PALESTRA | Entre o local e o Global: para pensar o mercadológico
O Curso de Engenharia de Produção promove a Palestra de João Batista Ciaco “Entre o local e o Global: para pensar o mercadológico“, na próxima segunda-feira, 27 de julho, das 20:00 às 22:00 horas, e será transmitido on-line.
O evento é promovido pelo NIPEP, e está sendo organizado pela Profa. Etiene Vilella Marroni, Prof. Rogério Royer, e Profa. Ariane Ferreira Porto Rosa. As inscrições podem ser feitas através do link – Clique Aqui
- Graduado em Engenharia e Administração de Empresas, com pós-graduação em marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
- Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-SP);
- Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.
- Pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) e autor do livro “A inovação em discursos publicitários”.
Há mais de 25 anos atuando na área de marketing, João Ciaco iniciou sua carreira na Unilever, tendo trabalhado na Kodak e até recentemente na Fiat Chrysler Automóveis (FCA) como CMO (Chief Marketing Officer) para a América Latina e responsável pelas estratégias de marketing das marcas Fiat, Jeep, Dodge, Ram, Chrysler, Alfa Romeo e Mopar.
Pioneiro na área de digital marketing no Brasil desenvolveu, entre outros projetos, o do Fiat Mio, primeira plataforma mundial online para gerar alternativas e discussões com os consumidores sobre o carro do futuro, iniciativa que materializou carro-conceito colaborativo apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2010 e também apresentado como case no Festival Internacional de Criatividade de Cannes de 2011.
Gerenciou o desenvolvimento da plataforma de experiência digital Live Store para a Fiat e que conquistou o primeiro Leão de ouro em Inovação para o Brasil no festival de Cannes.
Em 2012 foi o jurado brasileiro na categoria “Creative Effectiveness” no 59th Cannes Lions International Festival of Creativity e no New York Festivals.
Em 2013 foi o presidente do júri de Efetividade Criativa do FIAP – Festival Iberoamericano de la Publicidad.
Foi presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) por dois mandatos e também presidente do conselho do IVC (Instituto Verificador de Comunicação).
É conselheiro associado e presidente do conselho fiscal da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).