Notícias
  • UFPel define equipe de rondonistas que atuará na Operação Rondônia Cinquentenário

    A PREC divulgou o resultado do processo seletivo em que 10 alunos (8 efetivos e 2 suplentes) foram selecionados para compor, juntamente com duas Professoras, a equipe que representará a UFPEL na Operação  “Rondônia Cinquentenário” que ocorrerá entre 07 e 23 de julho.

    Estudantes de diferentes cursos de graduação foram selecionados para a realização de ações nas áreas de Comunicação, Trabalho, Tecnologias e Meio Ambiente. As professoras Luciana Marini Kopp (Coordenadora) e Débora Cristina Nichelle Lopes (Adjunta) participaram intensamente do processo seletivo na UFPel que contou com grande procura e excelentes candidatos.

    A coordenadora do projeto embarcará no dia 01/04 para a realização da viagem precursora, ocasião que vai conhecer o município de destino, acertar detalhes da participação da UFPEL com as autoridades locais e com o Ministério da Defesa e buscar indicadores atualizados capazes de subsidiar a atuação dos alunos que passarão por um período de treinamento entre os meses de abril e julho de 2017, que precede a operação.

  • Revista Expressa Extensão disponibiliza edição online

    A Revista Expressa Extensão, em nome da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, informa que foi publicado o v. 21, n. 2, da revista.

    Este número da Revista Expressa Extensão publica diversos trabalhos acadêmicos que têm como foco a relação entre os saberes cientificizados – ou, então, academicamente reconhecidos – e a sociedade. Assim, é possível manter vivo o vínculo da Universidade com os saberes populares (e/ou tradicionais) e científicos, aspecto fundamental para a responsabilização das universidades com o engajamento social.

    A revista agradece a todos que, de uma forma ou de outra, contribuíram neste processo.

    A edição pode ser visualizada clicando sobre a imagem abaixo:

  • Desafio Pré-Vestibular realiza Aulão Inaugural para os candidatos selecionados

    O aulão realizado no Auditório da Faculdade de  Direito, na noite de sábado(19), contou com a presença da Pró-Reitora de Extensão e Cultura Professora Francisca Ferreira Michelon, a Coordenadora de Patrimônio Cultural Professora Nóris Leal, a Orientadora do projeto Professora Helenara Plaszewski Facin, os membros da Coordenação Geral, os alunos  Diego Domingues Goulart, Jorge Cedrez Verneti, Vagner Rodrigues Baú, as Secretárias, as alunas Mariane Canielas e Nicolle Branco, a Supervisora da biblioteca, a aluna Sandra Ivana Vargas, o Coordenador Pedagógico, o aluno Willian Nunes e cerca de 70 colaboradores, entre alunos e Ex-alunos da UFPel que ministram as aulas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Letras e Matemática. Dentre os colaboradores, treze são ex-alunos do Desafio, pois o projeto tem como uma de suas bases a continuidade do trabalho exercida pelos seus discentes.

    Também estiveram presentes alunos do Desafio aprovados no último ENEM. Os mesmos relataram brevemente sua trajetória no projeto desde sua seleção até o ingresso na universidade.

    Com o auditório lotado o Aulão teve por finalidade apresentar a equipe de colaboradores, a história do projeto, seu funcionamento e o desejo de boas-vindas aos 240 alunos da comunidade de Pelotas e região que irão integrar as quatro turmas do extensivo deste ano.

    Neste mês de março, o Desafio completa seus 24 anos de existência e, durante este período vem auxiliando a comunidade no acesso à universidade. Mantendo o foco na inclusão social através de um curso preparatório gratuito destinado a pessoas em vulnerabilidade social e grupos excluídos pela sociedade. Reforçando o compromisso de abordar os conteúdos do ENEM de uma maneira  a refletir sobre o contexto vivido pelos alunos  de maneira crítica e emancipatória, em defesa da educação pública, gratuita e para todos.

    As aulas regulares do cursinho têm início nesta segunda-feira (20), na Rua Andrades Neves nº 2222, no Centro de Pelotas/RS. Cada aluno deverá comparecer à instituição de acordo com os horários escolhidos no ato da inscrição.

    Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3229-3640.

  • UFPel participa do Fórum da Agricultura Familiar

    A Universidade Federal de Pelotas, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, se fez presente na plenária do Fórum da Agricultura Familiar ocorrida em 14 de março de 2017, a partir das 08hs 30 min. na Sede da Estação Experimental Cascata – EMBRAPA Clima Temperado. No encontro, entre outros assuntos, informou-se sobre a realização do Seminário Nacional de Agricultura Familiar, a ser realizado de 28 a 30 de março, na Sede da Estação Experimental da Cascata e a  8ª Feira Estadual de sementes crioulas e tecnologias populares, que ocorrerá de 06 a 08 de outubro no Ginásio Municipal de Esportes de Canguçu. Também foram eleitos os novos representantes da Coordenação do Fórum de Agricultura Familiar, que dessa vez contará com a presença da PREC/UFPel como um dos representantes das Instituições Governamentais. O representante será o Prof. Valdecir Ferri, Chefe da Seção de Integração da Universidade com a Sociedade. A próxima plenária, que deverá acontecer em abril, terá como um dos pontos de pauta, o planejamento das ações do Fórum para 2017.