Museus da UFPel recebem mais de cinco mil visitas no Dia do Patrimônio

Durante as celebrações do Dia do Patrimônio, o Museu do Doce, o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) e o Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter receberam juntos aproximadamente 5.200 visitantes entre os dias 16 e 18 de agosto.

O Museu do Doce foi o mais visitado entre as três instituições, com cerca de 2.200 visitas, sendo quase metade delas no sábado, dia 17. O Museu Carlos Ritter, recebeu aproximadamente 1600 visitantes no fim de semana. Já o MALG, foi visitado por 1400 pessoas.

Nos dias 16, 17 e 18 de agosto, os museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tiveram seus horários ampliados. O Museu Carlos Ritter, que normalmente funciona de segunda a sábado, abriu suas portas ao público no domingo, dia 18.

Eventos promovidos pela UFPel

Nos dias 14 e 15, a Rede de Museus da UFPel promoveu o I Ciclo de Palestras do Dia do Patrimônio, com a proposta de apresentar pesquisas desenvolvidas sobre o tema, com destaque para o patrimônio edificado da UFPel e a tradição doceira da Pelotas.

Segundo Silvana Bojanoski, coordenadora da Rede, a ideia para o ciclo surgiu durante a 27ª FENADOCE, na qual palestras sobre o tema foram realizadas. Ainda de acordo com ela, a intenção é que o evento se torne fixo na programação do Dia do Patrimônio.

No primeiro dia, o Ciclo começou com a Prof. Dra. Ana María González apresentando o seu projeto “Memória, identidade e patrimônio industrial adquirido pela UFPel”. Mais tarde, o Prof. Dr. Alcir Bach contou aos presentes um pouco sobre a origem e história da indústria pelotense de pêssego. No segundo dia, a Prof. Dra. Adriane Borda apresentou o Projeto MODELA Pelotas, desenvolvido por ela, em colaboração com alunos da Universidade. Encerrando o Ciclo, a Prof. Dra. Maria Letícia Mazzucchi palestrou a respeito da história das doceiras da cidade.

Além disso, na manhã do dia 15, aconteceu à cerimônia de abertura do Projeto de Extensão Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais (LACRBC), sediado no Museu do Doce, que será responsável pela restauração de duas obras pertencentes ao Museu Histórico Farroupilha de Piratini.

No sexta, dia 17, foi lançado do Projeto de criação do acervo colaborativo sobre som e memória do Choro de Pelotas, do Laboratório de Etnomusicologia da UFPel. Após o lançamento, o Clube do Choro da Universidade se apresentou no pátio do Museu do Doce.

Dia do Patrimônio

O Dia Nacional do Patrimônio foi instituído em 17 de agosto de 1998, no centenário do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), órgão do Governo Federal responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país. A data é celebrada na cidade de Pelotas desde 2012.

Publicado em 21/08/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Dia do Patrimônio, MALG, Museu Carlos Ritter, Museu do Doce, UFPel.