Mestrado Profissional em Administração Pública – Profiap/UFPel

Estão definidas as datas de inscrição e de começo das aulas da primeira turma do Profiap (Mestrado Profissional em Administração Pública) na UFPel. As inscrições poderão ser feitas de 18 de julho a 19 de agosto. As aulas estão previstas para iniciar em 19 de outubro. Ato ocorrido na sede da Asufpel, na tarde desta segunda-feira (13), lançou o programa na Universidade, considerado como uma conquista da parceria entre a Gestão da Instituição, do sindicato da categoria dos técnico-administrativos (Asufpel), da CIS (Comissão da Carreira) e FAT (Faculdade de Administração e Turismo).

O Profiap é um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração Pública, semi-presencial, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação. Destina-se a formar profissionais com entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. Nesse contexto, esse profissional reunirá as condições cientificas e técnicas para promover melhorias na gestão pública.

O requisito para seleção dos candidatos será exclusivamente o desempenho no Teste da Anpad, a ser realizado em setembro. Não há uma nota mínima exigida para aprovação. Serão classificados os melhores. Das 15 vagas destinadas à UFPel, 11 serão para servidores técnico-administrativos e quatro para demanda social, que é o público em geral. O edital de acesso, que é o mesmo para todo o país, está disponível nesse link .

Conquista

Para o reitor Mauro Del Pino, presente no ato de lançamento do Programa, o mestrado será muito importante na qualificação dos profissionais da UFPel, no desenvolvimento das políticas públicas da Instituição. Ele ressaltou a parceria entre a Administração Superior, a Asufpel, a CIS e a FAT na concretização do programa na Universidade. A articulação entre as entidades também foi destacada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini. A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Dias, sublinhou o trabalho da comissão formada para a elaboração do projeto do pós-graduação e as atividades de preparação que foram oferecidas pela CDP da Progep, “ que serão intensificadas a partir de agora”, anunciou. A CDP anunciará as novas atividades em seguida.

O coordenador do curso na UFPel, professor Rodrigo Serpa, acenou com duas boas notícias, a possibilidade de a prova da Anpad de setembro ser realizada na UFPel e a de que a turma seguinte talvez seja oferecida já no primeiro semestre de 2017.

Para João Paulo Adamoli, da CIS (Comissão da Carreira dos Técnico-Administrativos), a atividade deve ser enaltecida como uma parceria institucional em prol da categoria e da Universidade. Pela coordenação da Asufpel, Teresa Fujii e Liliane Griep ressaltaram o trabalho do sindicato na montagem do processo e também a união de esforços com a Gestão, CIS e FAT. Presentes no evento ainda a vice-reitora Denise Gigante e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos.

Mais informações pelos endereços profiap@ufpel.edu.br e profiap.ufpel@gmail.com, pela homepage hppt://wp.ufpel.edu.br/profiap , pelo site do Profiap www.profiap.org.br e pelo site da Anpad www.anpad.org.br .

Publicado em 30/06/2016, na categoria Notícias.