Notícias
  • Pró-Reitores de Extensão do Sul do RS reúnem-se na Unipampa

    A proposta de um trabalho em parceria entre as Pró-reitorias de Extensão das universidades próximas do sul do Rio Grande do Sul, iniciada no encontro do dia 31 de março na UFPel, teve continuidade nesta semana, na Reitoria da Unipampa, em Bagé. Pela UFPel, estiveram presentes a pró-reitora Francisca Michelon, a coordenadora de Patrimônio e Comunidade, Nóris Leal, e a técnica-administrativa Ana Carolina Nogueira. Pela Furg,  esteve presente o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Porciúncula Prado. As representações foram recebidas pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa , Nádia Fátima dos Santos Bucco e equipe. Acompanhou o encontro o professor e violonista José Daniel, que também realizou apresentação musical.

    Abriu o encontro o reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou sobre o papel da universidade pública no contexto da crise econômica, social e política que vive o país e o sentido da extensão como forma de resistência ao desmantelamento que essas instituições estão enfrentando. Destacou, ainda, que a aproximação das universidades, que no evento se propicia pela extensão, é desejável e manifesta um desejo de somar esforços para cumprir o seu papel.

    A Unipampa elaborou a reunião sobre pauta que incluiu discutir propostas de ações culturais conjuntas e encontro sobre curricularização da extensão. Oportunizou ao grupo conhecer a experiência de implantação do Centro do Idoso em Bagé, por meio do relato de Silvana Kinezel Caetano e Geslaine Pinto Dutra, e a visita à Universidade Senior e referido Centro, mantido pela Prefeitura de Bagé. Oportunizou, também, a visita a uma das vinícolas da cidade que integra o projeto em desenvolvimento da Unipampa com o Sebrae, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

    O encontro resultou na consolidação da proposta de parceria entre as instituições para o desenvolvimento de ações conjuntas que fortaleçam a presença das Universidades nos seus locais de atuação e que estreitem laços de cooperação e colaboração.

    A próxima reunião ocorrerá na Furg, dando continuidade a agenda proposta em março.

  • PREC divulga abertura de três (3) editais em junho

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultural divulga o lançamento de 03 editais no mês de junho. Os objetivos e cronograma dos editais são diferentes, portanto, indica-se que os interessados leiam atentamente cada um dos documentos. No entanto, todas as propostas apresentadas devem estar em consonância com o conceito de extensão universitária constante na Resolução do COCEPE/UFPel nº  10/2015 e com a definição do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEXT.

    1) EDITAL nº 04/2017Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – 2017/PBA Extensão -Eventos e Cursos de Curta Duração: Este Edital objetiva incentivar a participação de estudantes de graduação da UFPel em projetos e ações devidamente cadastrados no Sistema Unificado de Projetos – Extensão e que se caracterizem como eventos e cursos de curta duração. Os proponentes devem ser docentes coordenadores de projetos ou de ações em projetos de extensão. Serão oferecidas 15 (quinze) bolsas, com duração de 03 (três) meses – de 01 de agosto a 31 de outubro de 2017 – no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. As inscrições encerram no dia 30 de junho. link para o edital

    2) EDITAL nº 05/2017 – Programa de Bolsas de Iniciação à Extensão e Cultura – 2017/PBA Extensão – Publicações: Este Edital objetiva incentivar a participação de estudantes de graduação da UFPel em projetos e ações devidamente cadastrados no Sistema Unificado de Projetos – Extensão e que se caracterizem como Publicações. Os proponentes devem ser docentes coordenadores de projetos ou de ações em projetos de extensão. Serão oferecidas 08 (oito) bolsas, com duração de 03 (três) meses – de 01 de agosto a 31 de outubro de 2017 – no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais. As inscrições encerram no dia 30 de junho. link para o edital

    3) EDITAL 07/2017 – Processo de Seleção Interna Prec/ UFPel 35º SEURS – Seminário De Extensão Universitária da Região Sul: Este Edital objetiva selecionar resumos de trabalhos de extensão para apresentação oral, propostas de oficinas, mini-cursos e apresentação cultural que representarãoa UFPel no 35º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, a ocorrer em Foz do Iguaçu/PR, entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2017, sob a temática Internacionalização da extensão. Serão selecionados 15 resumos, 1 oficinas, 1 minicurso e 1 apresentação cultural. Os proponentes devem ser coordenadores de Projetos de Extensão, devidamente registrados e aprovados no Sistema Unificado de Projetos – Cobalto. As inscrições encerram no dia 12 de julho. link para o edital

  • Seleção interna de propostas para o 35º SEURS – Edital nº 07/2017

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel convida todos os coordenadores de projetos de extensão para inscreverem propostas no processo de seleção interna, que visa a participação no 35º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, a ocorrer em Foz do Iguaçu/PR no período de 30 de outubro a 01 de novembro sob a temática Internacionalização da extensão.

