Rede de Museus devolve acervo histórico para a FAEM

Na tarde desta terça-feira (27), cerca de 1400 itens, entre fotografias, documentos e objetos históricos, foram devolvidos para a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) pela Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Acondicionados em oito caixas, os itens são: 1314 fotografias; 33 objetos doados pela professora Elizabeth Poetsch (trena, lentes, diafragma, binóculo, etc.); entre outros como livros, flâmulas, plantas baixas e documentos.

Os itens devolvidos farão parte do acervo do Memorial Maria Eulália da Costa, lançado no ano passado, durante as comemorações dos 135 anos da FAEM, mas que ainda não foi implementado. Até lá, eles ficarão aos cuidados da direção da unidade. O nome do Memorial homenageia a primeira mulher a se graduar em agronomia no Brasil, no ano de 1915, na então Escola de Agronomia e Veterinária, atual FAEM – UFPel.

A Rede de Museus, com uma equipe formada atualmente pelas professoras Andréa Bachettini e Silvana Bojanoski e pelos bolsistas Marlene S. Oliveira, Lisiane Gastal, Rafael Nolasco dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração da UFPel, foi responsável pela identificação, catalogação e acondicionamento desses itens. A iniciativa iniciou há dois anos sob a coordenação da Profa. Noris Leal. Nesse período, os estudantes Lucas Pouey e Aline Mota participaram do projeto como bolsistas da Rede. A devolução do material marca o fim dos festejos dos 135 anos da FAEM.

O Memorial, que tem como objetivo preservar a história e as memórias da instituição, quando instalado, deverá ocupar o saguão central da FAEM, localizado no Campus Capão do Leão.

História da FAEM

Em 08 de dezembro de 1883, por meio de um decreto do Imperador Dom Pedro II, foi criada a Imperial Escola de Medicina Veterinária e de Agricultura Practica. No ano de 1891, o primeiro aluno se inscreveu e, em 1895, os primeiros estudantes se formam. Em 1969, a escola foi uma das unidades fundadoras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e passou a se chamar Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM).

O curso de Agronomia da FAEM é o mais antigo em funcionamento contínuo no Brasil.

Publicado em 27/08/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Acervo, FAEM, Rede de Museus da UFPEL, UFPel.