral da França ao curso de Letras – Português e Francês

Mariza Zanini, Claire Loyal e Ana Maria Cavalheiro

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) da UFPel recebeu, na tarde do dia 27, visita da adida de cooperação educativa e linguística junto ao Consulado Geral da França, Claire Loyal. A visita foi guiada pelas professoras do CLC Mariza Zanini e Ana Maria Cavalheiro. O objetivo foi o de conhecer as atividades desenvolvidas pelo curso de Licenciatura em Letras – Português e Francês, após ter sido informada por Patrice Pauc, chefe do serviço cultural do Consulado Geral da França, que a UFPel possui uma equipe docente que atua com grande dinamismo.

Na ocasião, as professoras Mariza e Ana Maria fizeram um panorama das atividades desenvolvidas pelo referido curso, tais como: ações dirigidas para a comunidade em geral, ações voltadas especificamente para as escolas estaduais e municipais, e ações internas à UFPel, como as da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras – Francês, visando à internacionalização da universidade. Foi salientada também a importância para os licenciandos de iniciativas como o Programa de assistentes de língua portuguesa na França, do qual já participaram vários estudantes de nossa formação.

As professoras da UFPel descreveram também a situação do ensino-aprendizagem da língua francesa nas escolas públicas de Pelotas, onde se faz necessária uma política de incentivo à manutenção e ampliação da oferta da língua, em prol do plurilinguismo. A adida comentou o interesse potencial do Programa FRANCESCOLA, destinado a acompanhar escolas onde o francês é ensinado, promovendo intercâmbios, concursos, mobilidade, formação, oferta cultural com o objetivo de tornar o francês mais visível no conjunto das instituições escolares.

Claire Loyal estimulou a participação dos acadêmicos de Licenciatura em Letras – Português e Francês em outras ações suscetíveis de encorajá-los em sua formação, através de iniciativas como FRANMOBE (Francês para Mobilidade Estudantil), Choix Goncourt du Brésil e IFProfs, além das bolsas SPCD (Séjour pédagogique de courte durée), de duração de uma a duas semanas, para professores de Francês, especialmente aquelas do CAVILAM de Vichy, França. Foram ainda citadas as possibilidades de solicitação de acesso a Culturethèque (midiateca on line) et IFcinéma pela licenciatura.

Uma nova visita está prevista para o mês de junho, quando a adida pretende agendar encontros, dentre outras atividades, com os professores de francês da rede pública, com a Prefeitura de Pelotas e com membros da Coordenadoria Regional de Ensino.

Esta entrada foi publicada em Docentes, Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.