Notícias
  • Preenchimento do RAAD 2014

    A Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD comunica que está aberto, de 13 de abril a 31 de maio de 2015, o período para preenchimento e para a aprovação e envio pelas unidades do RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DOCENTES (RAAD) referente ao ano de 2014. O Relatório deverá ser preenchido através da versão on-line, disponível na página da UFPel no link RAAD, endereço extranet, G.O.L (Gestão On-line – Gerenciador do Sistema Acadêmico) <http://gol.ufpel.edu.br/extranet/gol/>. O acesso ao programa se dá através do SIAPE e de SENHA cadastrada no Departamento de Registros Acadêmicos (DRA). Para recuperar a senha, basta informar no G.O.L. o SIAPE e clicar em conectar.

    Abaixo, o link do Memorando Circular Completo:

    Memorando Circular 001_2015-RAAD-2014-professores-da-UFPel

  • Decisões do Conselho Departamental da FO/UFPel sobre paralisação

    O Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia decidiu hoje, em reunião extraordinária, que ficam suspensas as todas as Atividades Clínicas do Curso que dependam do serviço de esterilização.

    Desta forma, ficam interrompidas todas as atividades ambulatoriais clínicos, que dependem diretamente do Serviço de Esterilização, desde atividades de Graduação, Pós-Graduação, Projetos de Extensão e Pronto-Atendimento.

    Durante este período, serão realizados os ajustes necessários no serviço de esterilização da Unidade e o aperfeiçoamento das medidas de biossegurança.

    Ficam mantidas as todas as atividades que que são independentes dos serviço de esterilização, tais como aulas teóricas,aulas práticas em laboratórios de pré-clínica, e projetos que não necessitem do serviço de esterilização.

    Nova reunião do Conselho Departamental está agendada para o dia 08 de Maio, as 8 horas, na Sala dos Conselhos da Unidade para reavaliação.

  • PREC – UFPel oferta 400 bolsas acadêmicas de extensão e cultura

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) está ofertando 400 vagas para bolsas acadêmicas de Extensão e Cultura a estudantes de graduação. Deste total, será destinado um percentual mínimo de 40% para acadêmicos em situação de vulnerabilidade social. Os coordenadores poderão inscrever propostas somente em uma das submodalidades (Anual ou Espontânea).

  • Aberta a Avaliação Docente 2014/2

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    Os estudantes já podem fazer a Avaliação Docente 2014/2, realizada pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da UFPel. A avaliação é feita no Cobalto e através dela os alunos avaliam o trabalho dos professores. Da pesquisa, sairão informações que servirão ao trabalho global da avaliação institucional e também para conhecer os desempenhos e problemas de áreas específicas e disciplinas. Confira no arquivo  CPA – Avaliação Docente – 2014-2  todas as orientações de como fazer a avaliação no Cobalto.

    Arquivo: CPA – AVALIAÇÃO DOCENTE – 2014-2

    Fonte: CCS | UFPel

  • PRG publica resultado preliminar de seleção de projetos de ensino

    A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) está publicando o resultado preliminar do Edital de Seleção de Projetos de Ensino PRG Nº 001/15. O resultado final e as regras para a seleção dos bolsistas serão divulgados no dia 28/04 (terça-feira), data em que estará autorizado o início da seleção de bolsistas, conforme o cronograma do Edital. Clique aqui para conhecer o resultado-preliminar.

    Resultado Preliminar

    Fonte: CCS | UFPel

  • Reunião de trabalho define eixos temáticos do PDI

    O grupo responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPel teve uma nova reunião de trabalho na manhã da última sexta-feira (17). Durante a sessão, foram apontados os grandes temas dentro dos quais serão apontados os objetivos estratégicos e específicos do plano.

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    A reunião, aberta pelo reitor da UFPel, professor Mauro Del Pino, contou com a presença de diversos diretores de unidades acadêmicas e membros da Administração Central da Universidade.

    Após a definição dos objetivos estratégicos a serem contidos no novo PDI, baseados no Projeto Pedagógico Institucional de 1991, o foco do novo encontro do grupo foi definir eixos temáticos que guiarão as discussões para a formulação dos objetivos específicos. A ideia é centralizar toda a discussão a partir de um dos pontos do PPI de 1991, que afirma que a UFPel tem um compromisso com o trabalho coletivo: por ser uma universidade pública, ela deve basear-se na defesa dos interesses da sociedade.

