Egresso do curso de Engenharia de Produção publica artigo originado no TCC
O Engenheiro de Produção Eduardo Angelin, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médicos-hospitalares (Value stream mapping of a disposable products family in a company of the medical and hospital products), no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 21, Nº 2), que no Qualis Capes Unificado é A3. O artigo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso do curso, o qual teve a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e contou com a colaboração do professor Dr. Rogério Royer.
O trabalho teve como objetivo propor melhorias no processo produtivo por intermédio do Mapeamento do Fluxo de Valor e da utilização das ferramentas da produção enxuta e da qualidade em um estudo de caso conduzido em uma empresa do setor da saúde. A metodologia utilizada classifica-se como exploratória, aplicada, quali-quantitativa com a realização de um estudo de caso. Dessa forma, foi realizado um estudo de caso em uma indústria do setor da saúde, sendo aplicado inicialmente um mapeamento de processos e, posteriormente, a elaboração do mapeamento do fluxo de valor atual e futuro. A transição do estado atual para o estado futuro ocorreu por meio da aplicação de planos de ações, construídos de maneira organizada, com a finalidade de reduzir estoques intermediários, alterar o sistema de produção e, consequentemente, otimizar os fluxos de materiais e informações. Nesse estudo, foi possível reduzir o lead time de produção e tempo de ciclo em aproximadamente um terço dos tempos atuais, melhorar os processos e reduzir desperdícios que não agregar valor ao produto.
O artigo completo pode ser consultado em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/232/176
Como Citar:
Rosa, A. F. P., Angelin, E., & Royer, R. (2021). Mapeamento do fluxo de valor de uma família de produtos descartáveis em uma empresa de produtos médicos-hospitalares. Conjecturas, 21(2), 426–445. https://doi.org/10.53660/CONJ-232-802