jan.
04

Calendário Acadêmico 2016 está disponível

O Calendário Acadêmico 2016 da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) já está disponível para consulta. Veja aqui.

A primeira parte do documento diz respeito ao calendário específico para os ingressantes em 2015/2. Em seguida, podem ser observadas as demais datas do Calendário Acadêmico 2016.

Fonte: Portal da UFPEL

dez.
23

Divulgadas as Prévias das Grades de Horários 2016/1

Já estão disponíveis as prévias das Grades de Horários para 2016/1:

 

Grade de Horários dos Cursos do CLC 2016/1

Grade de Horários de Disciplinas Ofertadas pelo CLC em outros cursos 2016/1

(Atualizado em 13/01, 13 horas – Sujeito a alterações)

dez.
21

INEP divulga os resultados do ENADE 2014

O INEP, órgão de avaliação do Ministério da Educação, divulgou na manhã desta segunda-feira, 21 de dezembro, os resultados do ENADE 2014, onde os cursos de Licenciatura em Letras Português, Português e Espanhol e Português e Inglês foram avaliados. O Curso de Licenciatura em Letras – Português e Inglês obteve nota máxima na avaliação, sendo o único curso da UFPel a obter a nota 5. O ENADE avalia o desempenho dos alunos formandos nas áreas geral e específica, contemplando questões objetivas e argumentativas nas áreas de didática, ensino, línguas portuguesa e estrangeira e literaturas de línguas portuguesa e estrangeira.

ENADE

dez.
21

UFPel entra em turno único de segunda (21) até 1º de fevereiro

A UFPel entrará em turno único de funcionamento, das 8h às 14h, a partir desta segunda-feira (21), até o dia 1º de fevereiro, voltando ao expediente normal no dia 3 de fevereiro. O expediente em turno único nas semanas de Natal e de Ano Novo já havia sido definido pela Reitoria, não havendo o funcionamento nos dias 24 e 31. Nesta quarta-feira (16) pela manhã, o reitor Mauro Del Pino assinou portaria sobre o horário para janeiro, definindo o turno único de 4 de janeiro a 1º de fevereiro. Em janeiro, as unidades acadêmicas com atividades letivas a tarde e noite terão horário normal de funcionamento. As atividades essenciais, de caráter permanente, temporário ou eventual, conforme critérios das direções das unidades ou da Administração Central, obedecerão ao horário normal de funcionamento.

Fonte: Portal da UFPel

dez.
02

Eleita nova chefe da Câmara de Extensão

A Câmara de Extensão (CaExt) do Centro de Letras e Comunicação divulga o resultado da eleição para o cargo de Chefe da CaExt:

  • Profª Drª Vanessa Doumid Damasceno

A eleição da Chefia da Câmara de Extensão ocorreu em reunião no dia 02/12/2015 (quarta-feira), às 10h, na sala dos professores, com a presença dos membros representantes das áreas do CLC na CaExt.

Confira como foi o processo de eleição nos arquivos:

Edital 010_2015 eleições caext 2015

Homologação candidata chefe caext
Resultado chefe caext

nov.
27

Teatro em Francês se apresenta no dia 4

No dia 4 de dezembro, às 20h, no Casarão 8 da praça Coronel Pedro Osório, os cursos de Licenciatura em Francês e de Teatro da UFPel apresentarão a adaptação de dois clássicos da literatura francesa, a comédia “Le Médecin malgré lui”, de Molière, e a farsa francesa da idade média “Le Vilain Mire”.

A leitura dramática dos textos, em francês, fará parte da 6ª Edição do Teatro em Francês. A adaptação dos textos e produção foi feita pelas professoras Fernanda Vieira Fernandes, Maria Laura Alves, Maristela Machado, Mariza Zanini, Isabella Mozzillo e Luísa Vargas.

“Le Médecin malgré lui” (O doutor apesar de si mesmo) é uma comédia de Moliére de 1666 inspirada na farsa francesa “Le Vilain Mire” (o camponês médico), que satiriza algumas práticas médicas da época e, ao fundo, é uma crítica sobre costumes e religião.

Fernanda Vieira Fernandes explica que “serão apresentadas as leituras dos dois textos, primeiro a farsa, depois a comédia”.

O elenco é formado por Bruna Franchini, Carolina Piovesan, Chayane Ferreira, Diego Brito, Fernanda Vieira Fernandes, Ian de Mello, Isabella Paiva, Isabella Mozzillo, João Henrique Barbosa, Joilma Reis, Júlia Costa Mendes, Karen Acosta, Luísa Vargas, Maria Laura Alves e Nícollas Cayann,

A apresentação é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Fonte: Portal da UFPel

nov.
20

Aviso aos formandos sobre certificados de extensão

A Câmara de Extensão (CaExt)  do Centro de Letras e Comunicação lembra aos formandos de 2015/2 que retirem com antecedência os atestados e/ou certificados de projetos extensão de que participaram, para posterior entrega no colegiado, a fim de contabilizar as horas complementares necessárias. É possível emitir atestados de projetos que ainda não têm certificados prontos, desde que com tempo hábil de uma semana para confecção.

Neste arquivo, está a lista de certificados de 2010 a 2014 disponíveis para retirada na Câmara de Extensão. O aluno deve trazer documento de identidade, ou ainda, autorizar outra pessoa a retirar o documento. Nesse caso, é preciso trazer uma autorização por escrito ou impressa, com nome e RG de ambos, assinada pelo solicitante. Não é necessário registro em cartório.

 

 

nov.
10

Programa de Pós-Graduação em Letras está com processo seletivo de alunos regulares

Desde 16.10 até 20.11, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPel está recebendo inscrições para o processo seletivo de alunos regulares. São 40 vagas previstas, distribuídas nas áreas de Estudos da Linguagem e Literatura Comparada.

Mais informações:  Edital para Seleção de Aluno Regular 2016/1

 

 

out.
15

Atestados do Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira

A Câmara de Extensão (CaExt) do Centro de Letras e Comunicação (CLC) informa que os atestados do Teste de Competência em Leitura em Língua Estrangeira solicitados até o dia 12 de julho estão prontos. A retirada é na sala 102 do CLC, no campus Porto (Anglo), na rua Gomes Carneiro, nº 1. É necessário apresentar documento de identidade. Ou ainda, outra pessoa pode retirar o atestado via autorização por escrito ou impressa, com nome e RG de ambos, assinada pelo solicitante (sem necessidade de registro em cartório).

Listagem dos atestados prontos

Os demais atestados solicitados pelo e-mail caext@hotmail.com desde o período da greve até o presente momento estão sendo confeccionados por ordem de pedido. A CaExt tem atendimento de segunda a sexta, das 14h às 20h. O telefone para mais informações é 3921-1520.

set.
14

Sociolinguística como processo de interação teoria e prática é tema de palestra dia 19

O professor Dr. Paulo Ricardo Silveira Borges faz palestra no sábado, dia 19 de setembro, das 10 às 12h30min, na sala 250 do Campus Anglo. O tema da palestra é Sociolinguística como processo de interação teoria-prática: o contexto escolar e a diversidade linguística. A atividade faz parte do projeto de extensão de formação de tutores e tutoras do Curso de Letras-Espanhol a Distância, sob a responsabilidade da professora Mitizi Gomes e é aberta a todos os interessados.

Posts mais antigos «