    Esses eixos temáticos servirão para agrupar os objetivos específicos e as suas ações de desenvolvimento. A ideia, segundo o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório dos Santos, é pensar à frente, colocando metas para a realização do plano. “Dessa forma, o PDI não será apenas um cumprimento de tabela, mas uma ferramenta para um real desenvolvimento da Universidade”, disse.

    A vice-reitora, Denise Gigante, apresentou a proposta de que na reunião fossem definidos os temas para, então, os participantes do grupo fossem divididos em pequenos grupos de sistematização de trabalhos em cada assunto. A ideia é que nesse processo, sejam levadas as temáticas para as unidades acadêmicas, para que elas também possam opinar nos objetivos específicos.

    Após um tempo de debates, os presentes definiram os seguintes temas:

    – Ensino

    – Pesquisa

    – Extensão

    – Assistência Estudantil

    – Gestão de Pessoas

    – Infraestrutura

    – Gestão institucional, planejamento e avaliação

    A ideia é que a atividade-fim da universidade seja contemplada nas suas três áreas. Além disso, foram destacadas áreas consideradas urgentes dentro da realidade atual da instituição. A gestão, o planejamento e a avaliação receberam também espaço, por permearem as demais.

    Após a formação dos pequenos grupos de trabalho, foram definidos os dias 27 e 28 de abril para o retorno das atividades, com a apresentação do que for deliberado pelas equipes.

    FONTE: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/04/22/reuniao-de-trabalho-define-eixos-tematicos-do-pdi/

  • Gestores e diretores participam de reunião com o TCU

    Ocorreu na tarde desta quarta-feira (22), no Lyceu, uma reunião entre os auditores do Tribunal de Contas da União (TCU), a Administração Superior da UFPel e diretores de unidades a respeito da visão do TCU sobre o relacionamento das universidades com suas fundações de apoio e sobre como o Tribunal monitora estas atividades. A apresentação do TCU ainda apontou boas práticas para os convênios firmados e a administração dos convênios e projetos.

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    Durante a apresentação, foram abordadas as leis e as relações das instituições com as fundações de apoio. Entre os pontos destacados pelo TCU está a importância da transparência, de um Plano de Trabalho bem especificado, de controles internos e da Prestação de Contas e da análise das prestações por parte da administração. Segundo a auditora do TCU Sandra Pacheco, todos estes pontos são importantes para que o projeto não tenha irregularidades. “Há leis, decretos, portarias, mas a Universidade deve criar normas internas para controlar tudo”, disse, destacando ainda a importância de um esforço de adesão às normas por parte da comunidade acadêmica.

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    Após a apresentação, os auditores tiraram dúvidas dos gestores e diretores que estiveram presentes na reunião.

    Confira o conteúdo da apresentação do TCU no arquivo Apresentação_UFPEL_Reduzida.

    Auditoria

    Dentro da rotina normal de trabalho e do planejamento de ações do TCU, três auditores do órgão de controle estão realizando, até o dia 30 de abril, uma auditoria específica sobre as relações da UFPel com suas fundações de apoio. André Kirchheim, Jorge José Martins Júnior e Sandra Brod Pacheco foram recebidos, na tarde do dia 13, pelo reitor Mauro Del Pino e pelo assessor da Reitoria Paulo Koshier, quando apresentaram o trabalho que estão começando na Universidade.

    A auditoria avalia as relações com as fundações, os mecanismos de controle interno usados na Instituição nestes processos, os convênios e contratos envolvidos e a nova realidade das fundações na UFPel, que tiveram seus perfis e políticas modificados nesta gestão.

    O Conselho Universitário da UFPel aprovou no fim de março uma resolução que normatiza, no âmbito da Instituição, as relações da Universidade com suas fundações. Os auditores revelaram já ter tido contato com o documento e avaliaram que a nova normatização poderá colocar as relações dentro do que preconizam as boas práticas da administração pública.

