Início do conteúdo
    Notícias
  • Egressa do Profiap/UFPel apresenta trabalho no XXI ENPOS

    A Administradora Vivian Simões Bravo, técnica-administrativa da UFPel  e egressa do PROFIAP apresentou o trabalho “A trajetória da Avaliação de Desempenho dos Servidores de uma Universidade Pública no Sul do Brasil” no XXI Encontro de Pós-Graduação (ENPOS), que acontece durante a V Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da UFPel, um recorte de sua Dissertação de Mestrado Profissional em Administração Pública, sob orientação da Profa. Simone Mello.

    Na oportunidade a aluna trouxe não apenas a reflexão sobre tema que têm tido mais atenção na atualidade, mas compartilhou relatos dos entrevistados e caminhos de melhorias do processo de avaliação de desempenho na universidade, que em parte, já estão em curso.

  • Ciclo de Palestras – Finanças Públicas

    O Mestrado Profissional em Administração Pública em pareceria com o Curso de Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional irão promover um Ciclo de Palestras sobre Finanças Públicas.

    No dia 11/10 (sexta-feira), às 19 horas, no Auditório da Reitoria, o Prof. James Giacomoni irá proferir a palestra intitulada “Despesa Pública, Déficits e Ciclos Econômicos”; e, no dia 15/10 (terça-feira), no mesmo horário e local, é a vez da Prefeita Paula Mascarenhas debater sobre “A crise das finanças públicas municipais: causas e soluções”.

    Contamos com a presença de vocês!

    Prof. Rodrigo Serpa – Coordenador PROFIAP/FAT/UFPEL

    Profa. Luciana Novo – Coordenadora EGPDR/FAT/UFPEL

  • Candidatos Selecionados Turma 2019/2 – Profiap/UFPel

    O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, divulgou a relação dos candidatos selecionados para a Turma 2019/2.

    Na UFPel, 37 candidatos concorreram pelas 24 vagas destinadas para a Instituição. Foram selecionados 13 servidores e 07 candidatos da demanda social, as outras 04 vagas não foram preenchidas em virtude de não haver mais candidatos habilitados (mínimo de 300 pontos no Teste ANPAD).

    A listagem completa dos candidatos selecionados para a terceira turma do Mestrado na UFPel está disponível nesse link

    O Edital de Matrícula dos candidatos selecionados está disponível nesse link.

    A oferta das disciplinas, o horário das aulas, e o calendário letivo, estão disponíveis nesse link.

  • Inscrições Homologadas Turma 2019/2 – Profiap/UFPel

    O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, divulgou a relação das inscrições homologadas para a Turma 2019/2.

    Na UFPel, 37 candidatos tiveram a sua inscrição homologada e irão concorrer pelas 24 vagas destinadas para a nossa Instituição, perfazendo um índice geral de 1,54 candidatos/vaga. Na categoria servidor, 26 candidatos irão concorrer pelas 12 vagas destinadas, ou seja, um índice de 2,17 candidatos/vaga. Na categoria demanda social, 11 candidatos irão concorrer pelas 12 vagas destinadas, o que corresponde a um índice de 0,92 candidato/vaga.

    O coordenador local do Mestrado, Prof. Rodrigo Serpa, lembra que de acordo com o Edital, as vagas não preenchidas em uma categoria poderão migrar para a outra; e que em relação as vagas destinadas aos servidores, é preciso observar a reserva feita àqueles lotados no Hospital Escola.

    A listagem completa das inscrições homologadas pode ser consultada nesse link.

  • Edital de Acesso PROFIAP Turma 2019/2

    O Comitê Gestor do PROFIAP divulgou o Edital de Acesso para a Turma 2019/2. Para a UFPel foram destinadas 24 vagas, sendo 12 para servidores e 12 para demanda social. Das 12 vagas internas, 03 estão reservadas para servidores lotados no Hospital Escola. O Teste ANPAD continua sendo o único requisito para seleção. Os candidatos interessados em realizar o Teste ANPAD – Edição Março/2019, deverão ficar atentos ao período de inscrição, que se encerra dia 21 de fevereiro. A PROGEP está oferecendo aos servidores Oficinas Preparatórias de Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativo, Leitura Instrumental em Língua Inglesa e em Língua Portuguesa.

    As aulas do Profiap na UFPel para a Turma 2019/2 estão previstas para iniciar em Agosto, de acordo com o calendário letivo da Instituição.

    O Edital pode ser acessado nesse link.

    Informações sobre o Teste ANPAD estão disponíveis nesse link.

    Informações sobre as Oficinas Preparatórias para o Teste ANPAD estão disponíveis nesse link.

