Início do conteúdo
O que você procura?

    Todas Notícias
  • Ciclo de Atividades – Conexão Mulheres: Todas por Todas

     

    Em comemoração ao dia internacional da mulher, PREC e PROGEP estão promovendo um ciclo de atividades para celebrar, refletir e reforçar a importância da luta por direitos sociais, políticos e econômicos que as mulheres vêm alcançando no decorrer dos últimos anos. Ainda há muito para avançar e juntas somamos forças, todas por todas!

    Confira a programação abaixo:

    DATA DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE HORÁRIO LOCAL PÚBLICO-ALVO SETOR RESPONSÁVEL
    08/03

    PICS – Dança Circular

    Prof.ª Juliana Graciela Vestena Zillmer

    10h Campus Anglo, sala 232 Servidoras/es da UFPel PROGEP
    08/03 Projeto Mulheres Líderes – Relatos de uma mulher na Pesquisa: alegrias e desafios
    Prof.ª Thaís Philipsen Grützmann
    14h Plataforma Webconf da UFPel (online) Servidoras/es da UFPel PROGEP
    12/03

    Oficina de Meditação com escalda pés

    Prof.ª Teila Ceolin

    09h Campus Anglo, sala 211 Servidoras/es da UFPel PROGEP
    12/03

    Roda de conversa: Quem são as inventoras da UFPel?

    Ms. Silvia Trisch dos Santos Acunha

    15h Auditório do Campus II Público geral PREC
    19/03

    Peça Teatral Galeria

    Núcleo de Teatro UFPEL

    20h Rua Alberto Rosa, 580 Público geral Núcleo de Teatro/PREC
    20/03

    Peça Teatral Galeria

    Núcleo de Teatro UFPEL

    19h Rua Alberto Rosa, 580 Público geral Núcleo de Teatro/PREC
    27/03

    Roda de conversa: Desafios para conciliar maternidade e carreira

    Enfermeira Deciane Pintanela de Carvalho (CSQV – UFPel) e Assistente Social Jéssica Silva de Ávila (CSQV – UFPel)

    14h30min Campus Anglo, sala 437 Servidoras/es da UFPel PROGEP

     

  • Progressos na Estruturação Institucional para Atuação na REBIO-MG

    No último dia 19/02, ocorreu na PREC uma reunião para dar continuidade às negociações sobre a atuação integrada da UFPel na Reserva Biológica de Mato Grande, localizada no distrito de Santa Isabel em Arroio Grande (RS).

    Com a participação dos professores Sebastian Felipe Sendoya Echeverry (IB), Luiz Ernesto Schimdt (IB), Marco Gottschalk (IB), Marco Antonio Tonus Marinho (IB), Raquel Ludtke (IB), Ana Maria Rui (IB), Jeferson Vizentin-Bugoni (IB), Cláuber Gonçalves dos Santos (FD), Edvânia Correa Alves (ICH) e Erika Collischonn (ICH), acompanhados por técnicos da PREC, foram discutidos diversos aspectos relacionados à Reserva, explorando possibilidades de ações conjuntas e estratégias para viabilizar recursos para as atividades.

    Após análises e discussões, ficou acordado que, antes da elaboração dos Projetos que comporão um Programa unificado, uma visita será realizada em março para conhecer o local, avaliar a infraestrutura existente e identificar, in loco, as possíveis ações. Nesse mesmo período, ocorrerá uma nova reunião de planejamento e aproximação com a equipe da SEMA.

    A reunião também marcou um primeiro passo para a auto-organização do grupo, anteriormente coordenado pela PREC, com a designação do Prof. Jeferson Vizentin-Bugoni (IB) como coordenador dos trabalhos. Além dos docentes já envolvidos, outros podem se juntar ao grupo, contribuindo com novas áreas de conhecimento e atendendo às diversas necessidades da unidade de conservação e da comunidade local.

    A UFPel possui representação institucional no Conselho Consultivo da REBIO-MG, e as servidoras representantes agora fazem parte do grupo recém-constituído, fortalecendo as iniciativas universitárias planejadas e a colaboração da UFPel na implementação do necessário Plano de Manejo da Reserva.

    Para obter mais informações ou entrar em contato, envie um e-mail para representa@ufpel.edu.br.

  • Exposição Audiovisual “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos”

    Na manhã de segunda-feira (19), ocorreu a apresentação da coletiva fotográfica “Fluxos nos Espaços em Tempos Pandêmicos” em formato audiovisual, no Espaço Cultural da Prec (Campus Porto/UFPel).

