Curso para servidores e estudantes aborda o texto acadêmico

Publicação programada antes da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel.

O curso “Aspectos de revisão e formatação do texto acadêmico” recebe inscrições de estudantes e servidores da UFPel até a próxima segunda-feira (27), pelo e-mail nucleorevisao.ufpel@gmail.com. As atividades contabilizarão 9 horas. A ministrante é a revisora de textos Júlia Crochemore Restrepo, profissional visitante da Universidade Federal de Santa Catarina  (saiba mais sobre a revisora). O curso é promovido pela Coordenação do curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos.

Publicado em Cursos | Comentários desativados em Curso para servidores e estudantes aborda o texto acadêmico

CLC recebe revisora de textos visitante da UFSC

Publicação programada antes da greve dos servidores técnico-administrativos da UFPel.

O Centro de Letras e Comunicação da UFPel está recebendo como visitante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a revisora de textos Júlia Crochemore Restrepo. Júlia é revisora na Editora da UFSC e está cumprindo sua licença capacitação na UFPel desde o mês de setembro. No CLC, está atuando junto à professora Sandra Maria Leal Alves no curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos (RRT). Entre as atividades, estão a participação no Núcleo de Revisão de Textos, onde compartilha conhecimentos com acadêmicos do curso de RRT, e no projeto de extensão “Redigindo e revisando textos com eficiência”, curso aberto à comunidade.

No áudio abaixo, ela conta um pouco sobre sua experiência e suas atividades, além de convidar a comunidade UFPel a conhecer o Núcleo de RT e a saber mais sobre o trabalho do profissional revisor em uma editora universitária.  A profissional permanece até dezembro na Universidade.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em CLC recebe revisora de textos visitante da UFSC

Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português é debatido por discentes

 A coordenação do curso de Licenciatura em Letras-Português do Centro de Letras e Comunicação realizou, no dia 7 de novembro, às 19h, uma conversa com seus alunos, tendo como principal foco o projeto pedagógico do curso. A conversa foi coordenada pela Profa. Luciana Vinhas, coordenadora do Curso, e contou com a participação dos professores Aulus Martins, Janaina Brum, Maria José Vieira e Sandra Alves.

Foram debatidos vários outros temas com os alunos, tais como bolsas acadêmicas, monitorias, relação professor-aluno, relação coordenação-aluno e representação discente. A conversa tem o objetivo de gerar um relatório de autoavaliação do Curso, o qual contribuirá para as discussões sobre reformulação do projeto pedagógico do curso, cuja nova versão deverá ser implementada em 2019. Além disso, falou-se sobre a visita in loco de equipe do MEC para fins de renovação do reconhecimento do Curso de Licenciatura em Letras-Português.

Divulgação

Publicado em Alunos, Docentes | Comentários desativados em Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras-Português é debatido por discentes

I Jornada Pedagógica do PEIF aborda formação continuada de professores

O PEIF (Programa Escolas Interculturais de Fronteira) promoverá, no dia 16 de novembro, quinta-feira, a I Jornada Pedagógica do PEIF: INTEGRANDO SABERES – DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES. O evento abrangerá temas relacionados à formação continuada de professores da rede educacional pública. A Jornada ocorrerá nos turnos da manhã e da tarde, no Auditório da Reitoria da UFPel, 4º andar, estando aberto a todos os interessados. Será disponibilizado atestado de participação e futuro certificado Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

PROGRAMAÇÃO:

MANHÃ

8h30min

Credenciamento, Abertura, Café

9h

Mesa 1: “Formação  on-line para uso de tecnologias na Educação Básica”

Profª. Rozane da Silveira Alves

10h

Mesa 2: “Projetos Interdisciplinares na Educação Básica: experiências do Pibid-UFPel” – Prof.ª Vanessa Caldeira Leite

“A Organização do Trabalho Pedagógico a partir da metodologia de Pedagogia de Projetos” – Prof.ª Gilceane Porto

11h

Diálogos Interculturais

Parte 1: Livro Poemas escrito por alunos de Escolas de Santana do Livramento – Prof. Paulo Borges

Parte 2:  Dicionários bilíngues  de expressões da fronteira sul  – Profª. Ana Pederzolli Cavalheiro Recuero

 

TARDE

14h-15h30min

Relatos de Experiências

Relato I: “Curta Metragens Transformando Relações na Escola Rural”

Profª. Josiane de Moraes Brignol

Relato II: “Projeto jornal na escola”

Profª. Aline Vohlbrecht Souza

15h30 min-17h30min

Relatos de Experiências do PEIF:

Escolas do PEIF – Santana do Livramento

Publicado em Abertos à comunidade, Eventos | Comentários desativados em I Jornada Pedagógica do PEIF aborda formação continuada de professores

Mesa-redonda para alunos e professores de Letras – RRT

No dia 07 de dezembro, às 19h, no Campus II, ocorrerá uma mesa-redonda para alunos e professores do curso de Bacharelado em Letras – Redação e Revisão de Textos. O tema do evento será “Diálogo com redatores e revisores de textos: perspectivas do agir profissional”. Não é necessária inscrição prévia para participar.

A mesa-redonda será mediada pela professora do CLC Cleide Inês Wittke. Participarão da mesa: Aline Rosinsk Vieira, Bianca Lehmann, Gisele Aline Feraboli, Júlia Crochemore Restrepo, Marina Grahlmann Wille e Mayara Espindola Lemos.

 

Publicado em Alunos, Eventos | Comentários desativados em Mesa-redonda para alunos e professores de Letras – RRT

Literatura afro-brasileira pela obra de Firmina dos Reis é tema de evento

A Comissão de Combate ao Racismo e à Discriminação da UFPel e o Grupo Ícaro realizam, no período de 9 a 11 de novembro, evento aberto à comunidade com a temática “Literatura Afro-brasileira: cem anos da morte de Firmina dos Reis”. Maria Firmina dos Reis é conhecida como a primeira escritora negra do Brasil e primeira autora de romance abolicionista em toda a língua portuguesa. Uma de suas principais obras é “Úrsula”, de 1859.

No evento, os professores do CLC Alfeu Sparemberger e Uruguay Cortazzo recebem o professor  Eduardo de Assis Duarte, responsável pelo posfácio da reedição de 2017 de “Úrsula”. Duarte atualmente é colaborador do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professor aposentado, com vínculo voluntário com a UFMG. Trabalha em especial com os seguintes temas: literatura e alteridade; literatura afro-brasileira; romance, história e sociedade. É coordenador do grupo de pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira (CNPq) e o Literafro Portal da Literatura Afro-brasileira.

Os encontros ocorrem no Clube Cultural Fica Ahí, situado na rua Mal. Deodoro, 368. Os horários das palestras estão disponíveis no cartaz:

Por: Daniela Agendes
Publicado em Abertos à comunidade, Câmara de Extensão, Eventos | Comentários desativados em Literatura afro-brasileira pela obra de Firmina dos Reis é tema de evento