    As inscrições devem ser feitas até às 23h59min, do dia 12 de julho de 2017.

    Mais informações podem ser encontradas no edital e nos documentos anexos:

     

    Edital SEURS – Seleção interna UFPel

    Anexo I – Ficha de inscrição para a seleção interna de propostas

    Modelo de proposta de trabalho

    Guia rápido de formatação de trabalhos

     

     

  • UFPel se destaca nos 38º Jogos Universitários Gaúchos (JUGS)

    Foi brilhante a participação das equipes representativas da UFPel nos 38º JUGS, que ocorreram neste último final de semana, em Canoas. Para além das excelentes campanhas das equipes de Futsal Feminino, Handebol Feminino e do Basquete Masculino, tivemos, ainda, o Handebol Masculino e o Basquete Feminino, que se sagraram campeões estaduais e obtiveram, pela primeira vez na história da UFPel, vaga para representar o Rio Grande do Sul nos Jogos Brasileiros Universitários (JUBS), que ocorrerá em Goiânia, no mês de outubro do corrente ano. Este é um trabalho coordenado pelo Núcleo de Atividades Físicas, Esportes e Lazer (NAFEL), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), que conta com o apoio e incentivo da atual gestão, principalmente na figura do reitor Profº Pedro Curi Hallal. Parabéns a todos (as) envolvidos (as).

    Abaixo, as imagens das esquipes de Basquete Feminino, Handebol Masculino e Rugby Masculino.

  • Revista Expressa Extensão abre chamada para submissão de textos

    A Revista Expressa Extensão, periódico semestral da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas, está com chamada aberta para V. 22 Nº 2 de 2017, com a temática “Cultura e Educação”.

    Convidamos todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar aos possíveis interessados(as).

    A submissão dos trabalhos, para serem publicados nesta edição, deve ser realizada através do site da revista até o dia 30 de julho, com o lançamento previsto para outubro de 2017.

    Edital – Chamada Expressa Extensão n. 2

  • Fórum Social desenvolve atividades em parceria com o CAPA, na Semana do Alimento Orgânico

    Dentro da programação da Semana do Alimento Orgânico (29/05 a 03/06), que é uma campanha nacional que tem como objetivo promover o alimento orgânico e conscientizar as pessoas sobre a importância do consumo e produção de alimentos em harmonia com a natureza, foi organizado pelo Fórum Social/PREC, em parceria com o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA, um evento que teve como foco divulgar a alimentação orgânica com ênfase no consumo responsável, valorizando o aspecto humano. A ação contou com um expressivo público, e foi realizado na quarta-feira, 31/05, no campus II do ICH.

    Ocorreram três painéis: o primeiro, apontou a Situação e perspectivas da Agricultura Convencional e suas consequências, essa abordagem foi conduzida pelo pesquisador João Carlos Costa Gomes, da Embrapa Clima Temperado. Em um segundo momento, o CAPA  trouxe sua experiência em transição agroecológica com a Coordenadora Rita Surita e o empolgante e emocionado relato de vida de Loro Bosenbecker, um dos primeiros agricultores ecológicos da região, o qual enfatizou a necessidade desta mudança de paradigma, diante de suas experiências e atitudes voltadas ao social. Finalizando com um painel sobre comercialização, o profº Flávio Saco dos Anjos, da UFPEL, e Marigaiane Medeiros, Presidente da Cooperativa Sul Ecológica, apresentaram sua trajetória neste tema.

    Para finalizar a semana, foi realizado na Associação Comunitária da Cohab Tablada, no dia 03/06, a tarde,  uma oficina de preparo de alimentos orgânicos, desenvolvida pelas discentes Michele da Silveira Vidal e Adriane Kurz da Cunha,  do Centro Acadêmico do Curso de Gastronomia da UFPel, direcionadas para as participantes de projetos comunitários da Associação, as quais serão divulgadoras da proposta do uso de alimentos orgânicos.

  • 5º Jogos da UFPel (2017)

    O Núcleo de Atividades Físicas, Esportes e Lazer (NAFEL)/PREC realizou nesta sexta feira (02/06) uma reunião com as Atléticas da UFPel, visando organizar o início dos 5º Jogos da UFPel. Ficou assim decidido que, no segundo final de semana de julho, a modalidade de Handebol será a primeira a ser efetivada. Preparem suas equipes e aguardem maiores informações.