Início do conteúdo
O que você procura?

    Todas Notícias
  • Desafio Pré-Universitário Popular cria canal no Youtube com vídeos de dicas para o Enem

    Foi lançado, no dia 13 de setembro, o primeiro vídeo de uma série de vídeos de dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tratando do tema de redação.

    Todos os vídeos são gravados com professores do curso preparatório gratuito, ofertado pelo projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da
    Universidade Federal de Pelotas, Desafio Pré-Universitário Popular. O projeto auxilia pessoas de baixa renda a entrar nas universidades públicas há 26 anos.

    Pensando em um maior alcance e na relação próxima dos estudantes com as mídias sociais, o projeto de gravação e divulgação dos vídeos foi iniciado para reforçar pontos importantes de cada disciplina para os alunos do Desafio, além de levar para a comunidade um acesso à informação gratuita e de qualidade. Os vídeos serão postados periodicamente na página do Facebook do Desafio (acesso em https://bit.ly/2kPjfRd), que também divulga semanalmente os aulões gratuitos e abertos à comunidade que acontecem todos os sábados.

    Os vídeos de dicas para o Enem também podem ser acessados pelo canal no Youtube do Desafio Pré-Universitário Popular (acesso em https://bit.ly/2mlx4Yl).

  • Campanha “Você no Museu”: relato da dona Ritta – um século de história

    A campanha “Você no Museu” começa apenas na próxima semana (de 23 a 29 de setembro), mas recebemos uma mensagem muito especial que queremos compartilhar com vocês!

    Há alguns dias, recebemos um e-mail enviado por Maria Teresa Cunha, cuidadora de Ritta Alcina Requião Fontoura. Dona Ritta nasceu em Pelotas, mas conheceu o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter somente no último dia 29, aos 99 anos de idade, e se encantou.

    Maria Teresa conta que Dona Ritta, durante sua visita, não deixou de fazer perguntas aos guias. Ao andar pelas exposições, pedia para pararem sua cadeira de rodas em frente às vitrines para que pudesse contemplar melhor cada item exposto. Indo embora do museu, Dona Ritta disse à sua cuidadora que aquele dia foi um dos melhores dos seus 99 anos de vida.

    No e-mail, Dona Ritta deixou seu depoimento sobre a visita ao Museu Carlos Ritter:
    Meu nome é Ritta Alcina Requião Fontoura. Tenho 99 anos. Muito moça sai de Pelotas para trabalhar no Tribunal de Contas da União, em várias cidades brasileiras. Voltei para Pelotas com mais de 90 anos, para ficar perto de minha família. No último dia 29 de agosto, vim conhecer o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Não sabia que existia um lugar assim em minha cidade. Fiquei encantada com as coleções, especialmente de borboletas e insetos que vivem em nossa região. Foi uma verdadeira aula de biologia. Só posso agradecer a todos que se dedicaram e se dedicam a manter o Museu, que faz parte importante da história de Pelotas.

    (mais…)

  • Último dia para solicitar isenções para Apresentadores de Trabalho do VI CEC

    O aluno deverá efetuar sua inscrição e, ao acessar a tela de confirmação, já estará inscrito no evento, não necessitando clicar em “Prosseguir para o site de pagamento”. Logo, deverá conferir os dados, salvar a página (print screen) e enviá-la para o e-mail cecprec.ufpel@gmail.com ou apresentá-la, até as 20h, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (sala 203, Campus Anglo).

    A solicitação de isenção deve ser realizada, impreterivelmente, até o dia 16 de setembro de 2019.

    Esclarecemos que ouvintes não tem direito à isenção e que a isenção deve ser solicitada junto ao evento que gerou a 1ª inscrição na SIIEPE. As inscrições vinculadas ficarão também isentas automaticamente. Apresentadores de outros eventos da SIIEPE devem procurar informações sobre os procedimentos de isenção com o respectivo Comitê Executivo.

  • Resultado parcial da Seleção de Ilustração Gráfica do Mascote Candy Valley

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura torna público o resultado parcial do edital nº 10/2019, referente à Seleção de Ilustração Gráfica do Mascote Candy Valley.

    Após a avaliação das propostas, considerando a qualidade visual, conceitual de exequibilidade técnica e econômica, a comissão avaliadora indicou duas propostas a serem votadas pela comunidade.

    Acesse o formulário de votação e selecione a proposta de seu interesse.

  • Barraca da Saúde – Mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional

    Barraca da Saúde, projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas, promoveu, no dia 13 de setembro, mutirão de doação de sangue no Hemocentro Regional; atividade comemorou um ano do projeto.

    A Extensão Universitária promove a interação transformadora entre Universidade e Sociedade, fortalecendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, e a difusão dos conhecimentos produzidos nos espaços acadêmicos. Por sua vez, sendo agentes ativos na transformação e desenvolvimento social.

  • HISALES apresenta a mostra “Vidas de Professoras”

    Até o dia 31 de outubro, no centro de memória e de pesquisa HISALES – História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, você pode conferir a mostra “Vidas de Professoras”, que apresenta um conjunto de materiais representativos da trajetória profissional de professoras.

