Cursos Básicos de Línguas recebem inscrições para 2017-2

A Câmara de Extensão (CaExt) do Centro de Letras e Comunicação divulga o edital dos Cursos de Básicos de Línguas do segundo semestre de 2017. As inscrições online para alunos ingressantes estarão abertas de 21 de agosto a 18 de setembro. As vagas serão definidas por sorteio, na tarde do dia 18, com divulgação da lista de selecionados à noite. Os cursos são abertos à comunidade em geral.

Confira o Edital 005_2017 cursos basicos 2017-2

São ofertados os cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês e Leitura em Língua Inglesa. As aulas ocorrem aos sábados pela manhã, com início em 30 de setembro e término em 16 de dezembro. Os locais serão divulgados em data mais próxima ao início dos cursos. A taxa de matrícula permanece em R$ 120,00.

Alunos com o curso em andamento

As rematrículas para os níveis II, III e IV ocorrem entre os dias 21 e 24 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no mesmo edital, bem como nesta página.

Publicado em Abertos à comunidade, Câmara de Extensão, Notícias | Comentários desativados em Cursos Básicos de Línguas recebem inscrições para 2017-2

Encerramento do XIV Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra

No sábado (27 de julho), ocorreu o encerramento do XIV Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra, realizado no no Clube Cultural Fica Ahí.  A encarregada de realizar a última conversa foi a professora Eliane Pardo, coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual da UFPel, que falou sobre “Os futuros do corpo e a educação”. A fala da professora foi seguida de um animado debate.

Esta edição das Conversas na Biblioteca Negra teve como temática o corpo e seus usos ideológicos e políticos. O projeto conta com o apoio da Comissão de Combate ao Racismo e a Discriminação na UFPel.

Divulgação

Publicado em Abertos à comunidade, Eventos | Comentários desativados em Encerramento do XIV Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra

Plano de Desenvolvimento das Unidades é tema de reunião entre CLC e PROPLAN

À convite da Direção do CLC, a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) da UFPel, representada pelos professores Pedro Luís Sanches e Claiton Lencina, apresentou o Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDUs) à Comissão de servidores responsável pela elaboração do PDU do CLC.

Foi destacado na reunião que já há um cronograma de realização dos documentos finais e o  prazo pensado para a aprovação e início de vigência é o mês de abril de 2018.

A Direção do CLC traçará estratégias para elaboração do PDU e encaminhará à  Comissão do CLC.

Imagens e texto: Divulgação

Publicado em Direção | Comentários desativados em Plano de Desenvolvimento das Unidades é tema de reunião entre CLC e PROPLAN

Dia 11 de agosto, dia da/o estudante

Parabéns estudantes, vocês são a razão de tudo o que acontece no CLC e na UFPel!
Parabéns às/aos acadêmic@s por, muitas vezes, dividirem sua dedicação com outras atividades além da faculdade. Àquel@s que participam de projetos mil, na pesquisa, na extensão e no ensino. E ainda àquel@s que vêm de longe para enriquecer nossa Pelotas. Muito obrigada por fazerem do CLC um lugar cheio de vida!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Dia 11 de agosto, dia da/o estudante

Cozinha com Libras promove competição gastronômica

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 9h, acontece o Cozinha com Libras, evento organizado pelos alunos da disciplina de Libras I. Trata-se de uma competição gastronômica com venda dos produtos participantes em prol da Escola para Surdos Alfredo Dub. O evento ocorre no corredor central (térreo) do Campus Porto.


O evento tem como objetivos desenvolver habilidades linguísticas comunicacionais em Libras; aproximar o aluno da UFPel da Comunidade Surda; desenvolver habilidades de interação com público, em especial com público usuário de Língua de Sinais, além de promover espírito esportivo e solidariedade.

Imagem e texto: Divulgação

Publicado em Eventos, Notícias | Comentários desativados em Cozinha com Libras promove competição gastronômica

Libras da UFPel participa de projeto de abrangência internacional

Os primeiros registros da Libras realizados na UFPel no âmbito do Projeto de Pesquisa “Spread the Sign – internacionalização da Libras” já estão disponíveis no site https://www.spreadthesign.com/. Este site congrega registros de diferentes línguas de sinais de todo o mundo, cujas pesquisas se vinculam ao European Sign Language Center. O Spread the Sign é uma ferramenta online de tradução de palavras escritas para várias línguas de sinais.

 

No Brasil o projeto é desenvolvido atualmente sob responsabilidade dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), envolvendo especificamente a UFRGS, a UFPel e a UFF.

 

Na UFPel o projeto começou a ser desenvolvido em abril de 2017, envolvendo os professores da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação (PPGL e PPGE), servidores Técnico-Administrativos vinculados à Seção de Tradutores e Intérpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, bem como alunos do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês/Português  e do Curso de Bacharelado em Cinema de Animação. O projeto tem recebido apoio dos servidores Técnico-Administrativos do Laboratório Audiovisual do Curso de Bacharelado em Jornalismo para a realização das filmagens. A pesquisa envolve um processo complexo de tradução que inicia na Língua Inglesa, passa pela Língua Portuguesa e termina na Língua Brasileira de Sinais. 

A professora de Libras, Aline Kaster, faz o sinal da Libras correspondente à palavra INTERVALO (relacionado ao contexto educacional)

Imagem e texto: Divulgação

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Libras da UFPel participa de projeto de abrangência internacional