    FONTE: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/04/23/gestores-e-diretores-participam-de-reuniao-com-o-tcu/

  • Reitor visita Faculdade de Odontologia

    Na manhã desta segunda-feira (13), o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, esteve cumprindo agenda na Faculdade de Odontologia. A visita foi a primeira de uma série que tem sido planejada, de modo que a Administração Superior possa conhecer de perto a realidade nas unidades acadêmicas e administrativas.

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    O reitor esteve acompanhado da vice-reitora, Denise Gigante, do pró-reitor Administrativo, Antonio Carlos Cleff, do pró-reitor de Infraestrutura, Evaldo Krüger, e de assessores. O grupo foi recebido pela diretora da Faculdade de Odontologia, Adriana Etges, e pelo vice-diretor, Luís Eduardo Nova Cruz.

    Durante a visita, a comitiva passou em locais como Secretaria, Clínica Infantil, Centro Acadêmico, Clínica de Prótese Total e Parcial, Central de Esterilização, Clínicas Norte, Sul e Oeste, Serviço de Radiodiagnóstico, Centro de Desenvolvimento e Controle em Biomateriais (CDC-Bio), Almoxarifado, porão e pátio.

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    As demandas do curso estão ligadas, especialmente, à readequação dos espaços físicos, aporte de manutenção para equipamentos e necessidade de pessoal – que tem sido realocado para suprir alguns serviços. A estrutura é deficitária para atender os cerca de 660 estudantes.

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    Conforme os representantes da Odontologia, o orçamento prevê a compra de materiais de consumo, mas não de manutenção – o que reflete em falta de peças de reposição ou consertos. Em relação às instalações, é necessário, entre outras ações, aquisição de utensílios – como torneiras adequadas -, substituição de pisos e encanamento, combate a infiltrações e otimização de espaço para acondicionamento de materiais. “A visita foi um reconhecimento do campo de trabalho. Pudemos mostrar nossa realidade. A falta de manutenção adequada dificulta o atendimento ao público e chega próximo ao limite”, pontuou a diretora.

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    Conforme o reitor, as visitas buscam aproximação com as unidades e situam as demandas que a Administração Superior recebe. “Isso nos dá uma percepção mais adequada e mais justa do que estamos precisando fazer”, disse.

    A avaliação do reitor é de que, na Odontologia, a situação é bastante crítica em relação a investimento e manutenção. “Vamos procurar estipular um plano de trabalho para restabelecer alguns setores e clínicas, de modo a recuperar a qualidade necessária aos serviços”, afirmou.

    Texto: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2015/04/13/reitor-visita-faculdade-de-odontologia/

    Fotos: Katia Helena Rodrigues Dias – Fotógrafa do Núcleo de Imprensa | CCS-UFPel

  • CONSUN aprova as normas regulamentadoras entre Fundações de Apoio e Universidade Federal de Pelotas

    Após amplo debate ao longo de oito meses dentro do Conselho Universitário, os conselheiros aprovaram, nesta sexta-feira (27), as normas regulamentadoras da relação entre a Universidade Federal de Pelotas e as Fundações de Apoio, assim como da formalização e execução de convênios e contratos e da concessão de bolsas.

    Em 2014, uma Comissão foi designada para trabalhar a regulamentação que foi finalizada e apresentada ao CONSUN em dezembro daquele ano. O assunto constava na pauta da reunião para ser discutido e votado, mas a representação dos técnico-administrativos solicitou que o texto não fosse votado, por não ter havido tempo para a análise da categoria. Os conselheiros acataram o pedido e decidiram somente debater a proposta.

    No debate, ficou definido que os membros do CONSUN poderiam enviar sugestões à Comissão até março. As ideias foram remetidas à Comissão para incorporação como alternativas de texto e foram votados durante a reunião desta sexta-feira (27). Após a votação dos pontos sugeridos pelos conselheiros, foi aprovada a nova regulamentação que passa a vigorar imediatamente.

    A Resolução tem por objetivo dar tranquilidade para quem fornece e para quem recebe a bolsa estipulando, por exemplo, os valores entre outros controles, como a seleção pública de bolsistas.

    Acesse a Resolução no endereço:

    http://wp.ufpel.edu.br/scs/files/2010/08/Resolucao_02-2015_CONSUN.pdf