Início do conteúdo
Publicações

AMARAL, Giana L.; CALDEIRA, Jeane S; AMARAL, G. L. Núcleo de Práticas Complementares ao Ensino Regular (Nuprac): Pesquisa, Ensino e Extensão em uma Comunidade De Extrema Vulnerabilidade Social. Revista Didática Sistêmica. , V.14, P.42 – 53, 2012.

 

AMARAL, G. L. RIPE, Fernando .‘Quando Sahir de Caza, Arme-te Com o Signal da Cruz’: Instruções para a Rotina de um Menino Cristão em um Manual Pedagógico Português Do Século Xvii. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-graduados De História, V. 59, P. 228-260, 2017.

 

AMARAL, G. L. RIPE, Fernando. “Para Uso dos Meninos, ou dos que Principião o A B C”: Orientações e Advertências de um Pai Para O Ensino Das Letras Em Um Dicionário Pedagógico Que Circulou No Espaço Luso-brasileiro No Século Xviii. Momento (Rio Grande), V. 25, P. 247-267, 2016.

 

ARRIADA, Eduardo; VALLE, Hardalla Santos Do. A Falta De Homens De Letras: A Educação No Continente De São Pedro Do Rio Grande Do Sul (1770-1834). Revista Histedbr On-line, V. 45, P. 36-48, 2012.

 

ARRIADA, Eduardo; VALLE, Hardalla Santos Do. Fragmentos Da Modernidade Em Rio Grande: A Contribuição Dos Cartões-postais (1902-1930). História E Perspectivas (Ufu), V. 28, P. 159-177, 2015.

 

BEIERSDORF, Cássia Raquel ;WEIDUSCHADT, Patrícia. Arroio Do Padre/Rs e sua Identidade Luterana: Práticas De Educação e Cultura de uma Comunidade (1950-1960). Revista Latino-americana De História Vol. 2, Nº. 7 – Setembro De 2013 – Edição Especial © By Ppgh-unisinos.

 

CALDEIRA, Jeane S. O Abrigo De Menores De Pelotas/Rs (1944-1987): Amparo, Educação E Profissionalização De Meninos Desvalidos. Revista Querubim (Online). , V.2, P.107 – 112, 2017.

 

CALDEIRA, Jeane S.; VALLE, Hardalla V.; Schanz, J. K. A História Da Educação Nos Jornais: Uma Análise Dos Aspectos Teóricos E Metodológicos Da Pesquisa. Revista Querubim. , V.1, P.70 – 76, 2015.

 

CALDEIRA, Jeane S. Núcleo De Práticas Complementares Ao Ensino Regular (Nuprac): O Trabalho Com Adultos Pouco Escolarizados. Revista Conexão Uepg. , V.10, P.48 – 59, 2014.

 

CALDEIRA, Jeane S. Infância Desvalida No Início Do Século Xx: Um Estudo De Caso Na Região Sul Rio Grande Do Sul. Revista Querubim. , V.1, P.153 – 174, 2013.

 

CALDEIRA, Jeane S.; Amaral, Giana L. Da Filantropia À Caridade: A Atuação De Duas Mulheres Na Educação De Meninas Pobres (1901 A 1971). Historiae. , V.3, P.96 – 115, 2012.

 

CASTRO, Renata Brião de. WEIDUSCHADT, Patrícia. Sobre Entrevistas, Documentos E Acervos: Análise A Partir De Narrativas De Banco De Dados. Revista Didática Sistêmica, Issn 1809-3108 V.17 N.2 (2015) P.31-42.

 

CASTRO, Renata Brião De; GASTAUD, Carla Rodrigues. O Que São Centros De Documentação? O Caso Do Centro De Documentação Do Centro De Estudos E Investigações Em História Da Educação. Revista Linhas. Florianópolis, V. 18, N. 37, P. 263-282, 2017.

 

CASTRO, Renata Brião De; WEIDUSCHADT, Patrícia.  Memórias Da Instituição Escolar E Atuação Docente: Reflexões A Partir De Fontes Orais. Licencia&Acturas, V. 4, N. 2, P. 26-36. 2016.

 

CLARO, Lisiane; VALLE, Hardalla Santos Do. Complexo Rheingantz: A História Oral Despertando Memórias De Um Patrimônio. Revista Ágora (Vitória), V. 15, P. 45-55, 2012.

 

CLARO, Lisiane Costa ; VALLE, Hardalla Santos Do; KRENISKI, Gislania Carla Potratz. Associação De Bairro E Aulas-reforço: Descobrindo Lugares E Saberes. Revista De Ciências Da Educação, V. Xiii, P. 649-662, 2011.

 

MICHEL, Carolie B.; ARRIADA, Eduardo . Viagem Educacional Ao Uruguai Em 1913: Impressões Dos Professores Rio-grandenses Acerca Das Escolas De Montevidéo. História Da Educação, V. 21, P. 253-270, 2017.

