Eleição Direção CLC – Chapa 1: CLC #tuavoz

A Chapa 1: CLC #tuavoz, única chapa concorrente à Direção do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, divulgou seu programa de ação (Programa de ação) e uma mensagem à comunidade CLC:

Por: Professora Vanessa Doumid Damasceno

“Não só em nível local, mas mundial, temos vivido uma época de extremismos e de retrocessos no que diz respeito aos direitos das minorias e às conquistas históricas referentes aos direitos humanos. Vivenciei esse processo como diretora do CLC, cidadã pelotense e professora. Vi muitos alunos e alunas sofrerem discriminações de todo o tipo, vi professores e professoras, técnicos e técnicas e terceirizados e terceirizadas terem seus direitos retirados de maneira cada vez mais truculenta, ofensiva e retrógrada. No entanto, decidimos que essa não seria a política do CLC, nossa gestão foi feita com base na solidariedade, no diálogo e no afeto. E foi assim que gerimos o CLC nestes últimos 4 anos, para adotar uma prática que tenho visto faltar em alguns dos nossos atuais representantes políticos e, por vezes, até em ocupantes de cargos administrativos em Universidades.

Penso que, se podemos mudar o mundo, temos de começar fazendo isso no local em que vivemos, junto com as pessoas com quem trabalhamos, com nossas famílias, com amigos e amigas e junto aos nossos alunos e alunas.

O fato de sermos chapa única é fruto de um trabalho que uniu a comunidade do CLC, o que não nos exime de trabalhar em prol de melhorias e de demandas que porventura ainda não tenhamos conseguido realizar nestes 4 anos de Gestão. E elas existem. Porém, acreditamos que tivemos avanços nesse período. Fizemos um CLC para todXs, que ouviu, que agregou, que buscou a música para aliviar as tensões do dia a dia nos encontros culturais vividos em muitos espaços – até nos corredores -, nas confraternizações junto aos servidores e servidoras e no constante diálogo presente no cotidiano para resolver as demandas e as adversidades que vêm junto com a tarefa de gerir um Centro tão grande e diverso como o CLC.

Minha decisão ocorreu depois de conversar com a comunidade acadêmica do CLC, que inclui professores e professoras, técnicos e técnicas, terceirizados e terceirizadas e discentes. Foram eles, com suas palavras de apoio e carinho, aqueles que me inspiraram a estar aqui, colocando novamente o meu nome à disposição para, se escolhida, trabalhar mais 4 anos como diretora do CLC.

Para me despedir desses 4 anos vividos, agradeço o companheirismo, a amizade, o carinho e a parceria da Paula Brauner. Sem ela ficaria muito difícil fazermos um CLC para todXs.

E, para continuar, nossa atual chapa permanece com a querida Carla Carret Machado, profissional solidária, amorosa, preocupada e dedicada ao CLC. Junto conosco está um colega competente, experiente e sensível, uma pessoa que admiro muito, que é o Paulo Borges.

Assim, contamos com o apoio de todos e de todas e pedimos que participem da consulta (14 e 15/12) de modo que, em tempos de retrocesso democrático, se legitime cada vez mais a vontade da comunidade universitária do CLC!”.

Esta entrada foi publicada em Direção. Adicione o link permanente aos seus favoritos.