Início do conteúdo

Primavera dos Museus acontece entre 23 e 29 de setembro

A 13ª Primavera dos Museus já tem data para acontecer: de 23 a 29 de setembro. E os museus da UFPel não ficarão de fora.

O tema deste ano é “Museus por dentro, por dentro dos museus”. Segundo o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema “permite explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos aos quais as coleções/museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais”.

Na tarde de ontem, quinta-feira (22), no auditório do Museu do Doce, a Rede de Museus da UFPel realizou sua primeira reunião para discutir quais atividades serão oferecidas a comunidade durante o evento.

Além da discussão sobre a programação da Primavera dos Museus, os presentes falaram sobre o sucesso do Dia do Patrimônio, realizado na semana passada. Um exemplo desse êxito foi dado pelo Diretor do Museu do Doce, o Prof. Roberto Heiden. Ele destacou que a visitação nos três dias do evento (16, 17 e 18 de agosto), na qual os museu ampliou seu horário de atendimento ao público (o MALG e o Carlos Ritter também ampliaram), foi absolutamente maior do que a média mensal. Normalmente o Museu é visitado por 1000 a 1500 pessoas por mês, e durante o Dia do Patrimônio ele recebeu cerca de 2200 visitas. Heiden também ressaltou a grande participação da população pelotense nesta edição.

No ano passado, as atividades da Primavera dos Museus nos Museus da UFPel foram canceladas devido à publicação da Medida Provisória nº 850/2018, que permitia o Governo Federal extinguir o Ibram e criar a Agência Brasileira de Museus (Abram). Em fevereiro deste ano, a Câmara dos Deputados rejeitou a MP e sua discussão foi encerrada.

Publicado em 23/08/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags PREC, Primavera dos Museus, Rede de Museus da UFPEL, UFPel.