 

MICHEL, Caroline B.; ARRIADA, Eduardo.  A Missão Educacional Ao Uruguai: O Que Dizem Os Jornais A Federação E O Correio Do Povo. Educação (Ufsm), V. 41, P. 447, 2016.

 

MICHEL, Caroline B.; ARRIADA, Eduardo ; PERES, Eliane T. Os Livros De Leitura Quieres Leer? E Queres Ler?: Do Uruguai Para O Rio Grande Do Sul. Momento (Rio Grande), V. 24, P. 151-170, 2015.


RIPE, Fernando. A Exortação Do Poder Pastoral Na Educação Das Crianças Em Um Tratado De Alexandre De Gusmão, América Portuguesa (Século Xvii). Revista On Line De Política E Gestão Educacional, Araraquara, V.21, N.2, P. 522-541, Maio-ago. 2017.

 

RIPE, Fernando; DILLMANN, Mauro . “Do Cuidado, Que Devem Ter Os Pays Dos Mininos Defuntos”: Preservação Da Infância E Conselhos Espirituais Do Padre Jesuíta Alexandre De Gusmão, Século 17. História Da Educação, V. 21, P. 271-295, 2017.

 

RIPE, Fernando; AMARAL, G. L. . O Dispositivo da Cultura Escrita na Constituição do Sujeito Infantil Moderno: Evidências em Impressos Portugueses (Finais Do Século Xvii E Século Xviii). Revista Maracanan, V. 16, P. 106-128, 2017.

 

RIPE, Fernando. “Se Hum Instante Vos Descuidais, Se Hum Instante Desamparais Vosso Filho, Talvez Que Para Sempre Fique Perdido”: Vigilância E Punição Em Um Manual De Comportamento Social Português Do Século Xviii. Cadernos De História Da Educação (Online), V. 16, P. 155-179, 2017.

 

RIPE, Fernando Cezar. “Fez Deos Tudo Com Numero, Peso, Medida”: Sobre Práticas Educativas em um Tratado que Ensina Aritmética em Portugal do Século XvIII. Revista De História E Historiografia Da Educação, V. 1, P. 145, 2017.

 

RIPE, Fernando. Do Amor Da Castidade, Horror A Toda Torpeza, Com Que Se Deve Crear Os Mininos-: Análise Do Imperativo Da Inocência Infantil Em Uma Obra Do Padre Alexandre De Gusmão. Revista Brasileira De História; Ciências Sociais, V. 8, P. 08-31, 2016.

 

SCHANZ, J. K.; CALDEIRA, Jeane S. Representações e Imaginário sobre a Chácara da Baronesa – Pelotas/Rs. Revista Latino-americana De História. , V.2, P.522 – 551, 2013.

 

VALLE, Hardalla Santos Do; AMARAL, Giana Lange Do. O Ensino Profissionalizante Salesiano: Um Estudo Sobre as Oficinas do Leão XIII Na Cidade do Rio Grande/Rs (1910-1930). Momento (Rio Grande), V. 25, P. 231- 246, 2017.

 

VALLE, Hardalla Santos Do. Um Estudo Sobre o Ensino Secundário nas Cidades de Pelotas e Rio Grande/Rs (Décadas De 1870 A 1910). Momento (Rio Grande), V. 21, P. 87-100, 2014.

 

VALLE, Hardalla Santos Do; AMARAL,Giana. Tão Próximo E Tão Distante: Um Estudo Comparado Do Ensino Secundário Nas Cidades De Pelotas E Rio Grande /Rs (Décadas De 1870 A 1910). Revista Querubim, V. 1, P. 67-76, 2013.

 

VALLE, Hardalla Santos Do; ARRIADA, Eduardo. Makarenko E Pistrak: Uma Análise Da Pedagogia Social Do Trabalho. Revista Portuguesa De Pedagogia, V.46, P. 109-125, 2013.

 

VALLE, Hardalla Santos Do; ARRIADA, Eduardo. A Instrução Proposta por Caxias: Uma Análise do Panorama Educacional Rio-Grandense do Século Xix (1842-1846). Diálogos (Maringá. Impresso), V. 16, P. 217-233, 2012./

 

VALLE, Hardalla Santos Do. A Educação Secundária na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul: Uma Análise do Todo Poderoso Império do Meio. História Da Educação (Ufpel), V. 16, P. 226- 231, 2012.

 

VALLE, Hardalla Santos Do; ARRIADA, Eduardo. O Liceu D. Afonso na Província de São Pedro do Século Xix: Aspectos Históricos de Uma Cultura Escolar (1846-1871). Diálogos (Maringá. Impresso), V. 16, P. 185-205, 2012.

 

VALLE, Hardalla Santos Do. Fontes no Ensino de História da Educação: Uma Discussão sobre Construção Do Conhecimento. História; Ensino (Uel), V. 18, P. 173-186, 2012.

 

VALLE, Hardalla Santos Do. A História de Dois Educadores Socialistas: Alguns Apontamentos sobre as Experiências de Makarenko e Pistrak. Revista Didática Sistêmica, V. 14, P. 15-28, 2012.