    Juntamente com a exibição audiovisual, foi realizado o lançamento do livro “Produção Cultural e Fotografia”, uma obra conjunta dos autores Sandro Mendes, Cláudia Brandão, Cláudio Azevedo, Maria Alcina Alves e Maria Fernanda Ferraz (Org.). O evento teve a presença da reitora Isabela Andrade e outros convidados.

    Para aqueles interessados em apreciar a mostra audiovisual, ela estará em exposição nos dias 19, 21, 23, 27 e 29 de fevereiro, das 9h às 17h.

    Para obter mais informações, entrar em contato com a curadoria, representada pela Profª Drª Cláudia Mariza Brandão (CA/UFPel) e pelo Profº Dr. Cláudio Tarouco de Azevedo (ILA/FURG).

     

    Este slideshow necessita de JavaScript.

     

  • Bolsas de Extensão 2024

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público que estão disponíveis os Editais referentes ao Programa de Bolsas Acadêmicas (PBA), modalidade Iniciação a Extensão.

     

    → Podem concorrer: Projetos com ênfase em extensão devidamente cadastrados e tramitados no sistema Projetos Unificados – Cobalto.

    → As bolsas estão sendo ofertadas em 4 (quatro) editais distintos, com prazos e valores de bolsa idênticos. Mas com especificidades no perfil de bolsista que poderá ser indicado.

    → Será permitido o solicitante inscrever-se simultaneamente em mais de um edital, desde que com projetos distintos.

     

    As inscrições estarão abertas no período de 01/02 a 18/03/2024, através do sistema COBALTO, no menu Bolsas -> Cadastros -> Solicitação.

     

    Acesse os Editais nos links abaixo:

    Edital 01/2024 – Ampla Concorrência

    Edital 02/2024 – Ações Afirmativas

    Edital 03/2024 – Bolsas para estudantes com deficiência e/ou necessidades especiais

    Edital 04/2024 – Projetos vinculados aos cursos UAB

     

    Dúvidas ou informações serão atendidas através do e-mail: bolsas.extensao@ufpel.edu.br ou tel 53 32843993

  • Publicado o primeiro número de 2024 da Revista Expressa Extensão

    A Revista Expressa Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel lança o número 1 do volume 29 com artigos, ensaio e relatórios submetidos em fluxo contínuo.

    Este volume apresenta trabalhos aprovados em fluxo contínuo e visa contribuir para a disseminação e promoção de novos conhecimentos na área da extensão universitária.

     

    A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que está recebendo submissões para as próximas edições de 2024 com prazos conforme disposto no Edital. Convidamos a todas e a todos a participar das submissões, além de divulgar e compartilhar as possíveis pessoas interessadas.

     

    Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

    ACESSE O NÚMERO DA REVISTA.

    Boa leitura!

     

  • Disponíveis os Anais do X Congresso de Extensão e Cultura

    A Organização do CEC agradece a participação da comunidade extensionista e informa que os Anais dos trabalhos apresentados no X Congresso de Extensão e Cultura estão disponíveis no site do evento.

    Os anais foram divididos em volumes, cada um correspondendo a uma área temática da extensão. Este sistema facilita a busca do texto pelos autores, bem como a impressão, se desejada.

     

    Acesse os anais dos trabalhos apresentados no X CEC

  • Publicada edição especial da revista Expressa Extensão

    Edição Especial: “2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES)”

     

    A Revista Expressa Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, acaba de lançar uma edição especial no volume 28 de 2023, com o tema “2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (SIEPES)”.

    Esta edição da revista Expressa Extensão, contempla 6 textos das palestras apresentadas no evento. A equipe editorial da Expressa Extensão agradece aos colaboradores e anuncia que segue recebendo submissões para as edições de 2024.

    Desejamos a todos e a todas ótimas festas de final de ano e uma excelente leitura.

     

    ACESSE O NÚMERO DA REVISTA AQUI

     

  • Destaques do X CEC

    A organização do X Congresso de Extensão e Cultura parabeniza todos/as pela qualidade dos trabalhos apresentados, pela participação entusiasmada dos/as estudantes, pelo competente desempenho dos/as debatedores/as e pelos resultados atingidos, que expressam o trabalho coletivo e parceiro que os/as extensionistas da UFPel desenvolveram em mais essa edição do Congresso.

    Acesse aqui os destaques* do X Congresso de Extensão e Cultura.

    *A indicação do destaque, feita pelos debatedores que acompanharam as apresentações e estimularam o debate, teve o intuito de identificar em cada sessão o estudante que demonstrasse maior compreensão da vivência extensionista e que indicasse como a experiência foi ou é importante na sua formação profissional e cidadã. Os debatedores consideraram dois aspectos: o desempenho do aluno e o seu empenho no preparo da apresentação. Apenas um apresentador foi indicado em cada sessão.