Servidores e alunos do CLC homenageiam professora Nóris Duarte

Na tarde desta terça (18), alunos e servidores docentes e técnico-administrativos do Centro de Letras e Comunicação homenagearam a professora Nóris Eunice Wiener Pureza Duarte pela ocasião de sua aposentadoria. A professora foi abraçada pelos colegas e alunos e presenteada com flores.

A professora Paula Brauner lembrou a trajetória de Nóris no CLC, considerada “uma inspiração” para o exercício da docência. As professoras Ana Paula da Cunha, Isabella Mozzillo, Maristela Machado, o professor Paulo Borges, e a diretora Vanessa Damasceno destacaram o prestígio, a dedicação e o amor da colega na atuação como professora, por tantos anos. A professora Nóris, emocionada, agradeceu a todos e disse que “o CLC é como sua casa”. Os professores Paulo e Vanessa convidaram Nóris para continuar visitando e colaborando com o CLC.

Clique nas imagens para vê-las em tamanho maior:

Fotos e reportagem: Daniela Agendes

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Servidores e alunos do CLC homenageiam professora Nóris Duarte

Concurso de fotografia Pelotas em uma imagem

O concurso de fotografia Pelotas em uma imagem está sendo desenvolvido pela disciplina de Produção Cultural do Centro de Artes da UFPel. Ele tem como objetivo valorizar, através da fotografia, o potencial estético da cidade de Pelotas. A proposta do evento é oportunizar o reconhecimento de talentos locais, fomentando a fotografia enquanto expressão artística. O concurso pretende mostrar diferentes visões interessadas no processo criativo da produção de imagens, por meio da proposta temática das fotos a serem trabalhadas.

As inscrições estão abertas até hoje (17/07), às 23h59. Confira o link das inscrições – https://goo.gl/yRwat4 – e do regulamento – https://goo.gl/5GkDhe. O projeto é organizado por quatro estudantes da UFPel e contará com o apoio de dois fotógrafos profissionais para a seleção das fotos recebidas, Felipe Campal e Nauro Júnior.

Serão distribuídos 6.000 cartões postais com as fotos dos três primeiros colocados.  O objetivo do concurso é estimular a criatividade dos participantes com a liberdade do tema. Partindo do pressuposto de que cada pessoa tem uma percepção diferente da cidade de Pelotas, baseada nas suas experiências e na sua maneira de se comunicar com o mundo. A Comissão Organizadora propõe, então, que cada indivíduo registre símbolos ou uma composição de elementos que representem Pelotas, um trabalho com um olhar individual que será dividido com o público. Os participantes são livres para decidir o que representa a cidade em uma única cena estática. A premiação acontecerá no dia 5 de agosto, com local e horário a definir.
Divulgação
Publicado em Notícias | Comentários desativados em Concurso de fotografia Pelotas em uma imagem

Docentes do CLC discutem regulamentação de estágios

Os professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL, reunidos no dia 14 de julho de 2017, analisaram e discutiram o estágio nos Curso de Licenciatura do CLC para regulamentação e uniformização das atividades docentes.

No documento a seguir, o encaminhamento da Assembleia: assembleia professores – estagios

 

 Fotos: Divulgação

Publicado em Direção, Notícias | Comentários desativados em Docentes do CLC discutem regulamentação de estágios

Professores do CLC se posicionam sobre distribuição da carga horária em atividades de ensino

Os professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPEL, reunidos no dia 23 de junho de 2017, analisaram e discutiram a minuta de Resolução que visa, conforme o próprio texto, “Estabelecer normas para distribuição da carga horária mínima e máxima em atividades de ensino para o quadro de docentes”. A seguir seguem algumas notas e comentários que expressam a opinião do corpo docente do CLC/UFPEL:

Inicialmente, é importante considerar que a minuta em questão traz uma série de propostas referentes a vários elementos e não apenas à carga horária, como, por exemplo, resoluções sobre regime de contratação e estágios. Acaba, assim, por unificar o tratamento de matérias diversas e polêmicas, o que, a nosso ver, não é positivo para o debate e para a organização da própria proposta. Nesse sentido, seria importante que ela fosse separada em suas várias temáticas, que pudessem, então, ser discutidas de forma profunda em suas particularidades pelos diversos colegiados e unidades da instituição.

Continue lendo

Publicado em Direção, Notícias | Comentários desativados em Professores do CLC se posicionam sobre distribuição da carga horária em atividades de ensino

Vídeo completo da mesa-redonda “Transfobia, o que fazer?”

O Centro de Letras e Comunicação (CLC) promoveu a mesa-redonda “Transfobia, o que fazer?”, no dia 21 de junho , às 18h, no Auditório da Reitoria do Campus Porto, UFPel. Participaram do debate: o acadêmico da Antropologia Diogo Oliveira; a vice-presidente da ONG Vale a Vida, Juliana Martinelli;  a acadêmica  em Teatro Márcia Monks; e a representante da Associação LGBT Pelotas, Vanessa Levinsky.

Confira o vídeo completo da mesa-redonda:

O evento faz parte do projeto de Extensão “Discriminação na UFPEL: o que fazer?”. A organização é da Comissão de Combate ao Racismo e à Discriminação na UFPel, formada por discentes, professores e técnicos-administrativos do CLC.

Publicado em Abertos à comunidade, Eventos | Comentários desativados em Vídeo completo da mesa-redonda “Transfobia, o que fazer?”

Conversas na Biblioteca Negra ocorrem nos sábados de julho

De 8 de julho até 29, sempre aos sábaados às 15h, ocorrem as XIV Conversas na Biblioteca Negra no Clube Cultural Fica Ahí (rua Mal. Deodoro, 368). A temática desta edição das Conversas será o corpo e seus usos ideológicos e políticos. O projeto conta com o apoio da Comissão de Combate ao Racismo e a Discriminação na UFPel. Haverá certificado por 20h.

Neste sábado (8), será exibido o filme “A Raça” do diretor Stephen Hopkins, sobre a vida do atleta negro Jesse Owens, vencedor das olimpíadas alemãs de 1936 em pleno período nazista. Um corpo duplamente cercado pela opressão, tanto no seu país, como na Europa racista.

Nos demais encontros, participarão os professores Helano Jader Ribeiro (UFPel), que falará sobre o corpo no período nazista; Alcione Correa Alves (UFPI), pesquisadora sobre a corporeidade  negra na literatura; e Eliane Pardo (UFPel) que vai refletir sobre as transformações corporais que estão acontecendo e seus desafios para a educação.

PROGRAMAÇÃO XIV CONVERSAS NA BIBLIOTECA NEGRA 2017 – CUERPO, POLÍTICA E IDEOLOGÍAS

Sábado 08/07.  Cine-Forum: “A raça” de Stephen Hopkins sobre a vida do atleta negro Jessie Owen;

Sábado 15/07. O nome do corpo no corpo do texto. Prof. Alcione Correa (UFPI);

Sábado 22/07. Queimar o arquivo: um mal de arquivo. Prof. Helano Jader (UFPel);

Sábado 29/07. Os futuros do corpo e a educação (Profa. Eliane Pardo (UFPel).

Publicado em Abertos à comunidade, Eventos, Notícias | Comentários desativados em Conversas na Biblioteca Negra ocorrem nos sábados de julho