 

VALLE, Hardalla Santos do; ARRIADA, Eduardo. Educar Para Transformar: A Prática das Oficinas. Revista Didática Sistêmica, V. 14, P. 3-14, 2012.

 

VIERO, Tatiane Vedoin; CASTRO, Renata Brião de; WEIDUSCHADT, Patrícia; ARRIADA, Eduardo. Acervos Escolares: Possibilidades e Aproximações entre a Arquivologia e a Museologia. Revista Museologia E Patrimônio, V. 10, N 2. P. 33-53, 2017.


VIERO, Tatiane Vedoin; ARRIADA, Eduardo. Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume): Ações de Preservação da Memória e História da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Rev. Revista Querubim – Rev. Eletrônica de Trabalhos Científicos nas Áreas de Letras, Ciências Humanas e Ciências Sociais. Ano 12 Nº 30 V. 04 – 2016. Issn 1809-3264 P: 75-81

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. Dissertação De Mestrado – O Sínodo de Missouri e a  Educação Pomerana em Pelotas e São Lourenço Do Sul nas Primeiras Décadas do Século Xx: Identidade e Cultura Escolar

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. A Revista “O Pequeno Luterano” e a Formação Educativa Religiosa Luterana no Contexto Pomerano Em Pelotas- Rs (1931-1966).

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. O Lazer e a Construção da Identidade numa Comunidade Rural de Descendentes Germânicos em Pelotas. Cadernos do Lepaarq – Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio. V. Vi, N°11/12. Pelotas, Rs: Editora Da Ufpel, 2009.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. Sínodo De Missouri e Organização Escolar na Realidade Pomerana- Campo e Habitus em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de História; Ciências Sociais Ano I – Número I – Julho De 2009 Www.Rbhcs.Com Issn: 2175-3423.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; FISCHER, Beatriz Daudt. A Revista “O Pequeno Luterano”: Nacionalismo e Higienismo a Partir da Fé Luterana (1931-1966). Revista Histedbr On-line, Campinas, N.47, P.67-87 Set..2012 – Issn: 1676-2584.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar. O Sínodo de Missouri e o Seminário Teológico-pedagógico em São Lourenço do Sul-rs (1903-1905). Revista Histedbr On-line, Campinas, N.48, P. 199-224 Dez.2012 – Issn: 1676-2584.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. Revista O Pequeno Luterano: Leitores e Correspondências. Rev. Bras. Hist. Educ., Campinas-sp, V. 13, N. 2 (32), P. 159-187, Maio/Ago. 2013.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; SOUZA, Marcos Teixeira; BEIERSDORF, Cássia Raquel. Afro-pomeranos: Entre a Pomerânia Lembrada e a África Esquecida. Identidade! | São Leopoldo | V.18 N. 2 | P. 249-263 | Jul./Dez. 2013 | Issn2178-0437x.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar. Cultura Escolar através da Memória dos Pomeranos na Cidade De Pelotas, Rs (1920-1930). Cadernos de História da Educação – V. 13, N. 2 – Jul./Dez. 2014

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar. Os Caminhos do Sínodo de Missouri no Rio Grande do Sul: Educação e Religiosidade (1900-1910). Hist. Educ. [Online] Porto Alegre V. 19 N. 47 Set./Dez., 2015 P. 249-269.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; AMARAL, Giana Lange. Memórias Escolares: Narrativas de Professores Leigos no Contexto Rural das Escolas Étnicas do Município de Pelotas, Rs (1940-1960). Cadernos De História Da Educação, V.15, N.3, P.1006-1030, Set.-dez. 2016.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; TAMBARA, Elomar. Cartilhas e Livros Didáticos nas Escolas Pomeranas Luteranas no Sul do Rio Grande do Sul (1900-1940). Hist. Educ. (Online) Porto Alegre V. 20 N. 50 Set./Dez., 2016 P. 275-296

 

WEIDUSCHADT, Patrícia. CAETANO, Ademir. Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas, Rs: Ensino Superior e Alterações do Cotidiano da Cidade Do Rio Grande. Rebes – Rev. Brasileira De Ensino Superior, 2(3): 67-78, Jul.-set. 2016 – Issn 2447-3944.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião De. Instituições Escolares e Imigração Na Região Colonial De Pelotas/Rs (1928 – 1953). História Unicap, V. 2, N. 4, P. 170-185. 2015.

 

WEIDUSCHADT, Patrícia; CASTRO, Renata Brião De. Sobre Entrevistas, Documentos e Acervos: Análise A Partir De Narrativas De Banco De Dados. Didática Sistêmica, V. 17, N. 2, P. 31-42. 2015.

 

XAVIER, Bruna; WEIDUSCHADT, Patrícia. Entre Arquivos e Memórias: O Acervo do Colégio Municipal Pelotense e a Inserção de Professoras Secundaristas. Resgate – Rev. Interdiscip. Cult., Campinas, V. 24, N. 2 [32], P. 9-26, Jul./Dez. 2016 – E-issn: 2178-3284.

 

Traduzir »