    Maiores informações: profiap.org.br ou profiap@ufpel.edu.br

  • Professora do Profiap/UFPel apresenta artigo em Portugal

    Entre os dias 31/01 e 02/02/2019, aconteceu na Universidade de Lisboa o XXVI Colóquio da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education – AFIRSE, intitulado Tempos, Espaços e Artefactos em Educação. Na oportunidade a Profa. Simone Mello apresentou o artigo “O tempo e o espaço da evasão na universidade: causas e alternativas educativas”, desenvolvido em parceria com a aluna do PROFIAP Joice Carvalho.  Conforme a professora há muito interesse da comunidade internacional por temas que perpassam a educação superior brasileira e suas complexidades, como é o caso da evasão. A docente teve a oportunidade de conhecer outros pesquisadores da área e visitar o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa acompanhada por docentes portugueses e de outros países da Europa e América do Sul.

     

  • Profiap/UFPel confere o primeiro diploma de Mestre em Administração Pública

    O Reitor da Universidade Federal de Pelotas, no uso de suas atribuições legais, conferiu o primeiro diploma de Mestre em Administração Pública a um aluno da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, da UFPel.

    O PROFIAP é um curso ofertado por uma Rede Nacional composta por 21 Instituições Associadas e coordenado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O curso destina-se a formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupado com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiarão as políticas públicas que impactam a sociedade. 

    Até agora 7 alunos já defenderam seus Trabalhos de Conclusão e outras 3 defesas já estão agendadas. A Coordenação Local do Profiap/UFPel parabeniza a todos os alunos e deseja sucesso em suas atividades acadêmicas e profissionais.

  • Defesas do TCF Turma 2016/2 – Profiap/UFPel

    A partir da próxima semana os alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Universidade Federal de Pelotas, darão início as defesas do Trabalho de Conclusão Final [TCF]. A primeira turma do Profiap/UFPel possui 13 mestrandos, sendo destes 09 servidores técnico-administrativos da própria Instituição.

    O TCF constitui-se em um Relatório Técnico ou Dissertação com proposta de intervenção, abordando o diagnóstico parcial e/ou total de organizações públicas, sobre análise de uma politica pública ou de um plano de intervenção no setor público. 

    A Coordenação Local do Profiap/UFPel convida toda a comunidade acadêmica para assistir as defesas, que serão realizadas na sala da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo. A listagem, com as defesas já agendadas, pode ser consultada nesse link.

  • PROFIAP mantém Conceito 3!

    Informamos que, no dia 26/09, o Conselho Superior da CAPES aprovou o recurso do Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP, mantendo o Conceito 3 para o Programa e, consequentemente, a continuidade de suas atividades.

    O PROFIAP foi uma proposta submetida com apoio da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES. Nasceu em 2014 (Portaria nº 922 de 24 de outubro de 2014) e suas atividades tiveram início em 2015 em 09 universidades federais. Em 2016, 11 novas universidades federais ingressaram à Rede, dentre elas a UFPel.

    O objetivo do PROFIAP é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania, e das questões éticas, sociais e ambientais que subsidiam as políticas públicas que impactam a sociedade. A proposta assegurou vagas para os servidores das IFES associadas, com uma reserva de 70%. Acreditamos que a decisão do Conselho Superior da Capes faz justiça aos esforços de docentes e discentes do PROFIAP que vêm trabalhando com o objetivo de capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas.

    A decisão permitirá abertura de novas turmas. As informações sobre o próximo Edital de Acesso serão divulgadas após reunião do Comitê Gestor Nacional com os Coordenadores Locais, o que deverá acontecer entre os meses de outubro e novembro. Nos Editais anteriores, o único requisito para o ingresso foi o desempenho no Teste ANPAD (>300 pontos). Maiores informações: http://www.profiap.org.br/ ,  http://testeanpad.org.br/.

  • Exames de Qualificação Turma 2017/1 – Profiap/UFPel

    Os alunos da segunda turma do Mestrado Profissional em Administração Pública, da Universidade Federal de Pelotas, darão início as defesas dos Projetos referentes ao Trabalho de Conclusão Final [TCF]. O Profiap/UFPel possui duas turmas em andamento num total de 30 mestrandos, sendo destes 22 servidores técnico-administrativos da própria Instituição.

    O TCF constitui-se em um Relatório Técnico ou Dissertação com proposta de intervenção, abordando o diagnóstico parcial e/ou total de organizações públicas, sobre análise de uma politica pública ou de um plano de intervenção no setor público. 

    A Coordenação Local do Profiap/UFPel convida toda a comunidade acadêmica para assistir as defesas, que serão realizadas na sala da Pós-Graduação da Faculdade de Administração e de Turismo. A listagem, com as defesas já agendadas, pode ser consultada nesse link.