Início do conteúdo

Progressos na Estruturação Institucional para Atuação na REBIO-MG

No último dia 19/02, ocorreu na PREC uma reunião para dar continuidade às negociações sobre a atuação integrada da UFPel na Reserva Biológica de Mato Grande, localizada no distrito de Santa Isabel em Arroio Grande (RS).

Com a participação dos professores Sebastian Felipe Sendoya Echeverry (IB), Luiz Ernesto Schimdt (IB), Marco Gottschalk (IB), Marco Antonio Tonus Marinho (IB), Raquel Ludtke (IB), Ana Maria Rui (IB), Jeferson Vizentin-Bugoni (IB), Cláuber Gonçalves dos Santos (FD), Edvânia Correa Alves (ICH) e Erika Collischonn (ICH), acompanhados por técnicos da PREC, foram discutidos diversos aspectos relacionados à Reserva, explorando possibilidades de ações conjuntas e estratégias para viabilizar recursos para as atividades.

Após análises e discussões, ficou acordado que, antes da elaboração dos Projetos que comporão um Programa unificado, uma visita será realizada em março para conhecer o local, avaliar a infraestrutura existente e identificar, in loco, as possíveis ações. Nesse mesmo período, ocorrerá uma nova reunião de planejamento e aproximação com a equipe da SEMA.

A reunião também marcou um primeiro passo para a auto-organização do grupo, anteriormente coordenado pela PREC, com a designação do Prof. Jeferson Vizentin-Bugoni (IB) como coordenador dos trabalhos. Além dos docentes já envolvidos, outros podem se juntar ao grupo, contribuindo com novas áreas de conhecimento e atendendo às diversas necessidades da unidade de conservação e da comunidade local.

A UFPel possui representação institucional no Conselho Consultivo da REBIO-MG, e as servidoras representantes agora fazem parte do grupo recém-constituído, fortalecendo as iniciativas universitárias planejadas e a colaboração da UFPel na implementação do necessário Plano de Manejo da Reserva.

Para obter mais informações ou entrar em contato, envie um e-mail para representa@ufpel.edu.br.

Publicado em 22/02/2024, nas categorias Destaques, Notícias.