    A mostra foi feita em parceria com o colóquio “Pedagogia do Imaginário – Matrizes Oníricas de uma Escola Viva!”, que aconteceu no mês de agosto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel),  organizado pelo grupo de pesquisa GEPIEM, coordenado pela Profa. Dra. Lúcia Peres, da Faculdade de Educação (FaE) da UFPel.

    A professora Chris Ramil, coordenadora do centro, ao lado das docentes Eliane Peres e Vania Thies, explica que a ideia da mostra é revelar a quem a visita um pouco do dia a dia das professoras, o processo de formação profissional, os métodos e matérias didáticos produzidos por elas que as auxiliavam no trabalho realizado em sala de aula. “Mostrar alguns registros que servem de memória e de referência para valorizar esse trabalho, que às vezes acaba passando despercebido”, complementa a professora.

    Acesse a notícia completa no site da Rede de Museus da UFPel.

  • Direito à moradia: Fórum Social visa consultoria de assistência primária à população carente de Pelotas

    Você conhece a Lei Federal 11.888 de 2008? “Art. 1o  Esta lei assegura o direito das famílias de baixa renda à assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social, como parte integrante do direito social à moradia previsto no art. 6o da Constituição Federal […]”.

    Na noite da última quarta-feira (04/09), o projeto de extensão Fórum Social realizou uma de suas reuniões com representantes de associações de bairro de Pelotas e com alunos e servidores, cujo o tema foi “Consultórios de Atenção Primária à Moradia – Habitação,  Saúde e Meio Ambiente”. A palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. André de Oliveira Torres Carrasco (FAUrb/UFPel).

    O tema central da reunião concentrou-se na construção de uma metodologia que auxiliasse na proposição de um projeto de extensão e que fornecesse uma consultoria de assistência à moradia para a comunidade de Pelotas, considerando a Lei Federal 11.888, que assegura o direito à moradia por meio de assistência técnica pública e gratuita para famílias de baixa renda. Apesar de a lei existir desde 2008, a mesma não é regulamentada em Pelotas, e fazer com que isto aconteça é um dos objetivos principais do projeto.

    (mais…)

  • Última semana para realizar a submissão de trabalhos no VI Congresso de Extensão e Cultura

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos no VI Congresso de Extensão e Cultura – 5ª Semana Integrada de Inovação, Pesquisa e Extensão.

    Podem submeter trabalhos alunos de graduação e pós-graduação, de instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais e do exterior.

    As inscrições ocorrerem de 12 de agosto a 15 de setembro de 2019.

    Ressalta-se que não haverá prorrogação no período de inscrições.

    Acesse o regulamento da V SIIEPE e o Modelo de Resumo do CEC 2019.

  • Participe da campanha “Você no Museu”

    Durante a 13ª Primavera dos Museus, entre os dias 23 e 29 de setembro, a Rede de Museus da UFPel promove a campanha “Você no Museu”.

    Para participar, basta enviar uma foto sua feita dentro de um dos museus da UFPel (Museu do Doce, Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter ou Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG) ou em outro projeto ou acervo ligado a Rede, acompanhada de um pequeno depoimento sobre a importância destas instituições para a cidade de Pelotas e região, para o e-mail vocenomuseu2019@gmail.com.

    As melhores fotos e depoimentos serão postados no Facebook e Instagram da Rede de Museus da UFPel. Participe! Ajude-nos a mostrar o elo existente entre a comunidade e essas instituições que guardam a nossa memória e valorizam a arte e cultura da região.

    Na hora de enviar, não se esqueça de colocar o seu nome e a cidade onde reside. Ao participar, você autoriza a utilização da sua imagem nas redes sociais pela Rede de Museus.

    Acesse a página do evento no facebook e confirme sua presença!

  • Cadastro de projetos no Banco de Extensão da UFPel

    A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura informa que está em funcionamento o Banco de Extensão da UFPel, cuja intenção é a de viabilizar a interação entre coordenadores de projetos de extensão e discentes interessados em contribuir de alguma forma nestes projetos.

    Ao acessar a página, o aluno poderá visualizar, a partir das 8 áreas temáticas de extensão, o projeto de seu interesse. Nas informações apresentadas, é possível identificar o contato do coordenador do curso, permitindo, assim, o contato direto entre o aluno e o respectivo coordenador do projeto.

    Por meio de um formulário eletrônico, o coordenador preenche os campos conforme as suas necessidades. Após o envio da planilha preenchida, é realizada a inserção das informações na respectiva área de extensão. Por fim, o aluno interessado em participar de algum projeto de extensão poderá visualizar se o escopo do projeto se insere no curso em que ele está matriculado e se atende ao seu interesse.

    Essa interação entre professores e alunos é muito positiva, no sentido de que permite aos alunos terem conhecimento dos projetos de extensão, além de viabilizar sua inserção, e possibilita que os coordenadores divulguem seus projetos entre os estudantes, com a intenção de chamar a comunidade acadêmica, ao passo que facilita o processo de integralização nos currículos dos seus respectivos cursos de graduação.

    Acesse o Banco de extensão.